O Tradicional Mercado San Pedro

Sabemos que já falamos disso inúmeras vezes em diferentes matérias, mas é a realidade: Cusco é, definitivamente, o destino turístico mais completo no Peru. Nesta cidade você pode aprender sobre grande parte de nossa história, explorar as maravilhas naturais mais impressionantes de nossas terras, sem deixar de lado uma questão muito importante, que é vivenciar nossa expressão cultural ancestral da região.

O Mercado de San Pedra é um dos lugares mais populares de Cusco, não apenas para turistas, mas também para moradores locais, já que este é o mercado central na Cidade Imperial. Então, para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os estilos de vida tradicionais em Cusco, este é o lugar certo para ir! Além disso, o mercado está localizado a alguns quarteirões da Plaza de Armas.

Existem centenas de barracas divididas em vários setores, nas quais você pode comprar vegetais frescos, roupas de frio, souvenirs, alimentos, flores e muito mais. San Pedro está repleto de um pouco de tudo com preços bons e acessíveis, assim como produtos de alta qualidade.

Viajar ao Peru vai muito além de visitar ruínas interessantes e maravilhas naturais, nossa expressão cultural é algo que não pode ser ignorado e nós adoraríamos te mostrar um pouco mais sobre o que nos torna verdadeiramente peruanos.

Sobre o Mercado San Pedro

Muito antes do centro comercial local existir, o povo cusquenho costumava vender seus produtos na praça principal da cidade e na Plaza San Francisco, que estão localizadas a 3 blocos de distância uma da outra.

O governo regional viu uma necessidade, na década de 1910, de inserir estes comércios em locais específicos, e decidiu construir um local onde fazendeiros e artesãos pudessem ter uma área designada para vender seus produtos confortavelmente. É quando a iniciativa do Mercado San Pedro nasceu.

Não muito longe da Plaza de Armas estava outra praça, cercada pelo Convento Santa Clara e pela Igreja de San Pedro, chamada “Pampa de Qasqaparo”, uma localização central na cidade, perfeita para este novo espaço comercial público.  

O Mercado de San Pedra foi inaugurado em 1925, embora sua construção não tenha sido finalizada apenas 25 anos mais tarde. Gustave Eiffel, o mesmo arquiteto que desenhou a famosa Torre Eiffel, foi um dos encarregados de criar a estrutura dentro do mercado local.

Este icônico arquiteto foi responsável pela construção da maior parte do Mercado de San Pedro que, na verdade, era a maior superfície coberta de toda a cidade naquele tempo. Apesar disso, a construção precisou ser expandida, devido ao crescimento populacional da cidade, tornando-o o principal centro comercial da cidade.

O que encontrar no Mercado San Pedro?

Como mencionamos anteriormente nesta matéria, o Mercado de San Pedro compreende várias áreas, onde você pode encontrar alimentos, itens decorativos, souvenirs, roupas, vegetais, frutas e muito mais.

Entretanto, tenha em mente que este mercado tradicional possui cerca de 1.180 barracas e, se você deseja explorar ao máximo este local, seria melhor se você realizasse este passeio pela manhã, e tirando este tempo para mergulhar profundamente em nossa expressão cultural e diversidade. Aqui está um pouco do que você pode esperar:

1. Souvenirs e Artesanatos

Se você está buscando pelo souvenir perfeito para levar para casa ou presentear alguém, ou até mesmo por uma peça de roupa única para seus dias em Cusco, este é um dos melhores locais para visitar. Para quem vem ao mercado pela rua Santa Clara, a primeira coisa que você irá notar é um salão inteiro dedicado a esta seção.

Lá você encontrará lindas peças de artesanato a preços razoáveis e acessíveis, entretanto, nós aconselhamos que você confira diferentes preços, já que alguns comerciantes locais costumam sobrecarregar um pouco os preços de seus produtos, especialmente para estrangeiros.

Quando você compra qualquer coisa neste mercado, você contribui para a comunidade, mas lembre-se que pechinchar não é algo desaprovado no Peru, na verdade, é essencial para você comprar algo neste espaço local, especialmente se você parece um turista. Então não tenha medo ou fique envergonhado de pedir para os comerciantes abaixarem um pouco os preços de seus produtos se necessário.


2. Sucos de frutas & Extratos

Existem 3 corredores de vendedores de sucos no Mercado de San Pedro, a maioria dirigido por mulheres carismáticas que irão fazer de tudo para ter um pouco de sua atenção. Para aqueles que buscam por algo gostoso para beber, esta seção é a melhor para conhecer.

Interagir com moradores locais é uma forma de você conhecer um pouco sobre o povo cusquenho, super falantes e amigáveis certamente irão te dar um motivo para voltar ao mercado após sua primeira visita.

Além disso, os sucos e extratos são excepcionalmente bons, feitos com vegetais e frutas frescos. Você também pode escolher diferentes combinações que estão em seus cardápios ou fazer sua própria combinação. Particularmente, para nós esta é a seção mais alegre e vívida de todo o mercado!


3. Sopas e refeições

Se você estiver visitando o Mercado San Pedro pela manhã ou na hora do almoço, você encontrará uma experiência gastronômica mais íntima da região cusquenha. 

A seção de sopas e refeições está localizada próxima à entrada da rua Gohering e compreende várias barracas, nas quais você pode encontrar pratos locais deliciosos e muito instigantes. Para o café-da-manhã, nós recomendamos provar alguns “Pan con Nata”, uma das especialidades do mercado.

Para o almoço, você encontra diversas opções, variando dos pratos clássicos do Peru até a cozinha local andina. Lá você pode experimentar um delicioso ceviche de truta, lomo saltado ou, se você se sente encorajado o suficiente, pode provocar algumas das sopas ou caldos feitos com cabeça de ovelha. Se não for o caso, você pode optar por uma sopa de galinha ou de legumes.


Estas são apenas 3 sessões de muitas coisas que você pode encontrar no Mercado San Pedro. lembre-se que você pode comprar carnes, frutas frescas e vegetais neste local especial no Centro Histórico de Cusco.

Como chegar ao Mercado San Pedro em Cusco?

O Mercado San Pedro está localizado no coração do centro da cidade! Para chegar até lá, você pode usar a Plaza de Armas como ponto de referência. Você pode seguir facilmente pela rua Portal de Mantas, passando pela Igreja La Merced e pela Praça San Francisco antes de chegar a este centro cultural.

Resumindo, o Mercado San Pedro está localizado a 5 quarteirões de distância da Plaza de Armas, e levará cerca de 10 minutos para chegar até lá a pé. Se faz parte dos seus interesses andar pela cidade como um verdadeiro local, não perca o nosso City Tour por Cusco, no qual você irá explorar não só este centro comercial, como muitos outros lugares dentro da cidade.

Cusco é uma cidade mágica, onde história e tradições antigas têm marcado inúmeras gerações. Nós queremos que você aproveite ao máximo sua experiência, então certifique-se de conhecer todas as diferentes coisas para fazer na cidade de Cusco.

Para aqueles que estão planejando a viagem perfeita ao Peru, temos algumas opções que podem ser ideais para você! Confira nossos pacotes e descubra muito mais de nosso país durante sua aventura. 

Deixe uma resposta