Melhores Lugares para Visitar no Peru em Fevereiro

Nem sempre organizar uma viagem é fácil, mas planejar sua viagem para o país dos Incas pode ser muito simples se você tiver as informações certas, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos esta matéria para sanar uma das dúvidas frequentes no momento de organizar um roteiro, sobre o que fazer no Peru em fevereiro, já que este é um mês chuvoso em algumas partes do país. 

Como talvez você já saiba, o Peru é dividido em três diferentes regiões geográficas e cada uma delas possui suas próprias características climáticas. Levar isso em consideração é muito relevante no momento de decidir quando visitar determinadas partes do país, evitando qualquer possível inconveniência. Um exemplo disso é que o litoral peruano, em fevereiro, é marcado por um clima de verão quente, enquanto na região das montanhas e da selva passa pelo auge da estação chuvosa.

Este cenário indica que, se você almeja visitar os Andes, encontrará poucas multidões, acomodações com preços mais baixos e vales muito verdes. Por outro lado, alguns tours e trilhas para Machu Picchu, como a Trilha Inca, costumam ficar fechados devido à manutenção anual ou até mesmo por deslizamentos de terra.

Viajar durante a estação chuvosa possui prós e contras, mas o Peru é um país muito diverso e há tantas atividades incríveis para realizar por aqui, que você precisa conhecer antes de tomar qualquer decisão. Então, se você quer viajar fora da alta temporada turística, para encontrar atrativos sem multidões e economizar, o mês de fevereiro é o mês certo para viajar. 

Antes de chegarmos às dicas de melhores lugares para visitar, gostaríamos de falar um pouco mais sobre o clima no Peru durante este período do ano para que você saiba o que esperar e como preparar suas malas de acordo com o clima de cada região.

Clima no Peru em fevereiro

Como mencionamos acima, as condições climáticas no Peru se diferem bastante ao longo das regiões do país, mudando os padrões e a intensidade de chuva, seca, frio ou calor. Por exemplo, o mês de fevereiro apresenta temperaturas mais quentes em todo o país, uma vez que é verão no hemisfério sul, mas este também é o mês mais chuvoso do ano na Amazônia peruana e nos Andes.

Por outro lado, o litoral do Peru passa por um período com características completamente diferentes, com temperaturas mais quentes e chances praticamente nulas de chuva, tornando os destinos turísticos desta região os melhores do país durante este mês.

Como dissemos antes, há prós e contras em viajar neste período, e quando se trata dos benefícios de visitar o Peru em fevereiro, você irá perceber que os destinos de viagem mais populares receberão um número muito menor de visitantes, permitindo que você tenha uma experiência mais íntima e particular em cada sítio arqueológico e outros atrativos, assim como os melhores ângulos para fotos.

E se for a sua primeira vez no Peru é quase certo que você irá desejar ir a Machu Picchu e, embora as condições climáticas possam deixar os dias mais nublados e chuvosos, é certo que este será o melhor período para visitar o Santuário Inca sem ter que se preocupar com filas e, especialmente, com multidões.

Os preços também ficam muito mais baratos e mais negociáveis, sendo que algumas agências de viagem e hotéis oferecem descontos especiais, e isso é sempre bem-vindo! Se você está viajando com um orçamento menor, então fevereiro pode ser um período adequado para sua viagem.

Caso você esteja imaginando quais seriam os pontos negativos de viajar para o Peru em fevereiro, existem alguns fatores que você precisa considerar, e todos são relacionados ao clima. Embora poucos operadores de viagens mencionem isso, a média de precipitação nos Andes nesta época do ano é de 146 milímetros e, na selva peruana, chega a 200 milímetros.

Portanto, a região montanhosa é mais propensa a deslizamentos de terra, o que pode atrasar serviços de ônibus e trem; enquanto na Amazônia, o alto nível de água resulta no aumento de mosquitos, acesso a trilhas e tours podem ser cancelados devido ao grande volume de água.

Queremos ser completamente honestos com você, pois você estará viajando para outro país para aproveitar suas férias merecidas, e pelo bem disso, devemos te informar sobre os cenários mais extremos que você pode experienciar.

E enquanto as montanhas e a selva peruana estão em baixa temporada, o litoral está na alta temporada turística, o que significa que as opções de acomodação, atrações turísticas, tours e atividades podem esgotar muito rápido e os valores podem ficar mais altos. Portanto, se você está planejando viajar para esta região, certifique-se de reservar com antecedência.

Coisas para fazer no Peru em fevereiro

Se você está planejando uma viagem ao Peru, aqui separamos as informações certas para que você conheça os melhores destinos para visitar neste período do ano. Para fazer esta seleção, consideramos as condições climáticas, assim como outras atrações que podem garantir uma experiência com menos multidões, apesar da chuva!

1. Trujillo – A Cidade da Eterna Primavera

Esta é uma das cidades mais importantes no norte do Peru, já que compreendo grande parte de nossa história pré-colombiana, assim como algumas das praias mais paradisíacas da região.

Se você está vindo do hemisfério norte, certamente já percebeu que tudo está diferente por aqui. Então, se você está querendo escapar das temperaturas congelantes de seu país, Trujillo tem a energia que você está procurando. Aqui está o que você precisa conhecer na cidade:

  • Visite o Centro Histórico de Trujillo
    Talvez você não saiba, mas Trujillo foi a primeira cidade do Peru a declarar independência da coroa espanhola, 6 meses antes do restante do país. A cidade velha de Trujillo compreende várias construções coloniais com cores vibrantes que tornam cada esquina desta cidade completamente instagramáveis!
  • Descubra a Cidadela de Chan Chan
    Ouse explorar a maior cidade de argila da América antiga! A Cidadela de Chan Chan foi a capital da cultura Chimu com impressionante extensão e distribuição. O local compreende setores administrativo, cerimonial, residencial e de trabalho, e possivelmente abrigou entre 30.000 e 100.000 pessoas em seu auge.
  • Visite a Praia de Huanchaco
    A Praia de Huanchaco é a parada perfeita para aqueles que estão procurando dar um tempo das atrações turísticas, embora tenha ganhado popularidade ao longo dos anos, já que está localizada próximo a majestosos sítios arqueológicos e oferece condições perfeitas para surfar no Peru.

2. Huacachina & Ica

Talvez você já tenha ouvido falar sobre esta atração, mas caso ainda não o conheça, Huacachina é o único oásis natural do continente e compreende ótimas condições para praticar esportes de aventura, tomar Sol e se desconectar do restante do mundo. E aqui estão algumas dicas do que falar lá:

  • Passeio de Buggy pelas dunas & Sandboard
    Esta é, de longe, a atividade mais procurada em Huacachina, e não tinha como ser diferente, já que você irá explorar o deserto em um buggy como se você estivesse em uma montanha-russa. E o tour fica ainda melhor, pois você poderá praticar sandboarding e deslizar pelas dunas do deserto!
  • Faça a Ruta del Pisco
    Ica é o berço do Pisco, a bebida nacional do Peru, e possui uma grande variedade de vinícolas de Pisco, algumas delas datam de 1776. Felizmente, temos o passeio perfeito para que você conheça 3 das vinícolas de Pisco mais importantes da região.

3. Puno – A Capital Folclórica do Peru

Puno é um dos destinos de viagem mais importantes do Peru, uma vez que abriga o lago navegável mais alto do mundo e uma linda expressão cultural, onde as tradições católicas são combinadas com o antigo misticismo dos Andes. Aqui está o que você precisa saber:

  • Vivencie o Festival Virgen de la Candelaria
    Puno faz jus ao seu título de Capital do Folclore do Peru todos os anos, essencialmente pelo Festival Virgen de la Candelaria, que é celebrado entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro. Esta celebração religiosa foi declarada Patrimônio Cultural Intangível em 2014.
  • Navegue pelo Lago Titicaca
    É reconhecido como o lago navegável mais alto do mundo, uma vez que está situado em uma altitude de 3.812 metros acima do nível do mar. Moradores locais têm mantido sua cultura praticamente intocada do restante do mundo.Taquile e Amantani são as maiores ilhas do lado peruano do lago, mas estas não são as únicas atrações dentro desta maravilha natural, já que também abriga um grupo de 100 ilhas artificiais chamadas de Ilhas Flutuantes de Uros.

4. Cusco – Capital do Império Inca

Seria um pecado deixar a Cidade Imperial de Cusco fora de sua lista, uma vez que este é o principal destino turístico do Peru, não somente por ser lar de Machu Picchu, mas por conta de sua expressão cultural e sua longa história, onde duas eras colidem no coração da cidade. Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer pela cidade:

  • Explore o Vale Sagrado dos Incas:
    O interior de Cusco é tão lindo quanto você pode imaginar, e durante a estação chuvosa fica ainda melhor! O Vale Sagrado ganha uma vívida cor verde, os rios fluem com muita força e os picos mais altos ficam cobertos de neve.Além disso, você terá a experiência dos sítios arqueológicos mais fascinantes sem multidões, permitindo que você tire ótimas fotos sem ninguém no cenário, além de você!
  • Visite os pontos turísticos ao redor de Cusco
    Como você já sabe, Cusco foi a Capital do Império Inca, por isso, seu centro histórico é um dos mais fascinantes graças às estruturas com arquitetura híbrida inca-colonial que as compõem.Existem vários sítios arqueológicos para visitar nos arredores da cidade, o que você pode fazer facilmente com nosso City Tour Arqueológico em Cusco.
  • Descubra Machu Picchu
    Isso não é novidade, nós sabemos, mas é impossível deixá-lo fora desta lista! Além disso, esta será a oportunidade de visitar a Cidadela Inca sem multidões e um exuberante cenário esverdeado complementado por orquídeas coloridas de ponta a ponta.

Nós queremos que você veja tudo com seus próprios olhos! O Peru oferece uma experiência autêntica em qualquer época do ano. Portanto, se você ainda precisar de ajuda para organizar o melhor roteiro por nosso país, entre em contato com nossa equipe

Nós temos diferentes experiências de viagem para todos os tipos de viajantes, certifique-se de conferir nossos pacotes de viagem pelo Peru enquanto você está em nosso blog e comece a planejar as melhores férias da sua vida!

Deixe uma resposta