Viagem para o Peru em família

Para aqueles que estão planejando as férias em família perfeitas, às vezes encontrar o destino certo pode ser um processo difícil, então para ajudar trouxemos uma matéria para dizer porque o Peru deveria estar na sua lista de desejos, principalmente se você for viajar com crianças! O antigo país dos Incas possui uma história sem fim e maravilhas naturais que não se encontram em qualquer lugar e que, certamente, deixam a todos encantados.

Preparar um roteiro de viagem em família pode ser bastante difícil, e nós sabemos disso, já que os interesses e gostos de cada um podem ser diferentes e precisam fazer parte do itinerário, além de que algumas atividades podem não ser adequadas para todos. Então, é melhor estar informado sobre coisas para fazer no Peru para depois escolher quais lugares e atrações visitar.

Os tipos de atividades encontradas nas terras dos Incas são inúmeros e muito variados, há opções para os amantes de história, que é um dos principais atrativos para muitos viajantes que chegam ao Peru; diversas aventuras cheias de adrenalina, como passeios de buggy, parapente ou trekkings; há passeios para quem ama a natureza e quer ver animais e espécies de planta de perto… Entre todas as possibilidades é certo que a cultura do povo peruano estará sempre presente.

O Peru é um país orientado para a família com cidades e aventuras que se enquadram para diversos perfis, idades e tamanhos, e aqui vamos te contar tudo sobre cada um deles. Além disso, aqui também trouxemos algumas recomendações sobre quais lugares visitar e algumas dicas para fazer sua viagem ser mais segura para você e sua família, enquanto estiver visitando as regiões altas do Peru.

Há muito para conhecer em nosso país, e com certeza vocês terão vontade de estender a viagem para explorar cada vez mais, sendo que o Peru é um dos destinos mais completos de toda a América do Sul. Então, acredite, dos mistérios do deserto até a Amazônia peruana, sua família fará uma viagem mágica e inesquecível!

Atrações para Visitar no Peru com crianças

Conhecendo seus filhos ou sobrinhos, sabemos que você deseja encontrar as aventuras mais emocionantes e interessantes para que sua imaginação possa ter asas e que eles se divirtam tanto quanto se estivessem em um parque de diversões. Felizmente, o Peru tem tudo isso e muito mais!

Nosso país é extremamente diverso quando se trata de cultura, natureza e história, e há um pouco de tudo para que os pequenos possam aproveitar ao máximo e desejar as próximas férias em família.

Por isso, utilizamos alguns roteiros em família personalizados criados em conjunto com nossos viajantes e nossos especialistas em viagens, além de nossas principais recomendações dos melhores lugares para visitar no Peru com crianças.

1. Lima

Se você está vindo de outro país, Lima é por onde a sua grande aventura pelo Peru irá começar. Muitos viajantes optam por “pular” este destino e ir diretamente para Cusco, porém, ficar em Lima e aproveitar alguns dos atrativos (que não são poucos) tem a oferecer significa iniciar com o pé direito a sua viagem em família. 

Nossa recomendação é a de que vale a pena ficar pelo menos um dia na capital peruana para todos descansarem e, principalmente, para conhecerem algumas das atrações mais emocionantes da cidade.

A cidade possui muitas atrações e aqui trouxemos algumas das mais interessantes como dicas de o que fazer em Lima em um dia com sua família:

  • Parque de la reserva – Circuito magico del agua
    Esta é uma das atrações mais famosas de Lima e possui o maior circuito de fontes d’água do mundo, onde luzes, movimentos, música e estímulos visuais digitais se unem para criar um cenário fascinante.
  • Centro Histórico de Lima
    Nesta área da cidade, você poderá apreciar o contraste entre o moderno e o colonial, duas eras que marcam a história da cidade. O Centro Histórico de Lima foi declarado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1991.
  • Distrito Miraflores
    É conhecido como o distrito turístico de Lima, onde você poderá encontrar os restaurantes mais reconhecidos e importantes do mundo, bem como ter a experiência espetacular de observar o Oceano Pacífico de locais fascinantes ou alugar bicicletas para pedalar por toda a vizinhança.
  • Distrito de Barranco
    Este é o distrito boêmio de Lima, conhecido por suas ruas pitorescas e coloridas, pela música ao vivo que preenche as ruas, mercados de artesanato, galerias e restaurantes.

Para os mais velhos: Lima oferece a melhor oportunidade de provar a gastronomia peruana, já que possui diferentes restaurantes com pratos advindos de todo o país, incluindo alguns dos restaurantes mais renomados de todo o mundo. Vale ressaltar que a experiência gastronômica em Lima é sensacional, principalmente quando toma-se por base que é nesta capital que encontram-se alguns dos melhores restaurantes da América do Sul e até mesmo do mundo.

2. Ica

Se você está planejando fazer um roteiro mais longo pelo Peru, então é interessante incluir a região sul de Lima. Mas, caso você não esteja pensando nisso, vamos te mostrar alguns motivos pelos quais você deveria considerar esta ideia!

Ica é uma das regiões mais importantes do Peru e uma das mais visitadas também, já que possui algumas das atrações mais interessantes fora da agitada capital do Peru. A região de Ica compreende uma grande parte do deserto peruano e da linda costa do país. 

Aqui você poderá experienciar alguns dos locais mais interessantes e divertidos dessa parte do Peru. E quando as crianças descobrirem tudo que poderão fazer neste destino, definitivamente você vai considerar acrescentar Ica a sua viagem!

  • Reserva Nacional de Paracas
    Esta é uma das primeiras áreas protegidas de todo o Peru, criada em . Esta unidade de conservação é lar de cerca de 400 espécies de fauna e flora e compreende um dos cenários mais fascinantes de toda costa sul peruana, um lugar verdadeiramente mágico, onde o deserto encontra o mar. É de encher os olhos de crianças e adultos, não é? Além das belezas naturais, a Reserva Nacional ainda abriga alguns enigmas que há muito tempo existem, mas ainda não foram desvendados, como a existência do “El Candelabro”, um glifo gigante ao qual, acredita-se, seja ligado às Linhas de Nazca. A Reserva Nacional de Paracas está localizada em Paracas, uma linda cidade praiana localizada a poucas horas de Lima, considerada o destino de fuga perfeito desta capital agitada. Esta área de conservação é o lugar perfeito para as crianças e adultos aprenderem a amar ainda mais a natureza!
  • Ilhas Ballestas
    Certamente, esta será a atração favorita das crianças já que é onde eles conhecerão a maior colônia de leões marinhos da costa do Pacífico.Esta reserva natural compreende um grupo de ilhas e formações rochosas que são lar de pinguins-de-Humboldt, pássaros exóticos e muito mais. Você poderá visitá-los facilmente em um passeio de barco de 2 horas, onde você e suas crianças poderão conhecer de perto a fauna marinha da região.
  • Huacachina
    É o único oásis natural do continente, conhecido por sua localização remota no meio do deserto, e por suas paisagens únicas, além de fazer outras atividades de aventura como o Tour Sandboard & Buggy nas Dunas, onde vocês poderão aproveitar para conhecer um novo esporte, se divertir pelas dunas de areia como se fosse uma montanha-russa e poderão apreciar um belo pôr-do-Sol no deserto (a depender do horário do tour).

Para os adultos: Ica é conhecida como o maior produtor de Pisco do Peru, sendo que esta é a bebida nacional do país. Se você tiver tempo livre, aqui você poderá conhecer algumas das vinícolas mais antigas de todo o continente, assim como provar alguns de seus drinks e aprender tudo sobre os processos de destilação.

4. Puno

Se no seu roteiro você deseja menos aventura e mais cultura, então é aqui que tudo começa! Puno é conhecida como a Capital Folclórica do Peru, já que compreende uma expressão cultural muito forte e de ser uma das civilizações mais antigas do Peru.

Entretanto, sabemos que nem sempre as crianças podem se animar com a temática da história, o que pode entediá-los, por isso, pensamos em um ótimo motivo para visitar esta região. E o motivo principal para incluir este destino ao roteiro da família é conhecer o lago navegável mais alto do mundo!

  • Lago Titicaca
    Este é um corpo d’água gigante, localizado a 3.800 metros acima do nível do mar, e compreende um cenário natural mágico, que não deixa o patrimônio cultural de lado, já que seu povo carrega uma cultura milenar. Aqui, você e sua família poderão mergulhar na rotina de seus habitantes, enquanto conhecem a utopia flutuante mais antiga do mundo. Existem várias ilhas no Lago Titicaca e apenas algumas estão abertas ao turismo, como é o caso das Ilhas Flutuantes de Uros, a Ilha Taquile e a Ilha Amantani, sendo a última a mais interessante para ter uma experiência de hospedagem. O Lago Titicaca oferece uma experiência para todas as idades e tamanhos! Suas paisagens inspiradoras irão cativar a todos, com todo o seu misticismo ancestral e as raízes profundas da cultura destes povos. E a região de Puno também é marcada pelas festividades locais, então pode ser mais uma diversão para a viagem e sua família.

4. Cusco

A Cidade Imperial de Cusco é a grande estrela para muitos viajantes que vêm para a América do Sul. Este é o local onde estão os principais assentamentos Inca e os cenários naturais mais icônicos que fazem parte dos Andes peruanos. E não se preocupe, as crianças ficarão impressionadas e maravilhadas a cada passo com a beleza natural deste local, sem deixar para trás a chance do esperado encontro com as lhamas e alpacas.

  • Vale Sagrado dos Incas
    Este é um circuito arqueológico que levará vocês até as ruínas Inca mais importantes da região, conhecidos por seus propósitos culturais, religiosos e militares. Conhecendo esses lugares, as crianças e adultos darão asas à imaginação, pensando em como a vida era durante os tempos Inca, enquanto também desfrutam das paisagens mais belas!
  • Machu Picchu
    A famosa cidadela Inca espera para ser descoberta, onde sua localização remota, estrutura e cenário natural irão impressionar até mesmo os visitantes mais jovens. Aprender sobre a cultura Inca não poderia ser mais fácil do que nesta ocasião, visitando e vivenciando de perto onde eles viveram. Além disso, esta é uma das 7 maravilhas do mundo!!!

Cusco certamente possui muitas atrações e atividades, por isso, preparamos uma matéria especial sobre os melhores passeios partindo de Cusco, para que você possa analisar quais serão as atividades mais adequadas para você e sua família!

Dicas para os pais

Sabemos como é importante que a viagem seja feita de forma segura e sem nenhum incidente, especialmente quando viajamos com nossas famílias. Aqui estão algumas das dicas importantes para que sua viagem ocorra da melhor forma possível!

  • Antes de se aventurar no exterior, confira com o pediatra quais medicamentos levar para gripe, febre, diarreia e outras possíveis questões de saúde.
  • Certifique-se de levar dinheiro o suficiente para sua viagem ao Peru, além de comprar lenços umedecidos, fraldas e outros itens essenciais para seu filho antes de cada excursão.
  • Mochilas serão suas melhores amigas, fácil para carregar tudo e continuar de olho nas crianças.
  • Proteja-se do Sol e de insetos, principalmente se for viajar para a selva.
  • Se estiver viajando para locais de grande altitude, certifique-se de conferir com seu pediatra sobre remédios para prevenir e lidar com os sintomas de altitude.
  • Tente evitar caminhadas longas e exaustivas durante sua passagem pelo planalto peruano nos primeiros dias. Certifique-se de que todos estão aclimatados antes de se comprometer com estas atividades.
  • Certifique-se de fazer as malas de acordo com o clima no Peru.

E por fim, mas não menos importante, divirta-se! O Peru garante uma experiência inesquecível para você e sua família, não importa quanto tempo você ficar por aqui ou quais regiões irá visitar. Lembre-se, família que viaja junta, permanece junta!

Deixe uma resposta