Passeios em Paracas e arredores

De todos os destinos que encontramos no Peru, Paracas pode ser um dos mais paradisíacos de todo o país, por possuir cenários naturais impressionantes que misturam ecossistemas e abrigam uma biodiversidade encantadora, sendo o lar de algumas das espécies da fauna marinha mais carismáticas que você já viu. 

Paracas está localizada dentro da região de Ica, ficando a cerca de 3 horas da capital peruana, a cidade de Lima, sendo um passeio perfeito para aqueles viajantes que buscam escapar um pouco de todos os agitos da área urbana, já que você encontrará um pequeno vilarejo, que é ponto de partida para todas as aventuras da região. 

Caso você não saiba, Paracas torna-se um lugar fascinante, pois, além de tudo que já foi mencionado, ainda é o local onde o deserto e a costa peruanos se encontram, formando paisagens com aspectos antagônicos, mas que se misturam harmonicamente em paisagens que aquecem nossos corações. 

E o encanto deste destino não termina por aí, já que além de Paracas ter a primeira unidade de conservação do Peru, também possui sítios arqueológicos nos quais é possível encontrar alguns artefatos remetentes à cultura que deu nome à área, um povo pré-inca que deixou um legado por estas terras. 

Aqui resolvemos te apresentar um pouco sobre os pontos turísticos de Paracas e ideias de destinos para visitar nos arredores da região que, de antemão, abrigam algumas das principais maravilhas naturais e históricas de todo o país. Paracas é um destino que possibilita que as vivências dos sonhos possam se tornar realidade. Está pronto? Então, não pare por aqui e avance nesta viagem com a gente!

O que fazer em Paracas?

Como dissemos anteriormente, Paracas possui alguns atrativos que são capazes de te encantar à primeira vista. Todo o apelo visual deste destino é obra da natureza, que é uma grande artista e criadora, e tudo isso pode ser explorado e redescoberto por você em passeios incríveis e responsáveis pela região. Aqui listamos os principais atrativos para você conhecer e se encantar com a gente! 

Reserva Nacional de Paracas

A Reserva Nacional de Paracas é o atrativo mais imperdível da região, sem sombra de dúvidas, pois além de ser um local com cenários incríveis, ainda abriga lugares e pontos históricos e proporciona aventuras sem igual, com encontros frente a frente com a gigante biodiversidade da reserva e com animais que você jamais poderia imaginar.

Esta unidade de conservação peruana é considerada uma das primeiras do país, foi estabelecida na data de 25 de setembro de 1975, ou seja, já possui cerca de 47 anos e foi criada com o intuito de proteger e preservar grande parte da biodiversidade do litoral do Peru, que é muito valiosa. E são essas características que atraem milhares de turistas a este destino todos os anos. 

Além da vida em suas formas naturais, também é possível encontrar fragmentos da vida através da história nesta região, que foi habitada tanto pela civilização Paracas, quanto pela cultura Topara, que deixou alguns dos sítios arqueológicos que podem ser visitados ainda hoje. 

O grande explorador da área foi o conhecido arqueólogo Julio C. Tello, que encontrou objetos como tecidos e outros utensílios usados diariamente por estes povos escondidos nas areias que cobrem a região. Atualmente, alguns desses achados podem ser vistos no museu que homenageia o pesquisador, o Museu Julio C. Tello.

Ao todo, a reserva possui 3.350 km² e mais de 300 espécies de animais que esperam por você e abrigam lugares encantadores, como a Playa La Mina ou a Yumaque, a Playa Roja que recebe grande número de visitações, devido à curiosa coloração da areia, além de outros pontos que revelam alguns enigmas da região, como o glifo de ‘El Candelabro’, ou a rocha chamada de ‘La Catedral’. 

Ilhas Ballestas

Certamente, este é o ponto alto dos passeios por Paracas, já que as Ilhas Ballestas oferecem experiências inesquecíveis em meio ao oceano Pacífico. Aqui é possível encontrar uma riqueza de fauna marinha que, não à toa, fez com que este grupo de ilhas que fica em frente à Reserva Nacional de Paracas recebesse o apelido de ‘Pequena Galápagos Peruana’. 

No passeio às Ilhas Ballestas, você irá ter a oportunidade de observar animais como os pinguins-de-Humboldt, alguns golfinhos pelo caminho – se tiver sorte o suficiente-, aves exóticas, mas acima de tudo, um dos encontros que mais irá te deixar de queixo caído é ver de perto uma das maiores colônias de leões-marinhos da costa do Peru. 

E você já pensou se pudesse nadar com eles? Pois saiba que isso também é possível! E esta pode ser uma experiência cheia de adrenalina no começo, mas que aos poucos se tornará algo encantador e inesquecível, como um momento de total harmonia entre você e a natureza. 

Tambo Colorado

Para os amantes de história, aqui é possível enxergar, por um outro ângulo, novos fragmentos de como as antigas culturas peruanas habitaram estas terras. Em Paracas você encontra o Tambo Colorado, um sítio arqueológico identificado como pertencente ao século XV e que foi incorporado ao Império Inca, durante o governo de Tupac Yupanqui, onde pode-se observar as nuances arquitetônicas do local.

Acredita-se que Tambo Colorado tenha tido suas funções divididas em centro administrativo, residencial, econômico e cerimonial, que teria sido habitado, antes da chegada dos Incas, pela cultura chincha, que possuía influências da civilização wari. 

Você pode conhecer este sítio arqueológico de cor avermelhada e com estruturas fascinantes por meio do tour ao Tambo Colorado. Embarque nesta aventura e explore ainda mais nossa história!

Os arredores de Paracas

E a viagem para Paracas não precisa acabar por aí. Para aqueles que desejam aproveitar ao máximo, é interessante lembrar que você estará na região de Ica e a pequena cidade estará a poucos quilômetros de distância. Nesta oportunidade, você poderá desfrutar de ótimos momentos em meio ao deserto peruano. 

Ica abriga um dos atrativos mais interessantes não só do Peru, como também de todo o continente, já que é lar de uma obra única da natureza por aqui: o Oásis Huacachina, o único oásis natural do continente. 

Em meio a dunas de areia gigantes, que formam incríveis cenários, é possível fazer um tour de buggy e sandboarding para encher a experiência no local de adrenalina e diversão. Neste passeio as dunas se tornarão verdadeiras montanhas-russas e o local perfeito para surfar na areia com as pranchas de sandboard. 

Gostamos sempre de reforçar que o Peru é um país com muita diversidade, recheado de atividades para todos os gostos: dos mais aventureiros aos que desejam somente relaxar; das crianças aos mais velhos… Tudo é possível na antiga terra dos Incas!

Por isso, aproveitando sua passagem pela região sul, recomendamos que você pense em explorar ainda mais os atrativos próximos, como a Nazca, por exemplo. Por isso, te apresentamos com mais detalhes os destinos do sul do Peru para você planejar seu roteiro ideal!

Gostou dessas ideias? Não deixe para depois a oportunidade de tirar do papel a sua viagem dos sonhos pelo Peru. Temos uma equipe de experts totalmente preparada para te atender e construir, de acordo com seus interesses, a experiência tão esperada por nossas terras, então entre em contato conosco! 

Temos muito orgulho de mostrar cada detalhe de nosso país para nossos clientes e para tornar tudo ainda mais mágico, oferecemos serviços de primeira qualidade! Não deixe de conhecer nossos pacotes de viagem para o Peru e veja com seus próprios olhos os encantos de Paracas e muitos outros destinos peruanos!

Deixe uma resposta