Sítios Arqueológicos Imperdíveis no Peru

A primeira coisa que vem à mente dos viajantes que pensam no Peru é a antiga cidadela de Machu Picchu. No entanto, há muito mais para explorar em nossas terras, desde os aspectos históricos aos naturais. Mas nesta matéria decidimos focar em nossa história e cultura, ainda cheia de enigmas, e te mostrar mais sobre os 5 sítios arqueológicos impressionantes e pouco explorados no Peru.

A diversidade de nosso país vai além de seus aspectos naturais, como já mencionamos, e cada região possui expressões culturais e são cheias de histórias, muitas delas que ainda estão por ser descobertas, mas que adoraríamos te dar pelo menos um vislumbre de tudo que se sabe até hoje.

Se você está planejando uma viagem ao Peru, então certifique-se de planejar sua viagem de acordo com os seus interesses, pois isso fará toda a diferença na sua experiência. E se você é um apaixonado por lugares históricos assim como nós, então está no lugar certo!

O Peru é dividido em três regiões e, embora a maioria dos viajantes possa pensar que aqui só falamos sobre a cultura Inca, cada região compreende vários sítios arqueológicos que pertenceram a outras culturas poderosas que precederam a mais famosa civilização Quechua.

Se você for visitar o Peru pela primeira vez, muito provavelmente Machu Picchu fará parte de seu roteiro, o que também é essencial, já que esta é uma das Sete Maravilhas do Mundo, mas nós separamos outras 5 ruínas pré-hispânicas que você deveria considerar incluir ao seu roteiro!

1. Waqrapukara: Fortaleza e Observatório Astronômico

Entre diferentes sítios arqueológicos em Cusco, existe um local que não foi inteiramente construído pelos Incas e que, ainda assim, possui uma arquitetura fascinante, além de ser cercado pelas falésias do Cânion Apurimac, o que deixa o cenário ainda mais incrível.

Waqrapukara é uma completa obra-prima, localizada a 4.300 metros acima do nível do mar, composta por terraços agrícolas, formações rochosas impressionantes, escadas de paralelepípedo e interessantes câmaras, que fazem o local se assemelhar a uma prisão no meio do nada.

No entanto, esta antiga estrutura foi habitada pelos Qanchis, uma civilização que se estabeleceu nestas terras desde 2.500 a.C. De acordo com vários especialistas, Waqrapukara poderia ter sido um centro cerimonial para esta antiga cultura, embora tempos depois tenha funcionado como uma fortaleza, durante o processo de colonização dos Incas. 

Você pode visitar Waqrapukara fazendo uma trilha de um dia inteiro, mas precisamos ressaltar que ela pode ser um tanto quanto desafiadora, por ser íngreme e estar em uma altitude elevada. Se você se interessou e gostaria de adicionar esta ruína pré-hispânica em seu roteiro, certifique-se de entrar em contato conosco agora!

2. Choquequirao: O Berço de Ouro

Para aqueles que talvez não saibam, Machu Picchu não foi a única cidade perdida habitada pelos Incas. Choquequirao é uma das estruturas mais importantes desta antiga civilização e para chegar até lá é preciso ser muito aventureiro.

Embora a maioria das estruturas Inca já fossem conhecidas pelos moradores locais, foi somente após a expedição de Hiram Bingham que elas foram expostas ao mundo. No entanto, o famoso arqueólogo não deu tanta importância a esta estrutura, já que seu principal objetivo era encontrar Machu Picchu.

Choquequirao é uma destas joias perdidas no tempo e, já que este local não foi descoberto pelos colonizadores espanhóis, seu real propósito segue sendo um mistério. O sítio arqueológico tem uma extensão de 1.000 hectares e apenas 30% dele foi completamente escavado. 

O local, chamado de Berço de Ouro, também é conhecido como a Irmã Sagrada de Machu Picchu, devido às suas similaridades no estilo arquitetônico e distribuição. Atualmente, a única forma de visitar esta maravilha histórica Inca é fazendo uma trilha de 4 dias pela floresta nublada. A trilha possui um grau de dificuldade que vai de médio a desafiador, sendo que o pico mais alto alcança os 3.050 metros acima do nível do mar.

Choquequirao é uma atração completamente fora do óbvio na região de Cusco, e recebe cerca de 9.500 visitantes por ano. Entretanto, o governo regional está buscando promover este destino no futuro, estimando cerca de 1 milhão de visitantes por ano após implementar teleféricos nestas antigas ruínas.

Portanto, se você deseja visitar esta atração turística livre de multidões, é melhor se apressar e organizar sua viagem o quanto antes! Entre em contato conosco para mais informações.

3. Tambo Colorado: Fortaleza Inca-Chincha

Todo mundo sabe que a costa peruana abriga alguns dos cenários mais bonitos e praias paradisíacas exuberantes, mas tudo isso é complementado por vários sítios arqueológicos que dão um charme ao redor. Um destes é Tambo Colorado, uma antiga estrutura Chincha-Inca excepcionalmente bem-preservada.

Se você ama história tanto quanto nós, não pode deixar esta atração incrível fora do seu roteiro! Tambo Colorado mostra o grande conhecimento de nossos ancestrais sobre engenharia e arquitetura, já que o local permaneceu praticamente intocado por séculos, apesar da ação humana e das atividades sísmicas.

Acredita-se que este sítio arqueológico seja do século XV, datado de 1450 d.C. para ser exato, e seu nome original pode ter sido “Pucallacta” ou “Pucahuasi”, duas palavras derivadas de “Puka”, que significa “vermelho” na antiga língua quechua. A estrutura foi pintada com listras amarelas, brancas e vermelhas, e esta pintura resistiu em algumas paredes da construção, fazendo jus ao seu nome.

Se você deseja visitar esta maravilha do mundo antigo, saiba que temos o roteiro perfeito para você! Certifique-se de saber tudo sobre o Tambo Colorado Tour com este guia.

4. Chan Chan: A maior cidade de argila da América Antiga

Se você é um amante de história, então não pode esquecer de visitar a maior cidade de argila da América antiga! A cidadela de Chan Chan provavelmente é a principal atração dentro de Trujillo, uma vez que possui 20 quilômetros de extensão e compreende vários recintos murados com esculturas intrigantes em sua superfície.

De acordo com arqueólogos, a Cidadela de Chan Chan foi construída pela cultura Chimu, por volta de 900 d.C. e é um dos grandes achados arqueológicos no norte do Peru. O local foi declarado um Patrimônio da Humanidade em 1986, devido à sua importância e estruturas impressionantes.

Este complexo arqueológico é famoso por sua grande extensão e distribuição com áreas administrativa, cerimonial, residencial e de trabalho precisamente desenhadas. O estilo arquitetônico varia dependendo da zona, permitindo aos Chimu diferenciar suas classes sociais e econômicas.

Toda a cidadela é cercada por um grande muro de adobe, tijolos feitos de argila, com belas gravuras de animais e figuras geométricas, o que faz parte de seu simbolismo e crenças sagradas à arquitetura de toda a capital.

Entretanto, é incerto dizer quantos habitantes ocuparam estas terras antes da conquista do povo Inca, mas é estimado que a cidade poderia ter abrigado entre 30.000 e 100.000 pessoas. Gostaria de conhecer este sítio arqueológico impressionante? Confira este guia de viagem a Trujillo e venha vivenciar tudo isso você mesmo!

5. Kuelap: A fortaleza nas nuvens

Esta é uma das estruturas pré-Inca mais impressionantes na selva alta peruana. Kuelap está localizada próxima a cidade de Chachapoyas, a 3.000 metros acima do nível do mar, por isso é conhecida como a “Fortaleza nas Nuvens”. 

Esta impressionante estrutura é uma das mais antigas no Peru, já que foi construída entre os séculos XI e XVI pela civilização Chachapoya , que se desenvolveu entre 500 d.C. e 1570 d.C. Embora se saiba pouco sobre esta antiga construção, arqueólogos acreditam que o local poderia ter funcionado como uma cidadela fortificada ou um refúgio de emergência do povo Chachapoya.

Kuelap possui uma arquitetura impressionante com estruturas que chegam a 7 metros de altura e um muro defensivo que ultrapassa os 19 metros de altitude em alguns pontos. A maioria das construções encontradas neste sítio arqueológico possui uma forma arredondada e cerca de 505 destas foram usadas como áreas residenciais.

O acesso a esta fascinante fortaleza foi limitado a somente alguns salões que ficam tão estreitos quanto você pode imaginar até chegar ao final. Especialistas acreditam que esta era outra forma de proteger a cidadela de intrusos.

Se você está animado para conhecer mais sobre esta antiga estrutura, temos o roteiro perfeito para você! Nosso pacote Machu Picchu, Lima + Chachapoyas te leva pelos cenários naturais mais impressionantes da selva do norte do Peru, enquanto você também explora a história e cultura de nossos ancestrais.

Sabemos que há tantas coisas para fazer no Peru além de Machu Picchu que pode levar algum tempo para encontrar a atividade perfeita e as atrações certas para você. Mas não se preocupe, nós te ajudamos! Entre em contato com nossa equipe e comece a planejar o roteiro perfeito para sua viagem dos sonhos.

E se você deseja ter uma ideia de como organizar uma viagem ao Peru, não se esqueça de conferir nossos pacotes de viagem.

Deixe uma resposta