Evitando Mal de Altitude no Peru

Como se sabe, o Peru é um país que faz parte da famosa Cordilheira dos Andes, por esta razão, geograficamente seu território possui altitudes que costumam variar bastante a depender da região em que você se encontra. Alguns dos destinos mais procurados pelos viajantes, por exemplo, estão situados em altitudes superiores a 3.000 metros acima do nível do mar, mas se você está nas cidades costeiras, esta relação não fará diferença. 

Pensando nessa questão, resolvemos reunir algumas dicas, recomendações e explicações a respeito do chamado “mal de altitude”, esta é uma condição muito comum e pode afetar pessoas independentemente de idade ou condição física, basta que você tenha vindo de um local de origem com altitude que está em torno de 1.000 metros de elevação, por exemplo.

Os corpos não acostumados com grandes elevações podem sofrer com a falta de oxigenação, gerando outros sintomas que podem ser bastante desagradáveis, mas reforçamos, esta é uma reação comum! Não queremos assustar você ao te alertar sobre isso, pelo contrário, queremos te aconselhar e conduzir para que sua experiência seja maravilhosa e você saiba lidar e evitar com o também chamado de “soroche”.

De tudo isso, é impressionante pensar como o povo andino consegue viver perfeitamente bem em condições tão extremas, não é mesmo? E você precisa ver tudo isso de perto! Então, continue lendo essa matéria para conhecer um roteiro para elevar a altitude dos destinos gradualmente e para saber mais dicas sobre os sintomas de altitude! 

E não se preocupe, se você não tem tempo para um roteiro longo, aqui também te contamos como evitar o soroche no caso do ponto de partida da sua aventura ser a cidade de Cusco, por exemplo, que está a cerca de 3.399 metros acima do nível do mar!

Sobre o Mal de Altitude

O mal de altitude, como já dito, é uma condição comum que afeta corpos acostumados com baixas altitudes. O que ocorre é que ao viajar para locais com elevações muito grandes fica mais difícil “tomar o ar”. Isso se deve ao fato de que quanto maior a altitude, menor é a pressão do ar, o que dá a sensação de que o ar fica cada vez mais “fino”, portanto, sua capacidade de oxigenar torna-se menor, o que pode resultar em sintomas do mal de altitude. 

Estudos indicam que a cada 1.000 metros de elevação subidos, nosso corpo perde cerca de 10% da capacidade de absorção do oxigênio. Esta relação indica que quanto mais alto você estiver, maior a probabilidade de ser acometido por sintomas como respiração encurtada, dores de cabeça, cansaço ou enjoos. E caso isso aconteça de fato, é necessário reconhecer seu limite e parar um pouco, dando ao seu corpo tempo para se restabelecer.

Para evitar este tipo de incômodo, o ideal é deixar seu corpo se acostumar com esta nova condição de altitude, por isso, seria interessante iniciar seu roteiro pelo Peru em regiões com elevação de cerca de 1.000 metros acima do nível do mar ou um pouco mais, por exemplo. É normal que os sintomas apareçam dentro das primeiras 12 a 14 horas e é preciso tratá-los bem, senão é possível que durem até 3 dias.

Cada corpo reage de uma forma à falta de oxigenação, mas sabe-se que existem três tipos de mal de altitude, sendo a mais comum dentro do Peru a “Doença Aguda da Montanha”. Este tipo de acometimento costuma ser mais leve, sendo que os sintomas se assemelham à sensação de ressaca, mas algumas pessoas podem senti-lo com mais intensidade se não estiverem acostumadas.

Por exemplo, algumas vezes o mal de altitude pode se relacionar com um edema pulmonar de altitude alta, ou “high-altitude pulmonary edema (HAPE)”, em inglês. Esta condição causa um excesso de fluidos nos pulmões que pode ocasionar um edema cerebral de alta altitude, que pode até mesmo comprometer a vida do indivíduo.

Pensando nisso, reforçamos a importância de consultar um médico antes de viajar para destinos localizados em grandes elevações para tomar conhecimento sobre suas condições de saúde, principalmente se você já teve doenças pulmonares pré-existentes. Além disso, respeitar o seu corpo é muito importante mesmo se não há nenhum fator de risco envolvido. Por isso, continue lendo para saber como se cuidar para não vivenciar nenhum sintoma durante sua viagem dos sonhos ao Peru!

Como lidar ou prevenir o Mal de Altitude

Nesta seção reunimos algumas das melhores dicas sobre como prevenir os sintomas de altitude agora que você já sabe o que é esta condição e como ela pode afetar seu corpo. Não é uma regra que todos irão passar por esta situação, mas precaver é sempre o melhor caminho, principalmente quando se trata de uma viagem na qual você não quer perder tempo com nenhum inconveniente, não é mesmo? Então, confira:

  • Mantenha-se hidratado
    Considere que a água será sua melhor amiga e aliada para combater e prevenir esta condição, já que as altas altitudes são associadas a desidratação como resultado da junção de ar seco e da respiração curta e rápida, o que causa uma perda de fluidos corporais. Assim, é importante beber muito líquido para ajudar seu corpo a se hidratar ao longo de sua estada no Peru.
  • Evite álcool e fumar a todo custo
    Sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que pode se tornar ainda mais difícil especialmente quando estamos de férias, mas acredite e confie em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de consumir qualquer um destes produtos, seja o cigarro ou as bebidas alcoólicas. Isso é necessário, pois o consumo destes itens pode aumentar a desidratação e encurtar ainda mais a respiração quando consumidos nos primeiros dias.
  • Beba o chá ou mastigue as folhas de Coca
    A planta Coca é considerada sagrada em solo peruano, principalmente por ser uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É muito conhecida e consumida por ajudar a aliviar os sintomas do mal de altitude e ajudar a melhorar o processo de aclimatização. Você pode tanto tomar o chá, quanto mastigar algumas folhas, e apesar de não possuir o melhor sabor do mundo, isto irá te ajudar muito!
  • Coma alimentos leves, mas calóricos
    Altitudes elevadas aumentam a necessidade de combustível, por isso, é melhor ter uma dieta bem calórica durante seu período no Peru. Certifique-se de se alimentar de lanches saudáveis, mas calóricos, que possuam muitos grãos em sua composição. Comer alimentos leves também é importante para facilitar a digestão!
  • Vá com calma
    A chave para tudo em nossas vidas! Não se apresse, se respeite e respeite seu tempo e do seu corpo para se acostumar com a altitude. Não se comprometa com atividades fisicamente exigentes nos primeiros dias. No período de aclimatização, faça passeios curtos, caminhadas, conheça alguns pontos da cidade que está visitando ou simplesmente tire um tempo para relaxar e descansar.

Se você está imaginando se existem medicamentos para ajudar com os sintomas do mal de altitude, aqui temos algumas recomendações. Você pode comprar Diamox ou comprimidos para soroche em qualquer farmácia no Peru. Mas a recomendação principal é que você consulte um médico antes de tomar qualquer um destes medicamentos. Não se automedique.

Aumentando a altitude gradativamente no Peru

Se você tem um roteiro longo com muitos dias pela frente, nossa dica é fazer uma viagem de ônibus pelo Peru, assim, fica mais fácil fazer esta escalada na altitude de forma gradual e visitando diferentes destinos enquanto seu corpo aproveita este tempo para se adaptar e se acostumar com as altitudes até chegar em destinos com baixos níveis de oxigenação, ou seja, aqueles que estão em altitudes mais elevadas.

Pensando no melhor para nossos viajantes, nós estruturamos todos os nossos pacotes de viagem com base nisso. Você tanto pode escolher entre fazer um roteiro de 5 dias em Cusco quanto escolher outro de 17 dias pelo sul do Peru, pois em ambos os casos nós te daremos o tempo necessário para que você fique propriamente aclimatizado.

E se você está ansioso para receber as principais dicas do tema desta matéria, a espera acabou! E aqui está o melhor roteiro para evitar os sintomas de mal de altitude durante sua viagem ao Peru:

  1. Lima
    Se você está vindo do exterior, Lima certamente será o ponto de início da sua aventura pelo país dos Incas. Embora muitos viajantes não incluam a capital peruana em seus roteiros pelo Peru, nossa recomendação sempre é para que nossos viajantes fiquem pelo menos um dia nessa cidade que reúne o melhor da nossa experiência gastronômica, assim como paisagens naturais, atrativos turísticos e até mesmo sítios arqueológicos. Lima não é só uma capital agitada na América do Sul, mas compreende um centro colonial e atrativos históricos e arqueológicos que farão a diferença na sua viagem e na sua visão sobre a diversidade peruana. Mesmo se você ficar apenas 24h em Lima, você poderá conhecer algumas das melhores atrações da cidade. A conhecida “Cidade dos Reis” é o ponto de início para a maioria dos turistas estrangeiros que visitará o sul do Peru, já que o aeroporto internacional do país está em Lima, mas fica por sua conta decidir se irá ficar e aproveitar nossa capital maravilhosa ou pular para outras partes do país.
  2. Ica
    Uma das razões pelas quais é interessante ficar pelo menos um dia em Lima é que você pode pegar um ônibus para Paracas pela manhã, neste destino você encontrará uma cidade de praia localizada a poucas horas da Cidade dos Reis. Paracas é parte da região de Ica e reúne duas maravilhas naturais que você não vai querer perder, como a Reserva Nacional de Paracas e as Ilhas Ballestas! Você pode escolher visitar uma das atrações e depois ir até o único oásis natural da América do Sul para desfrutar de um pôr-do-Sol às margens de Huacachina. Esta é uma lagoa de águas verdes localizada no meio do deserto peruano, cercada por dunas de areia enormes, onde é possível fazer o Tour Sandboard & Buggy pelas Dunas, uma opção cheia de aventura e muita diversão. Poderíamos recomendar também tirar uma noite para passar hospedado nos arredores de Huacachina ou mesmo no pequeno vilarejo de Ica, mas isso pode tornar sua viagem mais cansativa, tudo depende da experiência que você deseja ter. Partindo de Ica, na próxima manhã é possível fazer a Rota do Pisco e conhecer tudo sobre os processos tradicionais e modernos de destilaria de vinho e pisco, que é nossa bebida nacional. Depois deste tour, é possível ir até Nazca, se você quiser conhecer um dos maiores enigmas e patrimônios do antigo mundo no Peru: as Linhas de Nazca. Ou você pode simplesmente seguir viagem até a famosa Cidade Branca de Arequipa.
  3. Arequipa
    Aqui começamos a entrar nos Andes peruanos, já que esta cidade mágica está localizada a uma altitude de 2.335 metros acima do nível do mar. Entretanto, se você está indo de ônibus para Arequipa não perceberá a mudança, já que estará ascendendo gradualmente e devagar, o que será mais difícil de causar qualquer sintoma de mal de altitude. Arequipa é a segunda maior cidade do Peru e possui um centro histórico verdadeiramente autêntico, por isso algumas pessoas dizem que é o cenário urbano colonial mais fascinante de todo o país. Existem inúmeras possibilidades de coisas para fazer na Cidade Branca, e se você ama a natureza tanto quanto nós, certamente não vai querer deixar este destino fora de seu roteiro. Um exemplo disso é o Cânion Colca, a principal atração da região! Sua altitude pode chegar a até 4.000 metros acima do nível do mar, e você pode visitá-lo em um tour de 2 dias ou, se você é do tipo aventureiro e está disposto, pode fazer uma trilha com 2 a 3 dias de duração. Nesta atração é possível ver de perto o voo da terceira maior ave do mundo, que é realmente um espetáculo da natureza. Se você já está pensando no que fazer depois, Puno está bem próximo desta maravilha natural, então é só voltar para Arequipa ou seguir sua viagem até a região do lago navegável mais alto do mundo!
  4. Puno
    Também conhecida como a Capital Folclórica do Peru, esta é uma linda cidade andina, localizada às margens do Lago Titicaca. A cidade está situada em uma elevação de 3.827 metros acima do nível do mar e oferece a melhor experiência cultural do país. A principal atração aqui, certamente, é o lago, uma vez que ele reúne uma cultura milenar e as Ilhas Flutuantes de Uros, um grupo de cerca de 100 ilhas artificiais feitas inteiramente de junco de Totora, uma planta endêmica do lago. Aqui você aprenderá tudo sobre uma das comunidades mais velhas do Peru, enquanto também é cercado totalmente pela beleza dos cenários naturais e pela magia do misticismo ancestral. Além das Ilhas de Uros, o Lago Titicaca possui mais duas ilhas que abriram suas portas ao turismo. A Ilha Amantani, por exemplo, é o destino perfeito para se envolver com a rotina dos moradores locais, já que permite que os turistas tenham uma experiência de hospedagem no coração do lago.
  5. Cusco
    Indo para Cusco de ônibus você poderá visitar ainda mais sítios arqueológicos e maravilhas naturais pelo caminho. Faça o Tour Ruta del Sol,  a melhor alternativa para chegar a Cusco partindo de Puno em um dia de viagem. Assim que estiver em Cusco, localizada a 3.399 metros acima do nível do mar, você não terá mais problemas com o mal de altitude, já que seu corpo já estará mais acostumado com a elevação. No entanto, é muito comum que você ainda passe por momentos de respiração curta, o que acontece com a maioria das pessoas que vivem nesta cidade, mas não costuma passar disso. A chamada Cidade Imperial dos Incas é a atração principal aqui e o destino de viagem mais completo do Peru. Aqui você poderá visitar o famoso Machu Picchu, como também conhecer a história da civilização Inca no coração deste antigo império. Confira este guia para mais informações sobre os melhores passeios saindo de Cusco.

Como você pode ver, há tanto para conhecer no Peru que você vai amar cada dia de sua viagem por estas terras e ter todas essas experiências em sua viagem. Se você gostaria de visitar outros lugares além dos mencionados, nossos experts locais podem te ajudar com isso e com muitas outras questões que você possa ter! Entre em contato conosco e vamos organizar um roteiro feito sob medida para você e, o mais importante, de acordo com seus interesses.

Deixe uma resposta