O que levar na mala para o Peru?

Depois de muitos meses planejando e elaborando o plano de viagem perfeito para as terras peruanas, a ansiedade vai aumentando e finalmente é chegado o momento de preparar sua mala para viajar ao Peru. Para que não ocorra nenhum imprevisto e você tenha tudo que precisa em mãos durante sua viagem, é necessário preparar todos os detalhes com muita atenção.

E como a Viagens Machu Picchu é uma operadora que não somente prepara roteiros, mas participa de todos os processos da sua viagem, dando a assistência necessária para realizar seu sonho com excelência, resolvemos elaborar esta matéria para reunir algumas das principais dicas relacionadas às dúvidas de nossos passageiros sobre o que levar para o Peru.

Assim, podemos te ajudar também neste momento da reta final antes da sua viagem, esclarecendo tudo que você precisa saber, pois sabemos que quando estamos ansiosos para algo é possível que não nos atentemos para alguns detalhes. Mas agora isto não precisa mais ser um problema!

Como você sabe, o antigo país dos Incas é um destino bastante completo e diverso. Existem inúmeras atividades para fazer por aqui, que são escolhidas de acordo com o perfil e o objetivo dos viajantes para compor o roteiro ideal. Além das variadas atividades, ainda é possível visitar mais de uma região peruana, cada qual com suas próprias características climáticas.

Ter estas questões em mente é de extrema importância no momento de organizar o que levar em sua viagem, pois é com base nas informações sobre o clima, as atividades (turismo de aventura, de sol e praia, histórico-cultural etc) e o número de dias do itinerário que os itens necessários serão elencados e priorizados na mala. 

Se você é um viajante pouco experiente ou se esta é sua primeira viagem, não se preocupe, uma vez que aqui iremos te ajudar com todos os detalhes necessários e ainda reservamos um tempo para te apresentar um passo a passo do processo de organização da sua mala.

Além disso, você ainda vai entender melhor quais tipos de roupa levar para o Peru, qual o melhor tipo de bagagem para sua viagem, quais são os itens gerais mais importantes para levar do seu destino de origem e aqueles que você pode encontrar com facilidade já em terras peruanas. 

Outra questão de extrema relevância e que não pode ficar de lado neste processo de organização do que é preciso levar para viajar são os documentos necessários para entrar no país. Aqui você também terá um vislumbre sobre esta parte do planejamento para que ocorra tudo bem durante sua viagem ao Peru! 

Está preparado para dar início à realização do seu sonho? Então venha conosco entender melhor como organizar sua mala de viagem para o antigo país dos Incas e finalmente embarcar para a melhor viagem da sua vida pelas terras peruanas. Esperamos por você de braços abertos e desejamos que você leve de nosso país as melhores lembranças para guardar para a vida inteira! 

Que tipo de mala levar para o Peru?

Nossa primeira recomendação é relacionada ao tipo de mala para levar em sua viagem ao Peru. Atualmente, existem inúmeras regras e restrições de bagagem permitidas aos passageiros, tanto com relação às malas de mão (que podem embarcar nas cabines juntamente aos passageiros), quanto às malas despachadas separadamente. 

Como você pode saber, estas características ficam a critério de cada companhia aérea, como também pode ser relacionada à categoria de passagem aérea adquirida. Em geral, as restrições dizem respeito à dimensão da bagagem (altura, largura e comprimento) e ao peso das malas, que algumas vezes não podem ultrapassar 25kg. 

Portanto, o primeiro passo para começar a preparar suas malas para sua viagem é tomar conhecimento sobre as exigências da companhia aérea para o tipo de bagagem.

Ademais, além das malas para viajar, propriamente dito, é importante levar outros tipos de bolsas para as atividades de seu roteiro, como uma mochila pequena para os city tours ou mochilas de trilha para os itens essenciais.

Dúvida: Que roupa levar para o Peru?

Se sua maior dúvida é sobre quais roupas levar para as terras peruanas, aqui vamos explorar um pouco o tema, pois pode haver uma indecisão entre apostar no conforto ou nas roupas que vão ficar muito bem nos cenários instagramáveis espalhados por este país milenar. 

Apesar disso, nossa dica mais valiosa é para que você tenha sempre em mente que grande parte das atividades turísticas para fazer no Peru são quase sempre empreendidas a pé! E não estamos falando somente das trilhas encontradas por todas as regiões para chegar aos sítios arqueológicos ou maravilhas naturais, já que as cidades oferecem uma experiência mais fiel à realidade quando vamos caminhando pelas ruas.

Outra questão é o clima. É muito importante ter em mente em qual período do ano você irá viajar, uma vez que isto poderá determinar as principais características climáticas de acordo com as regiões que você incluiu em seu roteiro e isso afeta diretamente suas escolhas de o que levar para o Peru.

Viagens entre novembro a março são compreendidas como de “baixa temporada”, o que pode indicar, além da menor presença de turistas, que nem todas as condições climáticas são favoráveis. No caso do território peruano, este período é o mais chuvoso e com o clima mais instável. 

Na região da costa peruana, o calor se faz presente e a temperatura pode alcançar os 30ºC. Assim, é interessante optar por roupas frescas, como vestidos, shorts, camisetas leves e roupas de banho. Em compensação, na região amazônica há abundância de chuva, bem como nos Andes, onde também faz frio, mesmo no verão, por conta das altas altitudes. Então, é recomendado levar capa de chuva e casacos, corta vento e afins para proteger-se.

Já na alta temporada, que vai de abril a agosto, o clima costuma ser firme, com menor ocorrência de chuvas, enquanto também faz bastante frio em algumas regiões. Sendo muito importante priorizar roupas confortáveis e quentes, principalmente para a noite e para as atividades em alta elevação.

A grande recomendação relacionada às roupas é: estar atento ao período do ano de sua viagem e aos destinos de seu roteiro para compreender as condições climáticas e, principalmente, priorizar o conforto para suas atividades. 

Além das roupas, é de extrema importância levar sapatos confortáveis, como tênis e/ou botas para trilha; chapéus ou bonés para proteger-se contra o Sol; lenços são muito úteis no frio e no calor também, para proteger o rosto do frio; entre outras opções. 

Itens essenciais para conhecer o Peru

Para viajar ainda mais confortável, alguns itens essenciais não podem ficar de fora da sua mala de viagem. Como você sabe, nosso país reserva muitas aventuras, então é preciso se preparar ao máximo, levando:

  • Protetor solar, para cuidar do bem-estar da pele mesmo nos dias frios;
  • Câmera fotográfica, para registrar todos os momentos dessa viagem dos sonhos;
  • Adaptador de tomada universal, para evitar contratempos com itens tecnológicos;
  • Remédios receitados em caso de mal de altitude, por conta da alta elevação das terras peruanas (é imprescindível consultar um médico);
  • Itens de higiene pessoal, que podem ser encontrados também nos destinos peruanos e que requerem atenção no transporte aéreo (quantidades, frascos etc).

Documentos necessário para viajar ao Peru

Por fim, e o mais importante, é de extrema importância revisar todos os documentos e requisitos necessários para entrar no Peru e não passar por nenhum percalço neste processo. 

Caso você não saiba, nós temos uma matéria especialmente dedicada aos documentos necessários para sua viagem ao Peru, e adiantamos que para brasileiros é preciso levar consigo RG (ou passaporte, que é opcional, não havendo visto requerido) e os documentos referentes à vacinação contra a COVID-19. 

Neste ponto, atualizações sempre são feitas pelo governo peruano, sendo importante manter-se informado com especialistas para não deixar nenhum detalhe de lado. Conte conosco para isso!

Resumo do passo a passo

Para você não se esquecer de nada, preparamos um passo a passo para o processo de organização das suas malas:

  1. Consulte a companhia aérea sobre as exigências de bagagem de mão e/ou despachada.
  2. Compreenda seu roteiro: qual o período do ano e quais as regiões visitadas?
  3. Entenda as condições climáticas de cada local neste período.
  4. Faça uma lista setorizada para lembrar de todos os itens (higiene, roupas de frio, roupas leves, itens essenciais, eletrônicos, entre outros).
  5. Estipule quais atividades do roteiro podem exigir equipamentos especiais (ex. bastões de trekking) e o que pode ser alugado no Peru.
  6. Revise a validade da sua documentação com antecedência.

Agora que você já sabe tudo que precisa para organizar suas malas da maneira correta é só aproveitar e aguardar para realizar seu sonho! E se você ainda está planejando sua viagem ou deseja a assistência de uma agência local especializada em atender brasileiros em terras peruanas, que tal conhecer nossos pacotes de viagem para o Peru? Ainda dá tempo!

2 Comentários

  1. Luíza Lima de Menezes diesse: Responder

    Gostaria de saber se poderia dar uma porcentagem de entrada e pagar o restante quando chegar em Cusco.

    1. Blog Viagens Machu Picchu diesse: Responder

      Visite esse site para mais informações https://www.viagensmachupicchu.com.br/contato

Deixe uma resposta