Qhapaq Ñan: Estrada Inca Que Conecta 6 Países!

Você já ouviu de uma trilha gigantesca, que atravessa países e foi feita pelos Incas? Não? Então vamos apresenta-la a você nesta matéria. Para começar, este caminho inca recebeu o nome de Qhapaq Ñan, que em quéchua significa “Caminho Real”. Em resumo, esta é uma rede de caminhos criados durante o Império Inca que liga Cusco, a antiga Capital do Império Inca, a lugares distantes, inclusive a outros países, sendo em seu auge, a grade trilha chegou a ter 40 mil quilômetros de extensão. Impressionante, não é?!

Vamos conhecer um pouquinho mais deste longo e incrível caminho histórico? Continue lendo!

∴ Informações sobre Qhapaq Ñan, o caminho inca

Esta estrada representava um pouco da força e da imponência do Império Inca na época, sendo desenvolvida com o intuito de facilitar a locomoção e comunicação entre os integrantes do império, mas mais que isso: estas estradas serviam também como meio de transmitir conhecimentos, ideias, bens, costumes, comercializar produtos… integrando vastas regiões da cordilheira andina.

Um fato curioso é que o início da construção da trilha se deu ainda com civilizações pré-incaicas, como Moches, Chimus e Waris, mas foi só com a chegada dos incas que os caminhos puderam ser finalizados e aperfeiçoados, elaborados de uma maneira muito mais organizada, pensando inclusive em estratégias de defesas contra possíveis atacantes.

No geral, como Cusco era a Capital do Império Inca, este povo fez com que basicamente todos os caminhos chegassem até esta cidade de extrema importância para eles. Sua infraestrutura passa por lugares extremos, como montanhas nevadas da Cordilheiras do Andes, que em muitos casos chegam a mais de 6 mil metros de altitude, pela costa do Pacífico, até a floresta amazônica, vales férteis e desertos mais áridos do mundo.

Estudos mostram que em alguns trechos existem estradas paralelas, e cada caminho tinha uma função diferente. Enquanto a estrada principal era utilizada por pelo imperador inca, sua corte e seu exército, outro era utilizado por pela população em geral e mercadores.

∴ Por onde ao caminho inca passa?

Qhapaq Ñan liga 6 países ao todo, sendo eles, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Dos quase 40 mil quilômetros, 14 mil deles são em território peruano e é no país que se encontra o centro e o eixo principal de toda esta rede de estradas, que é a cidade de Cusco. Vamos ver mais detalhes deste trajeto abaixo:

  • Caminho Inca no Peru: em território peruano as estradas passam por Cusco, pelo Vale Sagrado dos Incas, passando por regiões como o Lago Titicaca, pela costa do pacífico e claro, leva a cidadela perdida de Machu Picchu. Isso mesmo, se você quer viver uma experiência única, é possível sair de Cusco e ir até as ruínas incas a pé, fazendo parte deste grande trajeto e passando por paisagens de tirar o fôlego. Esta parte é a mais conhecida da estrada, chamada atualmente de Trilha Inca.

 

  • Caminho Inca na Argentina: neste país a estrada passa pelas províncias de Salta, Jujuy, Catamarca, Tucmán, Mendoza e outras. Nesta região os incas tinham domínio militar e cultural e contavam com uma tradição religiosa sem igual.

 

  • Caminho Inca na Bolívia: aqui a estrada cruza um trecho chamado Dasaguadero – Viacha, passando pelo Lago Titicaca, passando por sítios arqueológicos de rituais e em regiões habitadas pela civilização Aymara nos dias de hoje.

 

  • Caminho Inca no Equador: no Equador, Qhapaq Ñan vai de Nudo de Azuay até o norte, passando por cidades como Cuenca e Quito.

 

  • Caminho Inca na Colômbia: aqui o grande caminho inca passa por cerca de 8 municípios, desde a cidade de Ipiales até Pasto.

 

  • Caminho Inca no Chile: no chile a estrada passa pelas regiões de Arica, Parinacota, Tarapacá, Antofagasta, indo até o deserto mais árido do mundo, o Atacama.

Para que você possa entender melhor qual é o trajeto desta grande estrada, veja no mapa abaixo mais detalhes de sua rota.

E aí, gostou? Está preparado para se aventurar por estes caminhos? Se você quer saber mais detalhes sobre a Trilha Inca, não deixe de ler outras matérias do blog da Viagens Machu Picchu. Leia também:

A Trilha Inca Está Fechada em fevereiro? Leia aqui!

Trilha Inca: uma das 5 Trilhas Mais Famosas do Mundo! Leia aqui!

Aventura nos Andes: Conheça 3 Trilhas para Machu Picchu! Leia aqui!

Deixe uma resposta