Como se preparar para a Trilha Inca

Se você está disposto a viver esta aventura ou se ainda está decidindo se a Trilha Inca é uma boa opção de trilha para você, aqui separamos algumas questões que você deveria levar em consideração antes de começar esta caminhada de vários dias até Machu Picchu. Queremos que você tenha uma ótima experiência pelos Andes, mas lembre-se de que será importante você começar a se exercitar antes de vir para o Peru.

A Trilha Inca Clássica é a alternativa mais procurada para chegar à antiga cidadela dos Incas, por isso é aconselhável reservar esta aventura com ao menos 6 meses de antecedência. Tenha em mente que as licenças para realizar a Trilha Inca são limitadas a 500 visitantes por dia, incluindo carregadores, guias e cozinheiros.

No entanto, as logísticas para reservar a Trilha Inca são muito mais fáceis em comparação ao processo de preparação pelo qual você precisa passar para realizar a trilha. Você irá andar, em média, 12 km por dia e irá chegar a cerca de 4.200 metros acima do nível do mar, então não tenha dúvida de que é um trajeto muito desafiador.

Portanto, a preparação para a Trilha Inca não se trata somente de “ficar em forma”, mas também sobre a importância de se aclimatar corretamente em Cusco. São muitos detalhes para considerar, mas, felizmente, aqui nós reunimos algumas dicas para te ajudar a se preparar para uma experiência inesquecível pelos Andes e pela selva alta. 

Coisas para fazer antes de vir ao Peru

Sabemos que a primeira pergunta que todos fazem sobre a Trilha Inca é: o quão em forma eu preciso estar para esta trilha? Bem… não há uma resposta certa para isso, mas tudo vai depender do seu nível de condicionamento físico.

Como mencionamos anteriormente, a Trilha Inca não é uma tarefa fácil, ela irá te levar a grandes altitudes e o dia mais longo de caminhada será com 16 km a pé. Então, se você é uma pessoa fisicamente ativa, deve considerar aumentar a intensidade de sua rotina de treino.

Entretanto, se você já percebeu que talvez não esteja tão em forma, o melhor é começar a se preparar agora mesmo. Recomendamos que os aventureiros comecem a praticar exercícios entre 3 a 6 meses antes da sua viagem, seguindo uma rotina estrita, focada em fortalecer seu sistema cardiovascular e suas pernas.

Para começar, você pode fazer caminhadas simples de 10 quilômetros em sua cidade, mas certifique-se de fazer uma rota com trechos variados, tendo tanto terrenos rochosos, quanto inclinações íngremes. Corridas de longa distância e andar de bicicleta são uma ótima forma de ajudar no seu processo de oxigenação, enquanto exercícios aeróbicos são a chave para fortalecer a parte inferior do corpo.

Outro ponto a ser destacado é a preparação mental, já que a trilha te leva para uma aventura de 4 dias que te coloca em seu limite. Portanto, não esqueça de estar mentalmente preparado para o desafio que vem pela frente, resistência é a chave para finalizar esta trilha histórica.

Embora a estrada te leve por segmentos muito difíceis, você também terá tempo para descansar e andar por partes quase planas que te permitirão apreciar os lindos cenários naturais que estarão te cercando.

Você terá sempre um guia te acompanhando, que pode te assistir em caso de qualquer inconveniência e que, ao mesmo tempo, também te ajudará a definir um ritmo para a sua caminhada. Lembre-se, não é uma corrida, é a sua concentração e domínio de sua mente que te levarão para o próximo acampamento dia após dia.

Aclimatação para a Trilha Inca

Outro fator que não pode ser ignorado é o Mal de Altitude, uma condição que afeta a maioria dos viajantes que vêm de destinos de origem que estão a 1.000 metros acima do nível do mar. Certifique-se de ter isso em mente, já que Cusco será o ponto de partida da trilha e esta cidade está a uma elevação de 3.400 metros acima do nível do mar.

O chamado ‘Soroche’, em espanhol, pode ser perigoso se não for tratado imediatamente, esta condição pode estragar alguns dias de seu roteiro. Então vá com calma e permita que seu corpo se acostume com a nova pressão do ar. Felizmente, nem todos passam por isso, mas é sempre melhor ser cauteloso, uma vez que esta condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente de seu nível de condicionamento físico.

Aqui nós reunimos 5 dicas que têm ajudado viajantes peruanos e estrangeiros a prevenir o Mal de Altitude enquanto estão nas altas terras do Peru:

  1. Mantenha-se hidratado
    Considere que a água será sua melhor amiga e aliada para combater e prevenir esta condição, já que as altas altitudes são associadas a desidratação como resultado da junção de ar seco e da respiração curta e rápida, o que causa uma perda de fluidos corporais. Assim, é importante beber muito líquido para ajudar seu corpo a se hidratar ao longo de sua estada no Peru.
  2. Evite álcool e fumar a todo custo
    Sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que pode se tornar ainda mais difícil especialmente quando estamos de férias, mas acredite e confie em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de consumir qualquer um destes produtos, seja o cigarro ou as bebidas alcoólicas. Isso é necessário, pois o consumo destes itens pode aumentar a desidratação e encurtar ainda mais a respiração quando consumidos nos primeiros dias.
  3. Beba o chá ou mastigue as folhas de Coca
    A planta Coca é considerada sagrada em solo peruano, principalmente por ser uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É muito conhecida e consumida por ajudar a aliviar os sintomas do mal de altitude e ajudar a melhorar o processo de aclimatização. Você pode tanto tomar o chá, quanto mastigar algumas folhas, e apesar de não possuir o melhor sabor do mundo, isto irá te ajudar muito!
  4. Coma alimentos leves, mas calóricos
    Altitudes elevadas aumentam a necessidade de combustível, por isso, é melhor ter uma dieta bem calórica durante seu período no Peru. Certifique-se de se alimentar de lanches saudáveis, mas calóricos, que possuam muitos grãos em sua composição. Comer alimentos leves também é importante para facilitar a digestão!
  5. Vá com calma
    A chave para tudo em nossas vidas! Não se apresse, se respeite e respeite seu tempo e do seu corpo para se acostumar com a altitude. Não se comprometa com atividades fisicamente exigentes nos primeiros dias. No período de aclimatização, faça passeios curtos, caminhadas, conheça alguns pontos da cidade que está visitando ou simplesmente tire um tempo para relaxar e descansar.

Se você está se perguntando se existem medicamentos que podem ajudá-lo com os sintomas da doença da altitude, você pode comprar Diamox ou Soroche Pills em qualquer farmácia no Peru. No entanto, recomendamos consultar um médico antes de tomar qualquer um desses medicamentos.

É relevante dizer novamente que nossos guias são capacitados para te ajudar a lidar com o Soroche caso você esteja passando por qualquer sintoma. Para mais informações sobre esta condição, confira esta matéria sobre como lidar com o mal de altitude no Peru.

Levar o equipamento certo é a chave

Embora todos os operadores de turismo incluam o acampamento e os equipamentos de cozinha em seus pacotes, você precisará levar alguns equipamentos pessoais para a trilha. Se você não deseja carregar peso extra de volta para casa, você pode alugar os equipamentos de trekking em Cusco.

Durante a trilha, você só precisará se preocupar com a sua mochila com itens essenciais e os carregadores irão cuidar do restante, principalmente de sua mochila completa, para que você possa viajar leve. Aqui está uma lista de itens que você deveria levar com você o tempo todo:

  • Mochila resistente à chuva. Independente da estação, este item será útil para a Trilha Inca, lembre-se que esta estrada antiga te leva dos Andes até a floresta nublada, então o clima pode ser bastante imprevisível. É melhor estar preparado para a chuva em qualquer época do ano, especialmente nos dois últimos dias de trilha.
  • Capa de chuva ou poncho. Como mencionamos anteriormente, é melhor tê-la e usá-la, do que não tê-la e precisar utilizá-la. Uma capa de chuva é um item imprescindível na mochila de todo trilheiro! Lembre-se de que você estará atravessando a selva alta.
  • Repelente de inseto e pós-picada. Não queremos te alarmar, mas os mosquitos ao longo desta trilha podem ser um tanto quanto irritantes, especialmente durante a estação chuvosa, e você não vai querer lidar com as picadas depois, confie em nós. Certifique-se de trazer repelente de insetos e pós-picada para esta trilha.
  • Garrafa d’água reutilizável. Mantenha-se hidratado ao longo da trilha. Lembre-se de que a Trilha Inca irá te levar a altitudes de cerca de 4.000 metros, certifique-se de beber água o suficiente para prevenir qualquer mal de altitude.
  • Proteção solar. Proteja sua pele a todo custo ao longo da trilha! Certifique-se de usar um protetor solar com alta proteção FPS e lembre-se de reforçar a aplicação a cada hora. Além disso, não esqueça de trazer óculos de Sol e um boné ou chapéu para esta aventura.
  • Roupas quentes. Como mencionamos antes, a trilha irá te levar por diferentes ecossistemas com diferentes condições climáticas. Portanto, seria sensato levar roupas quentes, como luvas, roupas térmicas, tops de lycra, toucas de lã e calças ou shorts de trekking.
  • Passaporte. Por favor, não se esqueça disso! Você irá precisar deste documento para entrar na Trilha Inca e no próprio Machu Picchu, então, coloque este item no topo da sua lista.

A lista não acaba por aqui! Existem tantas coisas para considerar que precisamos fazer uma matéria completa sobre isso. Se você deseja mais informações sobre o que levar para a Trilha Inca, então confira nosso guia especial sobre isso.

Existem algumas coisas que você não pode esquecer ao visitar a Cidadela Inca, então aqui temos uma matéria sobre os itens essenciais para levar a Machu Picchu.

Como você pode ver, a Trilha Inca não é tão fácil quanto reservar o tour e o ingresso. Existem tantas coisas para se lembrar que você deve saber, e nós queremos que você tenha as informações certas.

O Peru é um país cheio de história e maravilhas naturais, queremos te mostrar um pouco de tudo! Não se esqueça de conferir nossos roteiros de viagem para o Peru e comece a planejar a viagem de férias perfeita.

Deixe uma resposta