Lago Titicaca: Hospedagem na Ilha Amantani

Costumes ancestrais, tradições católicas e o misticismo andino são algumas das características que fazem o Peru ser um país culturalmente diverso. Representando todos esses fatores que tornam as terras dos Incas tão plural está o Lago Titicaca que, além de ser o lago navegável mais alto do mundo, é uma das regiões mais importantes do Peru, já que possui algumas das comunidades mais antigas de nosso país, além de ser o lago navegável mais alto do mundo. 

Este é um dos destinos mais procurados do Peru e possui as condições ideais para aqueles que desejam sentir na pele um pouco de uma de nossas culturas mais antigas. Uma experiência imperdível em uma das ilhas do Lago Titicaca é se hospedar na casa de moradores locais na Ilha Amantani, uma ilha natural gigante no lago, cuja a comunidade permite que os visitantes se aprofundem em sua expressão cultural.

Para aqueles que talvez não saibam, o Lago Titicaca possui um forte apelo ao misticismo antigo, já que segundo a cultura Inca, este foi o local onde o deus Wiracocha e primeiro governador inca nasceu. Portanto, este é o lugar perfeito para conhecer outro lado do legado deste antigo império poderoso.

Além disso, as águas azuis e tranquilas deste lago irão te levar em uma jornada espiritual, enquanto também te permite se conectar com a natureza em um nível profundo. A Hospedagem em Amantani oferece um vislumbre da vida rotineira de seus moradores, e aqui vamos te contar um pouco mais sobre isso!

Sobre a Ilha Amantani

A Ilha Amantani é a maior ilha natural do lado peruano do lago, com uma extensão de 9 km² e abrigando cerca de 10 comunidades que, ainda hoje, mantêm o idioma quéchua em toda a região. Está localizada a 40 quilômetros de Puno e pode ser facilmente alcançada em um passeio de 2 horas de barcos. 

A ilha compreende um cenário autêntico completamente isolado das margens do Lago Titicaca. Muito antes da civilização Inca duas culturas governaram estas terras, deixando terraços agrícolas espetaculares que seguem em uso ainda nos dias de hoje.

Hoje em dia, os fazendeiros locais usam estes terraços para plantar vegetais como trigo, quinoa, batatas e muitos outros. A vida pacata da ilha vai te cativar à primeira vista. Cada família contribui para a economia da ilha em diferentes aspectos, e você vai entender um pouco mais sobre isso nesta experiência de hospedagem!

A Ilha Amantani possui uma expressão cultural influenciada por antigas sociedades e também pelos colonizadores espanhóis. Entretanto, o misticismo andino tem permanecido profundamente enraizado no coração e no sangue deste povo, uma sociedade que lutou muito para manter sua cultura ancestral viva. 

 Ainda que as vestimentas de camponeses tenham sido imposta pelos colonizadores, esta expressão se tornou um costume e são utilizadas ainda hoje diariamente. Com isso, novos traços foram adicionados a essas peças, que passaram a ter adereços e cores que representam suas tradições, crenças e identidade com lindas estampas. 

Além disso, as ilhas possuem dois sítios arqueológicos chamados de Pachamama e Pachatata, que ficam fechados ao longo do ano, com exceção da terceira quinta-feira do mês de janeiro, quando este povo celebra e performa seu ritual de gratidão à Terra e ao Céu. Turistas são bem-vindos para irem observar a cerimônia e também para assistir o Sol nascer no Sítio Arqueológico Pachamama.

Experiência de Hospedagem na Ilha Amantani

Nossa experiência de hospedagem em casa de moradores vai além da Ilha Amantani, pois o roteiro permite que você conheça e crie memórias em outras atrações no caminho até lá. Neste passeio, você irá visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, um grupo de cerca de 100 ilhas artificiais construídas de junco de totora, uma planta endêmica do lago, e você aprenderá tudo sobre os processos de construção e sobre o dia-a-dia de seus habitantes. 

A comunidade de Uros é uma das mais antigas do país, já que sua expressão cultural, acredita-se, tenha por volta de 3.000 anos de idade, embora seu dialeto original já tenha sido extinto. Estas ilhas artificiais são construídas inteiramente de junco de totora, uma planta aquática que cresce no lago e elas têm sido construídas dessa forma desde os tempos pré-Inca.

Mais tarde, iremos para a Ilha Amantani, onde você ficará cercado por um cenário singular que só aquele local possui. Aqui você ficará envolvido com as atividades diárias dos moradores locais, mergulhando profundamente em sua cultura.

A acomodação na Ilha Amantani é básica. Lembre-se de que você ficará hospedado na casa de uma família local que não fala inglês ou português. No entanto, eles ficarão felizes em te receber em seu mundo e te ensinar um pouco de suas atividades diárias e crenças antigas.

É importante lembrar também que a ilha é um local isolado do mundo exterior, algumas construções podem não ter eletricidade ou água corrente. A economia de Amantani é, basicamente, voltada para a produção agrícola e para o turismo.

E se você quiser trazer presentes para seus anfitriões, é muito melhor trazer alimentos básicos ou material escolar, do que doces ou alimentos do gênero. É difícil ter acesso ao cuidado bucal e dental em Amantani.

Além disso,  você poderá conhecer um dos sítios arqueológicos das ilhas, onde poderá assistir ao pôr-do-Sol do ponto mais alto do lago, localizado a 4.000 metros acima do nível do mar. 

No próximo dia, você irá explorar a autêntica Ilha Taquile, um lugar cheio de tradições antigas, lar dos tecidos tradicionais mais bonitos da região. Esta ilha é conhecida como o lugar mais feliz do Lago Titicaca graças à sua filosofia de vida.

Os moradores de Taquile orientam sua sociedade baseados no código moral Inca “Ama sua, ama llulla, ama quella”, que significa “não roubar, não mentir, não ser preguiçoso”. Sua economia é quase toda baseada na atividade turística, ainda que a agricultura e a pesca sejam parte dos bens da comunidade.

A vida em Taquile é muito simples e oferece as condições ideais para aqueles que desejam relaxar e se desconectar do resto do mundo. Os moradores de Taquile são acostumados a receber estrangeiros e ficam animados em mostrar suas tradições ancestrais para todos que estão dispostos a aprender um pouco sobre eles.

Gostaria de aproveitar ao máximo essa experiência no Lago Titicaca? Entre em contato com nossos especialistas em viagens e venha traçar seus caminhos por este vasto lago como um expert! Se você quer conhecer mais sobre as inúmeras opções do que fazer no Peru, então incentivamos que você confira nossos pacotes de viagens e comece a planejar sua viagem dos sonhos!

Deixe uma resposta