Vale a pena escalar a Montanha Machu Picchu?

A experiência em Machu Picchu pode ir muito além daquilo que já conhecemos, e pensando nos viajantes com espírito aventureiro resolvemos trazer uma opção de atividade para agitar ainda mais sua visita ao Santuário Inca. As montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu são dois picos impressionantes que oferecem visuais inacreditáveis da cidadela Inca e de seus arredores, no entanto, chegar até elas não é para qualquer um.

Se você está imaginando qual das duas opções deveria escolher, ressaltamos que isso irá depender do tipo de desafio que gostaria de ter. Estas montanhas variam em altitude, ainda assim, a opção mais procurada é Huayna Picchu, ainda que esta possa ser mais difícil de escalar.

Por outro lado, a Montanha Machu Picchu é uma trilha opcional perfeita nesta maravilha do mundo se você estiver disposto. Tenha em mente que o fator da altitude é muito relevante, pois ambas as trilhas são íngremes e se você não está corretamente aclimatado, é possível que você sofra um pouco com o mal de altitude.

Como sempre dizemos, não queremos te assustar ao falar sobre isso, pelo contrário, queremos te ajudar a se preparar antes de se comprometer com atividades extremas, para que você tenha a melhor experiência possível. Portanto, para te ajudar a decidir se você deve incluir a Montanha Machu Picchu ao seu roteiro, aqui estão todas as informações que você precisa saber!

Sobre a caminhada

Embora Huayna Picchu seja muito mais baixa que a Montanha Machu Picchu, a trilha para esta montanha é muito mais íngreme e estreita, o que a torna muito mais difícil e até mesmo perigosa.

Entretanto, a Montanha Machu Picchu te leva por uma antiga trilha Inca e, ainda que possa ser bem íngreme em algumas partes, o caminho é mais largo, logo os passos também são, e as ribanceiras não são tão assustadoras quanto as da montanha à sua frente.

Já que a Montanha Machu Picchu é mais alta, ela oferece vistas magníficas ao longo do caminho até o topo, e essas paisagens vão melhorando cada vez mais, sendo o auge o cume da montanha. Além disso, entrar neste desafio é a forma perfeita de ter a experiência da exuberância da natureza da região, já que há orquídeas coloridas e delicadas que decoram algumas partes da trilha.

Nós não vamos amenizar a ideia desta trilha, ela é realmente difícil e a altitude é muito sentida ao longo do trajeto. Somado a isso, há algumas partes da trilha que podem assustar algumas pessoas, principalmente as que têm medo de altura, então, se este é o seu caso, é importante reconsiderar esta atividade.

Apesar disso, para os que estão dispostos a este desafio, cada passo ao longo do caminho será recompensado. Você não precisará chegar até o topo para ter uma vista panorâmica da cidadela, então reserve um tempo para descansar de vez em quando, enquanto admira os belos cenários que cercam a montanha.

Esta caminhada é uma boa forma de se exercitar, especialmente para aqueles que gostam de atividades ao ar livre ou que amam estar em contato com a natureza, como a maioria de nós. Além disso, se você é fotógrafo, certamente não vai querer perder a chance de fazer essa trilha!

  • Altitude: 3.082 metros acima do nível do mar.
  • Tempo total de caminhada: 3 horas aproximadamente.
  • Distância caminhada: Cerca de 652 metros acima.
  • Dificuldade: Desafiadora.

O que considerar antes de escalar a Montanha Machu Picchu

Como todos estão buscando ter uma experiência singular nesta maravilha do mundo, as licenças que permitem escalar ambas as montanhas são limitadas a 400 pessoas por dia. Assim, caso você já tenha se decidido e realmente queira fazer a escalada de uma delas, você precisará organizar tudo com antecedência. As licenças são vendidas junto do ingresso para o santuário de Machu Picchu, e há apenas 3 intervalos de tempo disponíveis. 

Você não poderá escolher um intervalo de tempo que fique fora do seu tempo estipulado para explorar a cidadela Inca. Sabemos que isso parece complicado, mas imaginemos da seguinte forma… Se seu ingresso para Machu Picchu está marcado para às 6 horas da manhã, seu intervalo de tempo para escalar a Montanha Machu Picchu será das 7 às 8 horas, o que significa que você poderá começar a trilha entre este período de tempo.

Outro ponto a destacar é que esta é uma trilha autoguiada, o que significa que você irá realizá-la sozinho até o topo da montanha. Portanto, recomendamos que você esteja totalmente preparado com água, sua documentação e equipamento de trekking. Abaixo você encontra uma lista detalhada do que levar para a Montanha Machu Picchu.

Então… Vale a pena escalar a Montanha Machu Picchu?

Com certeza! Se você deseja vivenciar um outro lado de Machu Picchu com menos multidões e paisagens impressionantes da cidadela Inca e seus arredores, então esta trilha opcional é, sem dúvidas, a escolha certa para você. Tenha em mente que você precisará se preparar fisicamente antes de entrar neste desafio e, o mais importante, será necessário estar propriamente aclimatado para tal.

Recomendamos fortemente incluir exercícios com escadas na sua rotina para que você mantenha seus joelhos em boas condições para a escalada. Além disso, se você gostaria de saber mais sobre como se acostumar com a altitude, aqui temos uma matéria sobre o mal de altitude que você precisa ler!

O que levar para a trilha?

É válido notar que apenas mochilas pequenas são permitidas na cidadela Inca. Para ajudar você a organizar sua bolsa para este passeio, aqui estão algumas recomendações. Certifique-se de não exagerar, leve apenas o essencial para não carregar peso ao longo da trilha.

  • Água. Você vai precisar de água para prevenir qualquer sintoma do mal de altitude e, é claro, porque esta é uma necessidade biológica.
  • Traga lanches para o caminho. É sempre bom levar consigo alguns lanches saudáveis para o trajeto.
  • Poncho de chuva. Se você está viajando no período de chuva (dezembro – abril), certifique-se de levar este item em sua mochila, já que pode chover no caminho.
  • Botas de trilha ou tênis confortáveis. Embora as botas de trilha sejam a melhor opção, nem todos irão fazer inúmeras trilhas enquanto estiverem no Peru. Se for o caso, é possível alugá-las ou comprá-las em algumas lojas em Cusco. Por outro lado, um tênis confortável e de boa qualidade irá fazer um ótimo trabalho!
  • Proteção solar. Certifique-se de trazer protetor solar e aplicá-lo a cada 45-50 minutos. Além disso, não se esqueça de seus óculos de Sol e boné no hotel! O Sol pode ser bastante agressivo nesta elevação.
  • Passaporte. Sempre tenha sua identificação pessoal com você. 
  • Repelente de insetos e pós-picadas. Estes itens juntamente ao protetor solar serão seus melhores amigos ao longo desta trilha, acredite em nós!

Se você visitar Machu Picchu entre outubro e março, lembre-se de estar preparado para a possibilidade de chuva, vestindo-se em camadas de roupas. A temperatura se eleva durante a estação chuvosa, mas o clima é muito imprevisível durante este período. Por favor, confira nossa matéria sobre qual é a melhor época para visitar Machu Picchu.

Como reservar o ingresso para a Montanha Machu Picchu?

Para reservar o ingresso para a Montanha Machu Picchu, você precisará de, pelo menos, 1 a 2 meses de antecedência. Por favor, note que se você viajar durante o pico da temporada turística (junho a outubro), você precisará planejar tudo com mais antecedência, devido à alta demanda por estas atrações.

Enquanto viajantes, sabemos que pode ser difícil organizar uma viagem sozinho e sem nenhum tipo de ajuda ou guia. Portanto, na Viagens Machu Picchu, queremos que você não precise se estressar com isso, pois providenciamos tudo que você precisa para ter uma experiência incomparável durante sua viagem ao Peru.

Se você deseja mais informações sobre todas as diferentes coisas para fazer em nosso maravilhoso país, então confira nossos pacotes de viagem e comece a planejar a viagem da sua vida!

Deixe uma resposta