O que levar para Trilha Inca

A Trilha Inca Clássica é a alternativa mais procurada para chegar a Machu Picchu, e como poderia ser diferente, já que ela compreende a mesma rota usada pelos Incas para chegar ao que hoje é o Santuário Histórico. Esta trilha histórica se estende por 40 km e te leva por diferentes ecossistemas, por isso você precisa saber como fazer suas malas com os itens essenciais de que pode precisar. 

Caso você não saiba, esta estrada não é uma tarefa fácil, ela irá te levar por altitude de cerca de 4.000 metros acima do nível do mar e suas inclinações íngremes muitas vezes não tornam esta elevação suportável. Tudo irá depender de sua preparação física e mental para finalizar a Trilha Inca, então é melhor saber tudo a respeito, antes de se comprometer com isso. 

Tenha em mente que você irá caminhar 12 quilômetros por dia, em média, e preparar uma lista perfeita para fazer as malas é a chave para ter uma experiência livre de estresse e mais confortável. Entretanto, os carregadores irão tomar conta de todo o equipamento de cozinha e do acampamento, incluindo sua mochila extra; deixando que você caminhe apenas com a mochila com itens essenciais.

Existem muitas coisas para se considerar, por isso, preparamos esta matéria para te ajudar a organizar sua mala com os itens essenciais para a Trilha Inca!

Roupas para a Trilha Inca 

Se você está pensando no que vestir para fazer a Trilha Inca, recomendamos que você seja simples. Considere se vestir em camadas, já que isso pode ser mais versátil ao longo da rota, além do que o clima pode ser bastante imprevisível, então é ótimo estar preparado para tudo.

Para te ajudar com isso, aqui reunimos algumas sugestões sobre quais roupas usar na Trilha Inca:

  • Camada base. Recomendamos trazer 2 tops e 1 camada de base inferior para esta trilha. A primeira camada consiste em roupas de alta absorção para facilitar a transferência de umidade e é melhor se estas peças se adequarem perfeitamente à pele.
  • Camisetas de trekking. Certifique-se de incluir em sua mochila pelo menos 3 camisetas de manga curta e uma de manga longa para a trilha. Não traga camisetas de algodão, uma vez que estas absorvem a umidade, escolha camisetas de poliéster, já que elas secam mais rápido.
  • Shorts e calças de trekking. Traga 1 ou 2 calças ou shorts de trilha, embora o ideal sejam calças modulares que se transformam em bermuda, assim você economiza espaço e fica muito mais versátil.
  • Roupa íntima. Recomendamos que você traga, ao menos, 4 pares de roupa íntima esportiva respirável. Certifique-se de escolher uma marca focada especificamente na fabricação de produtos que possam lidar com o suor de esportes de alta intensidade. 
  • Jaquetas resistentes a intempéries ou “poncho” para chuva. Você nunca sabe o que encontrará ao longo da trilha, então é melhor estar preparado com uma jaqueta ‘hardshell’ ou com um compacto poncho a prova d’água durante a estação chuvosa, principalmente.
  • Jaqueta isolante. Definitivamente você irá precisar se manter aquecido durante as noites frias no acampamento e, possivelmente, durante a trilha, embora você possa se aquecer ao caminhar ao longo dos Andes e da selva alta.
  • Chapéu e óculos-de-Sol. Lembre-se de que o Sol é realmente agressivo nestas altitudes e é melhor você estar preparado para isso. Você irá precisar de um chapéu que confira a proteção contra o Sol em seu rosto e pescoço, e seria melhor se o seu chapéu fosse fácil de dobrar para caber na mochila.
  • Gorro. As temperaturas podem ficar bastante frias durante o início das manhãs e durante à noite, então traga uma ou duas toucas para manter suas orelhas aquecidas.
  • Botas de trilha. Este é o equipamento mais importante para fazer a trilha, então certifique-se de encontrar boas botas de trilha que se encaixam bem nos seus pés. Se você estiver comprando este item pela primeira vez, tire um tempo para testar as botas e ver se são tão confortáveis quanto você precisa que sejam.
  • Meias de caminhada e térmicas. Recomendamos levar ao menos 3 pares de meias de caminhada, já que elas providenciam uma boa respirabilidade (não use de algodão, pois elas causam bolhas). Além disso, não se esqueça de trazer ao menos 1 par de meias térmicas para as noites frias no acampamento.

Equipamento pessoal e Medicamentos

Como mencionamos antes, os carregadores irão tomar conta de todo o equipamento para acampar e cozinhar e também do restante de sua bagagem, então não há necessidade de se preocupar com isso, exceto com seu saco de dormir e itens pessoais. Aqui está uma lista com itens essenciais para esta trilha:

  • Saco de dormir. A maioria dos pacotes para a Trilha Inca não incluem o saco de dormir no valor, então você precisará conseguir um saco de dormir bom e quente, já que as noites são congelantes. Você pode alugar facilmente com a mesma empresa ou em alguma loja de equipamentos de trekking em Cusco.
  • Bastões de trekking. Recomendamos trazer um par de bastões de trekking que são retráteis e fáceis de carregar. Lembre-se de que haverão inclinações íngremes ao longo da rota e este item pode reduzir, significativamente, o impacto em seu joelho e nas juntas das pernas.
  • Lanterna de cabeça. Os acampamentos não possuem eletricidade ou são pouco iluminados, então seria melhor ter uma lanterna com você. Além disso, alguns operadores oferecem um tour matinal por Machu Picchu, o que significa que você irá realizar uma caminhada, no quarto dia, antes do sol nascer.
  • Garrafa d’água reutilizável ou bolsa de hidratação. Manter-se hidratado é a chave para evitar qualquer sintoma de mal de altitude, então certifique-se de trazer ambos estes itens para a trilha. A maioria dos operadores da Trilha Inca providenciam água no acampamento antes e depois da trilha.
  • Câmeras e baterias extras. Apostamos que a primeira coisa que vem à mente quando você pensa sobre o que trazer para a Trilha Inca é a câmera, e você certamente vai precisar disso, já que os cenários ao longo do caminho são alucinantes.
  • Sacos com zíper à prova d’água. Esta será a forma mais útil de manter suas coisas de valor ou itens importantes seguros.
  • Cadeados pequenos. Proteja seus pertences em sua mala.
  • Toalha de trekking. Certifique-se de ter em mãos uma toalha de secagem rápida para a trilha, com tamanho entre pequeno a médio já fará o trabalho.
  • Proteção solar e hidratante labial. Lembre-se, proteger sua pele é algo importante ao longo da trilha. Certifique-se de levar um protetor solar com alto fator FPS e um hidratante labial, devido às baixas temperaturas. 
  • Lenços umedecidos e desinfetantes para as mãos. Ótimos para desinfetar e limpar as mãos antes e depois de comer, ou quando elas ficam sujas durante a caminhada.
  • Artigos de higiene pessoal. Como papel higiênico, escova de dente, creme dental, sabonete e shampoo para viagem, entre outros.
  • Medicamentos para Mal de Altitude. Você pode comprar Diamox na maioria das farmácias no Peru, encontradas em cada esquina. Este remédio ajuda a prevenir o mal de altitude, mas tenha em mente que isso não irá curá-lo.
  • Remédios em geral. Certifique-se de trazer paracetamol ou aspirinas para dor de cabeça, que são comuns em locais com altitude elevada, e imodium para dores de barriga. Além disso, certifique-se de falar com seu agente de viagem caso tenha qualquer doenças pré-existentes que eles precisam saber.
  • Repelente de inseto e pós-picada. Este item é obrigatório, certamente você não vai querer ser devorado por mosquitos durante a noite ou ao longo da trilha.
  • Dinheiro. Para dar gorjeta aos carregadores, guias e cozinheiros, caso queira. Assim como para pagar pelos banhos e outras coisas que você possa precisar (se disponível).
  • Passaporte. Você vai precisar apresentá-lo tanto para a Trilha Inca, quanto para Machu Picchu.
  • Mochila pequena. Para carregar itens essenciais para o dia e deixar o restante com os carregadores junto de seu saco de dormir.

Estas listas são longas, nós sabemos, mas é melhor estar preparado para tudo do que ser pego de surpresa em meio à Trilha Inca. Para te ajudar a organizar tudo sem esquecer nenhum detalhe, certifique-se de fazer um ‘checklist’ de tudo que você precisa e faça sua mala de acordo com o que está aqui e que você considere importante para você.

Queremos que você se divirta, mas também tenha uma experiência segura, então certifique-se de saber tudo sobre como lidar e prevenir o mal de altitude para realizar esta trilha.

Além disso, para quem planeja um roteiro pelo Peru, temos as melhores opções de roteiros e pacotes de viagem que a Trilha Inca, que você precisa conhecer! Ouse descobrir as terras místicas dos Incas com a Viagens Machu Picchu!

Deixe uma resposta