O que fazer viajando ao Peru sozinho

Se você está pensando em fazer uma viagem pela América do Sul, saiba que o Peru deveria estar no topo da sua lista, principalmente se você for viajar sozinho, e o motivo não é somente pela existência de uma das 7 Maravilhas do Mundo, mas nosso país é considerado seguro e possui uma ótima infraestrutura turística, contando com inúmeras opções do que fazer no Peru.

Nosso país é muito diverso e, acredite em nós, possui opções para todos os perfis de viajantes, seja com aventuras, experiências de imersão ou luxuosas, e reunimos informações sobre alguns destes lugares mágicos que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem. Além disso, trouxemos algumas dicas e recomendações para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência.

Como já mencionamos, o Peru possui uma ótima infraestrutura turística e andar pelo país pode ser bastante simples, você precisa apenas das informações certas! Por este motivo, trouxemos esta seção para te ajudar a organizar seu roteiro de acordo com seus gostos e interesses e, mais importante, para que você tenha uma experiência divertida, mas segura (principalmente se estiver viajando sozinho!).

Melhores destinos para viajantes sozinhos no Peru

Nosso país é dividido em 3 regiões geográficas e cada uma delas possui destinos muito singulares e que, entre tantos aspectos, possuem expressões culturais muito distintivas e atrativos fascinantes que fazem valer a pena visitá-las. Para todos os perfis, a depender do que você deseja fazer, aqui nós trouxemos algumas das melhores atrações para visitar no Peru se você estiver viajando sozinho, confira:


1. Huaraz

Para aqueles que estão buscando um pouco de adrenalina durante sua viagem, Huaraz pode ter algo que você deseja. Também conhecida como a Capital do Trekking do Peru, este é um dos principais destinos turísticos do país, já que é um paraíso montanhoso para todo mundo que ama fazer trilhas com grandes emoções.

Para aqueles que podem não saber, Huaraz está localizado no norte do Peru, a cerca de 8 horas de carro da cidade de Lima. Esta pequena cidade é o ponto de partida para a maioria dos trekkings que vão para o Parque Nacional Huascaran.

A região de Ancash recebe cerca de 220.000 turistas por ano, tornando este um dos destinos mais procurados do Peru. Esta parte dos Andes peruanos possui picos que ultrapassam os 6 mil metros de elevação, e esconde inúmeras maravilhas naturais entre eles.

Por este motivo, pessoas que desejam mergulhar no patrimônio natural de nosso país costumam ser fortemente atraídos pelos distintivos cenários da Cordilheira Branca, já que oferecem as condições perfeitas para atividades ao ar livre.

Desde tours que duram vários dias a passeios “bate e volta” de um dia, a Suíça peruana (como Huaraz também é chamada) pode ter tudo que você quer fazer durante sua viagem pela América do Sul. Também existem tantas outras coisas para fazer em Huaraz que precisamos fazer um guia completo a respeito, então não perca a chance de ler e ficar por dentro de tudo!


2. Trujillo

Caso você seja mais interessado em ficar próximo ao mar, curtindo um clima praiano, não tem problema, já que a costa peruana não deixa nenhum pouco a desejar! Neste caso, Trujillo pode ser a escolha ideal para você, pois esta é uma cidade pitoresca no norte do Peru que possui os sítios arqueológicos mais autênticos e as praias mais paradisíacas da região.

Se você gostaria de conhecer outro lado da nossa história pré-hispânica, então a chamada Cidade da Eterna Primavera possui as melhores opções. Muito antes de nosso tempo, muitas civilizações importantes se estabeleceram nestas terras, deixando um legado que abriu caminho para as culturas que as sucederam, incluindo os próprios Incas.

Trujillo está localizada a poucos minutos da costa do Pacífico e compreendendo o lugar perfeito para surfar no Peru. A praia de Huanchaco é a parada perfeita para aqueles buscando dar um tempo das atrações turísticas, embora tenha ganhado popularidade ao longo dos anos, já que está localizada próxima de majestosos sítios arqueológicos e oferece as condições ideais para surfar.

Além disso, a autêntica expressão gastronômica também é tão deliciosa quanto se pode imaginar, já que este é o lugar perfeito, sem sombra de dúvidas, para experimentar ceviche e um refrescante Pisco sour, enquanto apreciar o pôr-do-Sol às margens do Oceano Pacífico.

Além disso, você irá ver de perto o Caballito de Totora, um antigo barco feito inteiramente de junco de totora, uma tradição que tem sido realizada desde os tempos pré-Incas. Certamente um destino imperdível no norte do Peru!


3. Arequipa

Se o seu roteiro te leva ao sul do Peru, então Arequipa precisa fazer parte dele! Esta é a segunda maior cidade do país e possui o centro colonial mais impressionante do Peru graças ao seu estilo arquitetônico e ao uso de uma rocha vulcânica chamada Silhar Branco, que torna tudo mais interessante.

Além disso, toda a cidade é cercada por três vulcões imponentes, fazendo suas paisagens serem ainda mais diversas e extremamente impressionantes. Arequipa também é o ponto de partida para muitas aventuras, incluindo prática de esportes como rafting nas corredeiras do rio Chili e as trilhas pelo Cânion Colca.

Há tantas coisas para fazer em Arequipa, tornando este destino uma das atrações imperdíveis no sul de Lima, não apenas por suas maravilhas naturais, mas por sua história e expressão cultural. E caso você esteja preocupado sobre o mal de altitude, este pode ser o melhor lugar para iniciar sua aventura pelos Andes, já que está localizado a 2.335 metros acima do nível do mar. 


4. Cusco

É claro que não poderíamos deixar de mencionar esta joia peruana, já que seria um pecado deixar a Cidade Imperial de Cusco fora desta lista, uma vez que este é o principal destino turístico do Peru, não apenas por ser lar de Machu Picchu, mas por conta de sua expressão cultural e longa história, onde duas eras se colidem no coração da cidade.

Cusco é o destino mais completo do país, com atrações para todas as idades e tamanhos. Esta é a região favorita dos turistas que viajam sozinhos, graças às inúmeras opções do que fazer por lá. Se você está pensando onde você deveria ficar mais tempo no Peru, Cusco é a escolha certa.

Aqui você poderá fazer algumas das trilhas mais fascinantes para diferentes maravilhas naturais e para o próprio Machu Picchu, que mistura natureza e história muito bem. Felizmente, preparamos uma matéria com todos os melhores passeios partindo de Cusco para que você possa planejar um roteiro inesquecível pelas antigas terras dos Incas.


5. Reserva Nacional de Tambopata

Puerto Maldonado é uma linda cidade localizada no coração da selva peruana, conectada à Bolívia e ao Brasil pela rodovia Interoceânica. Este local especial é facilmente acessível por carro partindo de Cusco e de avião, partindo dos aeroportos de Lima e Cusco.

Se você visitar a Reserva Nacional de Tambopata, esta será a primeira parada! A cidade é conhecida por ser a melhor entrada para a floresta, graças aos seus impressionantes cenários naturais e à sua expressão cultural.

Esta reserva natural é uma das partes mais visitadas da selva peruana, já que possui fácil acesso partindo da cidade de Puerto Maldonado. É considerada como um dos locais mais biodiversos do planeta, uma vez que reúne milhares de espécies de plantas e animais.

Outro atrativo que chama a atenção de muitos visitantes, são os diferentes ecolodges que oferecem uma imersão total na exuberância da natureza da região. Eles buscam promover e gerar conscientização sobre a importância desta região e de seus lindos recursos naturais para o mundo.


Tenha em mente que é melhor para você organizar sua viagem com uma agência de turismo confiável do que tentar fazer isso por conta própria, principalmente se você tem pouca experiência viajando sozinho. Existem inúmeras opções no Peru e embora nós quiséssemos dizer que todas têm a reputação que demonstram aparentemente, a situação não é bem assim.

Com uma agência de turismo local você poderá conhecer lugares autênticos e experienciar ainda mais as expressões culturais das regiões que você irá visitar.

Muitos operadores têm explorado os mesmos destinos há anos e, diferente deles, adoraríamos te levar por caminhos fora do óbvio para que você conheça a real autenticidade do Peru. Entre em contato agora e faremos um roteiro sob-medida para você!

Mas a questão é: Peru é seguro para viajar sozinho?

Podemos dizer que sim, o Peru é um país seguro para visitar e sua infraestrutura turística o torna ainda mais confiável, especialmente para quem viaja sozinho. Entretanto, isso não significa que você pode baixar a guarda, já que pequenos delitos, por exemplo, são um problema que ocorre em todo o território peruano.

Existem algumas precauções que você precisa tomar como se estivesse na maior cidade do país. Por este motivo, recomendamos que você esteja sempre atento aos seus pertences e fique nas áreas turísticas da cidade, onde a presença de viajantes é maior e existe mais segurança nacional.

Furtos de carteiras e roubos são muito comuns, esteja sempre atento em meio a multidões, já que alguns infratores podem criar distrações para te furtarem. Entretanto, ressaltamos que não queremos te assustar quanto a isso, muito pelo contrário, queremos te mostrar a realidade para a qual é preciso estar ciente quando se viaja para o exterior.

Isso não significa que pode acontecer com você ou que você está viajando para um país altamente inseguro, pelo contrário, estas são precauções que queremos te passar para te ajudar a ter a melhor experiência possível. Caso ocorra qualquer inconveniência, existem agências governamentais especializadas em turismo que estão dispostas a atendê-lo em qualquer eventualidade, uma destas é a Polícia Turística.

A Polícia Turística ou Policía de Turismo, em espanhol, é outro braço da segurança nacional que provê assistência a viajantes estrangeiros, embora seja mais fácil encontrá-la em cidades grandes do que nas áreas mais rurais e remotas do país.

Viajar para o exterior é sobre senso comum e confiança. Se você está ciente dos arredores e sabe para onde está indo, mais as pessoas irão pensar que você pertence a este lugar e irão respeitar seu espaço.

O Peru oferece as condições perfeitas para qualquer tipo de viajante e nós adoraríamos ser parte de sua aventura! Se você gostaria de saber mais sobre as melhores coisas para fazer no Peru, então não deixe de conferir nossos pacotes de viagem e começar a planejar suas férias dos sonhos com a gente!

Deixe uma resposta