Sul do Peru: conheça Ica e Nazca

Muitos viajantes que chegam ao Peru têm como foco principal da viagem conhecer os pontos turísticos mais famosos do país, como é o caso de Machu Picchu, o destino mais procurado, ou até mesmo da capital peruana, Lima, deixando para trás um grande leque de possibilidades de se aprofundar ainda mais nas maravilhas naturais e culturais da antiga terra dos Incas.

Pensando na possibilidade de te ajudar a ampliar seus horizontes pelo território peruano, por que não apresentar outros caminhos a serem percorridos por nosso país? Assim, aqui você encontrará informações sobre alguns dos destinos mais interessantes e que abrigam algumas das joias de nosso povo, e você poderá conhecê-los em um roteiro pelo sul do Peru!

Caso você não saiba, nossas terras guardam litoral, montanhas nevadas, selva e também um deserto, que é lar do único oásis natural da América do Sul, e onde alguns dos maiores mistérios de nossa história se escondem. Sem sombra de dúvidas, você irá se encantar por tudo que esta região pode oferecer.

Além de grandes aventuras, cheias de emoção e adrenalina, como tours de buggy ou sobrevoo pelos Pampas de Jumana, o sul peruano também entrega grandes oportunidades de desfrutar o melhor da gastronomia e das bebidas do país, que irão te envolver por completo ao provar os sabores e sensações de cada um dos pratos e drinques. 

Ficou curioso para saber mais? Não se preocupe, pois aqui você irá conhecer um pouco melhor sobre o que fazer no Peru, além do óbvio. Prepare-se para embarcar em uma viagem cheia de emoção, história e aventuras que irão te transformar! 

Ica e o único oásis natural sul-americano

A região de Ica proporciona experiências cheias de aventura e que também permitem desfrutar um pouco mais de nossa cultura por meio de nossa gastronomia. Sendo muito famosa por abrigar o único oásis natural do continente sulamericano, Ica também é reconhecida por sua grande produção de vinhos e do Pisco, que você já deve saber que é o carro chefe das bebidas nacionais. 

O Oásis Huacachina é o principal ponto turístico da área, localizado a apenas 15 minutos da cidade de Ica e a cerca de 5 horas da capital peruana, este lugar é um refúgio em meio ao deserto. O oásis guarda uma pequena vila e cenários paradisíacos, cercado por dunas de areia que se tornam o local perfeito para admirar lindos pores-do-Sol. 

Se você deseja visitar este Patrimônio Cultural Nacional, título que ajuda na preservação desta maravilha da natureza, não pode perder a chance de fazer um tour de buggy com sandboarding pelas dunas do deserto. Certamente, este será o ponto alto da diversão por lá! Além de tudo, esta será uma ótima oportunidade de se desconectar do restante do mundo e focar no melhor momento, que é o presente.

E para complementar sua passagem por Ica, é imprescindível fazer um tour por algumas das vinícolas e vinhedos mais antigos da América Latina. Algumas destas são abertas ao público e oferecem experiências de degustação de seus produtos, enquanto você também aprende e acompanha os processos de destilação das bebidas, e tudo isso pode ser encontrado fazendo o tour Rota do Pisco.

E já que estamos em Ica, por que não visitar a cidade de Nazca, que está a poucos quilômetros de distância? 

Os mistérios de Nazca

Se você já está pesquisando sobre o Peru há algum tempo já deve ter ouvido falar desta região, e se você é um amante das histórias e mistérios do mundo antigo, então não pode deixar de conhecer este destino, que guarda um dos maiores enigmas do Peru.

Estamos falando sobre as Linhas de Nazca, um legado tão importante das antigas civilizações das terras peruanas que recebeu o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade, no ano de 1994, pela UNESCO. Trata-se de um grupo de cerca de 1.100 geoglifos gigantes que representam diferentes figuras, sendo as mais visíveis e conhecidas a do beija-flor, do macaco, o condor e a aranha, por exemplo.

Se você está imaginando como visitá-las, saiba que o passeio se torna ainda mais interessante, pois para vê-las com maior clareza, o ideal é fazer um sobrevoo pelas Linhas de Nazca, que dura por volta de 30 a 45 minutos, onde você poderá observá-las de cima. 

E se você se interessar ainda mais pelos estudos sobre este atrativo que gera diversas teorias até os dias de hoje, desde atividades extraterrestres à uso para rituais religiosos, é possível visitar o Museu Maria Reiche, alocado na casa desta que foi a maior pesquisadora das Linhas de Nazca, dedicando a maior parte de sua vida para entendê-las e preservá-las.

Além disso, se você deseja ter outras experiências na região, também é possível visitar alguns outros legados de culturas como a Nazca e a Huari em tours por alguns sítios arqueológicos que remontam à realidade vivida por estes povos há milhares de anos. 

Por exemplo, é possível conhecer os Aquedutos de Cantalloc e compreender mais sobre o conhecimento de engenharia destas culturas. Aqui você encontrará um grupo de 45 aquedutos que eram utilizados para gerar o abastecimento de água, principalmente, nos campos de cultivo agrícola na região de Nazca.

Ou, quem sabe, você pode se interessar em visitar um antigo local de enterro muito intrigante, onde é possível observar múmias e alguns artefatos arqueológicos, como ocorre no Cemitério de Chauchilla. Há poucas informações a respeito sobre a história do local, porém, certamente vale a pena visitá-lo para entender um pouco mais sobre a passagem de antigas civilizações por estas terras. 

De fato, os atrativos místicos de Nazca não acabam por aí, há muito que explorar nesta região que é considerada uma das mais secas de todo o continente. Vale a pena integrar as rotas pelo sul peruano, além destes destinos você também pode incluir pontos turísticos de Paracas, e conhecer outros lados deste país que é uma joia na América do Sul.

Há muito mais para explorar por esta região, por isso, não deixe de conhecer nossos pacotes para o sul do Peru e venha desvendar os maiores mistérios e relaxar em algumas das maravilhas naturais mais encantadoras de nosso país. 

Sabemos que você pode ter algumas dúvidas sobre o Peru, mas se preferir, entre em contato conosco, pois a Viagens Machu Picchu possui equipes preparadas para te auxiliar em todas as dúvidas e é especialista em viagens para o Peru de acordo com seus interesses e com as melhores experiências!

Deixe uma resposta