Machu Picchu é Acessível para Cadeirantes?

Felizmente, a resposta é “sim!”. Machu Picchu, desde 2019, se tornou acessível para cadeirantes, que agora podem desfrutar do passeio com conforto e tranquilidade, e conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e ver de perto um dos símbolos mais importantes da cultura e da história inca.

É impressionante saber que foi apenas no final de 2018 que o primeiro cadeirante pode visitar a cidadela perdida dos incas. A falta de acessibilidade no local, em parte, se dá pela sua localização e pouca estrutura. Machu Picchu está localizada no topo de uma montanha, a mais de 2 mil metros de altitude e trajeto para chegar até as ruinas não é tão simples, o terreno é acidentado e alguns degraus fazem parte do passeio, o que exige mais esforço, não deixe de conhecer as maravilhas do Peru.

Mas, foi com vontade de fazer as coisas acontecerem e de tornar o lugar cada vez mais acessível a qualquer pessoa, que a empresa “Wheel of The World” (em tradução livre, “Roda do Mundo”) surgiu. Camilo Navarro, um dos fundadores da empresa, declarou: “Existem um bilhão de pessoas com deficiências no mundo. Mas não havia uma empresa de viagens dedicada a essas pessoas”.

A Wheel of The Word oferece ao visitante cadeiras de aço e alumínio projetadas especificamente para o projeto, além de um acompanhante durante todo o tour em Machu Picchu. Ou seja, o cadeirante pode, sim, fazer o passeio sozinho, pois contará com todo o apoio da equipe da empresa.

O legal é que a empresa também oferece passeios em 9 países diferentes, com mais de 40 destinos, como na Ilha de Páscoa no Chile e alguns pontos turísticos no México, por exemplo. Eles são responsáveis por desenvolver cadeiras rodas adaptadas a diversas situações e ambientes, inclusive aquáticos. Ou seja, dá sim para viver muitas aventuras e conhecer lugares incríveis sobre rodas. Demais, não é?!

∴ Machu Picchu para cadeirantes: como funciona?

O passeio é feito totalmente guiado, em espanhol ou inglês, e o preço inclui transporte adaptado entre os locais de destino, todos os equipamentos necessários para que o viajante tenha acesso aos locais e ajudantes.

Falando em preço, existem opções de a partir de USD 990, o que não difere muito do valor para sem deficiência.

No site da empresa é possível encontrar muita informação sobre o assunto, roteiros e destinos oferecidos e alguns vídeos que relatam as experiências, inclusive em Machu Picchu. Para acessar ao site, é só clicar aqui no Wheel of The World!

Deixe uma resposta