Guia: Top 10 museus em Cusco

É indiscutível que um dos maiores destinos do Peru é a antiga Cidade Imperial dos Incas, a qual conhecemos hoje como a cidade de Cusco e toda a região de seu entorno. Inúmeros viajantes chegam a este destino com um sonho principal: conhecer a majestosa cidadela de Machu Picchu. Mas antes disso descobrem que há muito mais para fazer neste local.

Cuzco é, definitivamente, uma cidade que esbanja charme, misturando cenários com construções tão antigas que vão da arquitetura Colonial à Inca, algumas vezes em uma única construção. O clima ameno também confere uma sensação de conforto e aconchego aos visitantes moradores que desfrutam dos cenários, restaurantes, cafés e bares espalhados pela cidade. 

Visitar a antiga capital dos Incas funciona como uma viagem no tempo, levando seus curiosos visitantes a refletir sobre a forma como foi e como a vida ocorre nos dias de hoje entre suas ruas de paralelepípedo. Há inúmeras tradições mantidas até a atualidade e que remetem ao passado, seja em suas festividades, culinária, vestimentas e tecidos, além de outras diversas características culturais locais.

Por esses e outros motivos, explorar a cidade de Cusco torna-se uma atividade tão instigante, para se aproximar do povo local e entender mais sobre a história da região e do Peru como um todo, já que este foi o palco de muitos acontecimentos históricos relevantes para tornar este país o que é hoje.

E qual seria a melhor forma de fazer isso, senão conhecendo alguns dos museus de Cusco que guardam os grandes achados que marcaram a história? Os museus também representam uma forma de conectar o passado ao presente e mostrar de que maneira a vida mudou ou não. E, sem dúvidas, há inúmeros locais que fazem isso com maestria nesta cidade.

Pensando nisso, resolvemos reunir aqui um conglomerado das nossas melhores dicas sobre quais museus você não pode deixar de visitar em Cusco, pois em qualquer roteiro eles precisam estar presente, para que você entenda um pouco melhor sobre este famoso destino peruano. E como são inúmeros os museus que você pode conhecer, é importante ter um guia para te ajudar a fazer as escolhas certas enquanto você planeja sua viagem ao Peru, não é mesmo?

Então, continue conosco neste guia e descubra as opções de museus mais relevantes da Cidade Imperial e saiba ainda quais são os museus com entrada gratuita em Cusco, para ampliar ainda mais as possibilidades de roteiro durante seus dias no coração do Peru. Não perca nenhum detalhe com esta matéria!

Museus de Arte, Natureza e História de Cusco

Nesta seção, vamos começar com 5 museus pagos para você visitar durante sua viagem em Cusco, entre eles estão as principais escolhas relacionadas ao conteúdo artístico e histórico referente à região cusquenha. A visita em cada um deles vale cada centavo investido em seus ingressos, porém, vale lembrar que há uma ferramenta que pode otimizar seu passeio aos principais atrativos de Cusco.

Estamos falando do Boleto Turístico de Cusco, um cartão que permite que você visite atrativos de alguns diferentes circuitos turísticos da cidade sem precisar gastar tempo em filas de bilheterias para conseguir seus ingressos. O Bilhete Turístico de Cusco inclui, principalmente, visitas aos famosos sítios arqueológicos da região, como também há um circuito específico para museus.

Agora que você já sabe desta ótima dica para sua viagem ao Peru, vamos conhecer os principais museus de Cusco com estas dicas!

Museu Histórico Regional de Cusco 

O Museu Histórico Regional de Cusco é uma opção muito interessante de passeio para quem deseja conhecer a história peruana e, principalmente, a cusquenha desde os tempos Incas até o período colonial. O local reúne artefatos arqueológicos e também alguns itens artísticos destes diferentes períodos, que ficam distribuídos ao longo de 13 salas. 

A visita a este museu é pura história desde a sua construção, uma vez que o casarão colonial e charmoso que se vê atualmente foi construído sobre fundações de uma estrutura Inca. Além disso, contando um pouco sobre a história que deu vida ao antigo casarão, este foi lar de Garcilaso de la Vega.

Garcilaso foi um importante cronista de origem espanhola, que habitou o local até o ano de 1560, quando retornou definitivamente para a Espanha. As obras deste cronista diziam respeito, com grande enfoque, à cultura, história e conquistas do famoso Império Inca. Assim, a visita ao Museu Histórico Regional é a oportunidade ideal de se sentir envolvido pela energia histórica de Cusco e conhecer por dentro uma das belas construções coloniais da cidade.

Museu de Arte Popular

O Museu de Arte Popular oferece uma verdadeira viagem no tempo! Isso ocorre devido ao tipo de exposição que o atrativo oferece, sendo uma oportunidade de apreciar a arte e a história de uma forma completamente diferente do que você está acostumado a ver ou pode imaginar.

No Museu de Arte Popular você irá encontrar uma coleção de trabalhos artesanais em forma de miniaturas, que retratam aspectos culturais e de modo de vida peruano e cusquenho. Além disso, neste museu também é possível encontrar exposições fotográficas sobre como a vida acontecia no passado de Cusco.

Museu Inka

Se você deseja se aprofundar ao máximo na cultura da civilização Inca, não pode deixar de visitar o famoso Museu Inka, uma das joias da cidade de Cusco. Ao longo de sua visita, você poderá, literalmente, caminhar pela história deste poderoso império, conhecendo sobre os fatos que antecederam seu aparecimento, alcançando todas as suas conquistas até o período da queda do império com o início da colonização espanhola.

A visita é recompensadora, ao passo que você aprende sobre diferentes aspectos da cultura incaia, além dos fatos históricos, como suas crenças, modo de vida, compreende também sobre a geografia do império. Assim, seja antes ou depois de sua visita à majestosa cidade de Machu Picchu, com certeza esse passeio te tornará, praticamente, um expert no assunto! 

Museu de História Natural de Cusco

 

Esta é uma opção para os curiosos por natureza, com enfoque especial para a fauna e flora do Peru. Localizado na região central da cidade, próximo à Plaza de Armas de Cusco, é possível conhecer diferentes espécies de animais, todos taxidermizados, que habitam os Andes peruanos e entender um pouco sobre sua evolução ao longo dos anos. Esta é uma oportunidade de ir além das opções mais óbvias na cidade de Cusco.

Museu de Arte Pré-colombiana

Entre os museus localizados na antiga capital inca, certamente este é um dos mais populares e fortemente recomendados. O Museo de Arte Precolombino abriga uma coleção de peças milenares que chegam às centenas de exemplares. Cada sala do museu possui uma temática própria, facilitando a compreensão dos visitantes sobre o que está sendo apresentado.

Entre os objetos exibidos no museu estão pinturas, peças em ouro e prata, cerâmicas de objetos utilizados no passado, entre outros atrativos. Além disso, também é possível apreciar a culinária local em um charmoso restaurante localizado na parte de dentro do museu, desfrutando de uma experiência completa.

Opções de museus grátis em Cusco

Agora que você já está por dentro dos museus mais famosos de Cusco, resolvemos trazer também outras possibilidades de conhecer diferentes histórias que são muito significativas para esta cidade. Então, se você deseja complementar ou montar um roteiro de viagem cheio de atrações histórico-culturais, mas com entradas gratuitas pela antiga capital dos Incas, este é o lugar certo!

Aqui vamos te apresentar algumas opções de museus para se divertir, conhecer e se aproximar ainda mais da cultura peruana, com os quais sua viagem se tornará ainda mais especial. 

De forma geral, aqui podemos apontar que há subcategorias englobando os museus indicados, sendo eles dos segmentos alimentício e têxtil, ambos tendo um papel de muita relevância na cultura peruana.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nos aspectos da arte culinária do Peru, a visita ao Museo del Café, ao Choco Museo e ao Museo del Pisco de Cusco podem ser essenciais para tornar suas experiências gastronômicas ainda mais memoráveis. Já no âmbito têxtil, a visita ao Museo Maximo Laura, um dos grandes tapeceiros do país, e ao Centro de Textiles Tradicionales del Cusco são paradas obrigatórias para entender mais dessa forma de expressão andina.

Sem dúvidas, são opções para completar um belo roteiro histórico por Cusco! Mas se você ainda está em dúvidas de qual escolher, não se preocupe, pois temos uma equipe de agentes profissionais sempre dispostos a te assistir no processo de planejar sua viagem e dar dicas sobre o Peru, entre em contato conosco e vamos tornar seu sonho realidade.

Também recomendamos que você conheça nossos pacotes de viagem para Cusco e outros destinos maravilhosos da antiga terra dos Incas, para que você se inspire e venha viajar com a maior agência de viagens especializada no Peru. Sua experiência será inesquecível!

Deixe uma resposta