Guia Completo: Reserva Nacional de Tambopata

Caso você não saiba, a Floresta Amazônica também faz parte das terras peruanas. E não somente isso, mas é considerada uma das partes mais importantes do país, já que é a segunda maior parte da bacia do rio Amazonas, além de se configurar como um dos setores mais preservados, compreendido pela Reserva Nacional Tambopata.

As características naturais desta região fizeram com que a região da selva ficasse conhecida como a Capital da Biodiversidade do Peru, já que possuía 247.690 hectares e compreende cerca de 632 espécies de pássaros, 200 espécies de peixes, 206 tipos de répteis e anfíbios, 1.200 espécies de borboletas e cerca de 1.1713 espécies de plantas. 

É impressionante a quantidade de seres vivos abrigados por esta imensa floresta, não é? Mas não acaba por aí, já que apesar de parecer que já sabemos tudo a respeito da selva peruana, ainda há muitas descobertas recentes a serem adicionadas a esta conta!

Para os viajantes aventureiros, fotógrafos ou apenas aos amantes da natureza, assim como nós, Tambopata é o destino perfeito para conhecer dentro da Amazônia. Como o acesso ao local é fácil, esta se tornou uma das reservas naturais mais populares no Peru, permitindo que cerca de 50.000 turistas possam mergulhar na exuberância da Amazônia Peruana. 

A região de Madre de Dios oferece muitas atividades ao ar livre, que abrangem uma variedade de opções para todos os perfis, indo de passeios de barcos até caminhadas noturnas nas profundezas da selva. Assim, você conhecerá tudo sobre este lugar mágico, incluindo qual é o papel desta floresta para a Terra e como nós, seres humanos, estamos afetando e destruindo severamente um dos lugares mais biodiversos do mundo.

Existem tantas coisas para fazer na Amazônia Peruana que tivemos que fazer esta matéria para reunir todos os grandes destaques e informações importantes sobre o local para que você tenha uma visão ampla sobre quais são as aventuras mais emocionantes para você. Mas, mais importante, para te mostrar mais sobre este cenário de conto-de-fadas! 

Tambopata – Uma reserva de 21 anos de idade

Esta região foi declarada como reserva nacional com o intuito de proteger sua fauna e flora local. Como mencionamos acima, há inúmeras espécies de plantas e animais que habitam a floresta e, pelo menos 10 entre estas, estão em grave risco de extinção. Além disso, a reserva foi criada para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região com uma gestão adequada de seus recursos naturais renováveis. 

Dessa forma, a Reserva Nacional de Tambopata foi criada no ano 2000, o que nos permite conhecer muito mais sobre sua importância para o resto do mundo e experienciar um dos lados mais selvagens de nosso país de forma consciente e, mais importante, sustentável.

Sua importância para o Planeta

Quando se trata de seu ecossistema, as características locais não são tão semelhantes a outras partes da Amazônia, conhecida por ser quente e molhada. Por outro lado, a bacia do rio Tambopata possui um clima quente e úmido, graças à sua proximidade com a floresta nublada.

Portanto, suas terras prósperas são adequadas para muitas espécies de plantas e animais, apresentando uma das taxas de diversidade biológica mais altas do mundo. Aqui você irá encontrar áreas úmidas, pântanos, bosques e florestas ribeirinhas, cujas condições ideais permitem que os moradores locais explorem com sabedoria suas fontes renováveis.

Além disso, muitos centros de pesquisa nacional e internacional se estabeleceram nesta região com o propósito de investigar e gerar mais conscientização a respeito da preservação da reserva e da Amazônia como um todo.

Como talvez você saiba, toda a bacia Amazônica representa 10% do total de biomassa do planeta, e possui entre 90 e 140 milhões de toneladas de carbono, o que contribui para a estabilização do clima global.

Somado a isso, 10% de todos os animais do mundo estão localizados na Amazônia, sem mesmo considerar o grande número de espécies que ainda não são conhecidas pelos cientistas. Por estas e muitas outras razões, qualquer coisa que aconteça na Amazônia pode afetar a vida na Terra drasticamente. 

Coisas para fazer em Tambopata

Se você está planejando uma viagem para a selva peruana, temos o roteiro perfeito para você! Como mencionamos acima, a Reserva Nacional de Tambopata é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para vivenciar mais da vida selvagem e se envolver com as tradições ancestrais de seus habitantes.

Felizmente, nos unimos às instalações com baixa pegada ecológica da rede de hotéis Inkaterra para que você possa dormir no coração da reserva nacional, enquanto também explora os arredores como um expert! Aqui estão alguns detalhes que você precisa conhecer sobre esta experiência: 


Tour na Selva

Neste momento, você irá mergulhar nos cenários alucinantes da floresta tropical amazônica, onde você aprenderá mais sobre sua importância e impactos no resto do mundo. O Inkaterra Hacienda Concepción possui lindas trilhas, compreendendo 819 hectares de floresta tropical natural com plantações de cacau, árvores frutíferas, seringueiras e muito mais.

 


Excursão Vida Noturna

Esta é uma atividade para os mais corajosos, já que você irá atravessar o rio Madre de Dios à noite. Nesta expedição, você irá ver diferentes animais que vivem suas vidas no período da noite. Aqui você verá jacarés, cobras e outros animais que percorrem pela selva na escuridão.

 


Trilha Suspensa

Esta é a atração mais famosa dentro do complexo Inkaterra. Nesta oportunidade, você irá escalar até o topo de uma torre de 29 metros e observará como é a vida dos habitantes selvagens dos topos das árvores. Mais tarde, você irá caminhar por uma rede de pontes conectadas por 8 plataformas de observação, onde poderá ver a biodiversidade local.

 


Caminho da Anaconda

Aqui você irá atravessar o pântano por um sistema de pontes de madeira, pelo caminho você poderá observar a biodiversidade dos pântanos da selva. O Caminho da Anaconda é composto de 200 metros de ponte de madeira localizada no topo do pântano, permitindo que você veja vários anfíbios, pássaros e mamíferos.

 


O pacote Costa, Sierra + Amazônia Peruana é a opção perfeita para aqueles que desejam conhecer o Peru ao máximo. Este roteiro irá te oferecer uma visão ampla das 3 regiões naturais do país, enquanto também te mostra tudo sobre sua história e expressão cultural.

Percorra as terras peruanas como expert local! Se você deseja aprender mais sobre as diferentes coisas para fazer nesta joia mágica da América do Sul, então você precisa conferir os pacotes de viagem para o Peru e começar a planejar a viagem dos seus sonhos!

Deixe uma resposta