Descubra o Cânion do Colca

As antigas terras dos Incas guardam verdadeiras joias em seu interior, abrigando alguns dos lugares mais fascinantes que podem existir no mundo, que impressionam por sua majestosidade e imponência, além de manter nos detalhes alguns dos atrativos que tornam-se importantes mundo afora. 

Entre estas maravilhas encontradas entre a costa, o deserto e os Andes peruanos está uma das formações geológicas mais incríveis de nosso país. Este atrativo natural é uma verdadeira obra de arte idealizada e construída pela Mãe Natureza e, sem sombra de dúvidas, vale a pena conhecer mais sobre ele e visitá-lo em suas férias no Peru.

Se você já ouviu falar sobre o Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos da América, já deve saber de sua magnitude e dos cenários sensacionais que protagonizam fotografias sem iguais. E se te disséssemos que é possível encontrar um cânion tão (ou mais ainda mais) fascinante quanto o famoso da América do Norte?

Estamos falando sobre o Cânion Colca, um dos cânions mais profundos de todo o mundo, e que se encontra aqui, em pelo território peruano. Localizado no conhecido Vale do Colca, esta região está próxima a um outro destino muito encantador do Peru, à charmosa cidade de Arequipa, conhecida por seus cenários coloniais, construções que levam em uma viagem no tempo e seus imponentes guardiões: os vulcões de Chachani, Pichu Pichu e Misti.

Portanto, se você está disposto a conhecer o Peru além dos roteiros óbvios, te convidamos a embarcar nesta viagem e se aprofundar pelo Cânion Colca em uma aventura incomparável e sob as asas da terceira maior ave do mundo. Quer entender mais do que estamos falando? Continue lendo e encante-se!

Sobre o Cânion Colca

Localizado na região sul do Peru, o Cânion Colca é conhecido por ser um dos cânions mais profundos de todo o mundo, além de também abrigar um ecossistema com impressionantes fauna e flora local. Sem sombra de dúvidas, visitar este local significa ter uma experiência de imersão no que tange a diferentes cenários do país.

Em termos de dimensões, o famoso cânion peruano possui uma extensão de aproximadamente 100 km dentro do Vale do Colca, e o que o torna um dos cânions mais profundos do mundo são seus 4.160 metros de profundidade, garantindo belos mirantes para observar todo o horizonte e as formas geológicas ao redor.

A região deste vale, como já mencionado anteriormente, possui uma biodiversidade com características locais, compreendendo aproximadamente 300 espécies de plantas e por volta de 231 espécies de animais, entre os quais está o majestoso Condor Andino, sobre o qual você saberá mais a respeito adiante.

Além de todas as impressionantes características geológicas e biológicas que marcam este local, a história também faz parte dos detalhes que tornam o Cañón del Colca um lugar fascinante, já que a região foi habitada por civilizações precedentes aos Incas, que existiram entre os anos de 5.000 e 6.000 a.C. 

Sabe-se que estas antigas civilizações mudaram seus hábitos ao longo dos anos, indo de nômades a sedentários, com animais domesticados e plantações que advinham de um sistema agrícola de terraços para conservação dos alimentos, estes terraços eram chamados de “Colcas”, que nomeia toda a região.

O território do Cânion Colca e de Chivay também foi marcado pela história colonial, onde os espanhóis invadiram e dividiram as aldeias nativas para obrigar os povos locais a trabalharem em minas. O efeito desta ação é notável até os dias de hoje, uma vez que esta separação gerou os 20 vilarejos que estão nos arredores deste local.

Como você pode notar, este atrativo conta muito mais do que nossos olhos podem ver e, com certeza, oferece uma experiência que impressiona não somente pela magnitude dos cenários e a imponência do cânion, como também pela cultura dos povos da região, que dá um belo vislumbre sobre o Peru.

O Condor Andino

Um dos pontos altos da visita ao Cânion do Colca, e um dos motivos pelo qual o local tem atraído mais de 300.000 turistas por ano para conhecê-lo, é a experiência de ver de perto o famoso Condor Andino, uma das maiores aves do mundo. Além de sua importância biológica, muito representativa da biodiversidade local, esta espécie também possui um importante significado cultural.

O Condor Andino é uma ave de rapina de dimensões impressionantes, principalmente pelo comprimento de sua envergadura, ou seja, pela distância de uma asa a outra deste animal, que pode chegar a 3 metros de comprimento. Com este tamanho, seu peso também possui um valor impressionante, pois este animal pode alcançar os 15 kg.

Além disso, para a cultura peruana, o Condor possui uma representação histórica ligada, entre outras culturas, ao povo Inca. De acordo com alguns contos místicos, esta ave pode testemunhar acontecimentos importantes para a construção do Peru como o conhecemos hoje e, devido a isso, ganhou templos e outras homenagens em festividades peruanas.

O principal ponto de observação do majestoso Condor Andino é o mirante que recebe seu nome, o Mirante Cruz del Condor, no qual é possível ter uma visão panorâmica deste animal voando pelos céus do Cânion Colca. A dica para tornar o seu tour de observação ainda mais especial é chegar ao mirante no período da manhã, entre às 9h e às 11h, dessa forma, é possível apreciar o voo dos Condores enquanto eles planam utilizando as correntes de ar quente para “deslizar” pelos céus.

Ver este animal confere um ar ainda mais mágico à toda a experiência pelo cânion e Vale do Colca, uma vez que esta também é uma figura envolta pelo fascinante misticismo dos Andes. Certamente saber sobre isso é um detalhe importante para aproveitar ainda mais os pacotes e tours pelo Cânion do Colca, e como sabemos que você precisa ter a melhor experiência neste atrativo, vamos te apresentar um pouco do que nós podemos te oferecer nesta ocasião!

Pacotes e aventuras no Cânion del Colca

No tour ao Cânion Colca, você terá a incrível experiência de explorar o local e seus arredores como um verdadeiro expert local. Nesta oportunidade, você irá cruzar uma bela unidade de conservação chamada de Reserva Nacional Salinas e Aguada Blanca e poderá apreciar algumas das paisagens mais belas do sul do Peru.

O tour possui duração de 2 dias, nos quais você não somente irá visitar o famoso cânion, como também conhecerá alguns pontos nos arredores deste atrativo. O tour sai da bela cidade de Arequipa e possui primeira parada na cidade de Chivay, onde você terá tempo livre para conhecer mais da cultura peruana e seus diferentes aspectos neste pequeno vilarejo.

Após um pernoite em Chivay, conhecido como o polo da região, no dia seguinte bem cedo o tour sai em direção a outros vilarejos locais, marcados pela história do período de colonização. E, ainda de manhã, você chegará ao famoso Mirante Cruz del Condor, onde poderá apreciar o voo desta ave tão representativa para o Peru. Ao final do dia, o retorno será para a cidade de Arequipa.

Mas não se preocupe, pois se o seu roteiro não passar pela Cidade Branca do Peru, você pode entrar em contato com nossa equipe de agentes, com os quais poderá construir o roteiro e a experiência de viagem por terras peruanas que sejam da forma como você sempre sonhou!

Além disso, o Cânion Colca está numa região chave, que te permite visitar muitos outros destinos do Peru, dos quais pode-se citar Puno, que é porta de entrada para o maior lago navegável do mundo, o Lago Titicaca. Otimize sua viagem e torne sua vivência ainda mais inesquecível conosco, inspire-se em nossos pacotes de viagem para o Peru e venha encantar-se por nosso país!

Deixe uma resposta