Visite a cidade de Huaraz, Peru

Como sempre gostamos de reforçar, viajar para o Peru é ideal, pois garante oportunidades para diversos perfis de viajantes tornarem reais as vivências que sempre sonharam. Na antiga terra dos Incas, há opções para todos os gostos e, entre elas, temos alguns dos destinos mais emocionantes e cheios de aventuras que você já viu, que também abriga alguns dos cenários mais fascinantes 

Sabemos que destinos como Cusco são os mais visitados, mas entre as inúmeras opções, estamos falando aqui, principalmente, de Huaraz, uma região que encontra-se a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, contando uma cidade cheia de charme e com inúmeras aventuras em seu entorno. E você não pode deixar de visitar tudo isso em sua próxima viagem ao Peru!

Em meio à Cordilheira Branca e à Cordilheira Negra, este destino impressiona a todos os seus visitantes, além de exigir muita preparação e um grande espírito aventureiro. Mas não importa se você é um iniciante ou já possui experiência em altas elevações, Huaraz abriga atrativos também para quem precisa ir mais devagar. 

Para você entender melhor, sabemos que existem inúmeras trilhas no Peru, mas esta região é conhecida como a Capital do Trekking do Peru e, não à toa, reúne vários atrativos naturais que são verdadeiras obras-de-arte.

É possível conhecer cada uma delas, mas é necessário ter muita determinação para chegar até o objetivo principal, já que algumas trilhas possuem nível alto de dificuldade, além de estarem a muitos metros de altitude.

Mas tudo vale à pena, já que estamos falando de diversas lagoas de cor azul-turquesa, que complementam todo o cenário, que é repleto de picos nevados, cadeias de montanhas, lindos vales, sítios arqueológicos e muito mais. 

Sabendo das inúmeras coisas para fazer em Huaraz e que este destino pode se tornar o ponto alto da sua viagem, estamos aqui para te incentivar a visitar a região e ver com os próprios olhos alguns dos lugares mais bonitos do Peru. Está preparado? Continue lendo e descubra ainda mais!

O que conhecer em Huaraz?

Como dissemos anteriormente, a região de Huaraz é repleta de inúmeras aventuras em meio às montanhas nevadas que fazem parte das cordilheiras Branca e Negra, mas a viagem por este destino pode garantir contato com outros aspectos que podem ser muito interessantes para aqueles que desejam se aproximar mais da cultura peruana.

Além disso, é importante considerar alguns passeios que ajudem no processo de aclimatação ao chegar na cidade, uma vez que, como você já sabe, ela está localizada em uma grande altitude, o que pode causar algumas sensações de mal estar devido ao mal de altitude

Queremos que sua viagem seja incrível do começo ao fim, por isso, listamos aqui alguns destaques e outras dicas do que fazer em Huaraz para você conhecer e aproveitar ao máximo sua viagem pelas altas terras peruanas! 

História da cultura Chavín

A cultura Chavín é considerada por muitos historiadores e arqueólogos como a mãe das culturas andinas, isto se deu devido ao fato de que este povo teve muitas influências culturais e religiosas sobre outras civilizações que os sucederam, incluindo a civilização Inca, por exemplo. 

Seu desenvolvimento se deu entre 1500 e 300 a.C. e é uma das civilizações mais antigas de todo o Peru, ficando atrás de Caral, a cidade mais antiga das Américas. Ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas sobre a história e sobre quem foi a cultura Chavín de fato, entretanto, conhecer o Sítio Arqueológico Chavín de Huantar é uma ótima opção para entender mais sobre esta civilização.

Este local é composto por dois templos principais, tendo funcionado como centro administrativo e religioso desse povo, estas estruturas são chamadas de Templo Velho, que se assemelha a um labirinto formado por pirâmides e era o local que guardava o Monólito de Lanzón, e de Templo Novo, que é a maior pirâmide do complexo arqueológico e onde a Estrela Raimondi era exibida.

Estas construções abrigam uma forte característica de sua principal forma de expressão, que era a arte em esculturas que representavam seus deuses e rituais, que formavam “Cabezas Clavas” que enfeitavam seus muros. Além de fazer o tour por Chavín de Huantar, para se aproximar ainda mais desta e de outras civilizações que habitavam a região de Ancash, recomendamos a visita ao Museu Arqueológico de Ancash.

A gastronomia de Ancash

Entre tantas aventuras em uma viagem, sabemos que comer bem é uma necessidade, mas no Peru a culinária faz parte de uma grande experiência, cheia de sabores novos, exóticos e com pratos que refletem a cultura e história deste povo. 

Sabemos que o posto de principal pólo gastronômico peruano é da cidade de Lima, porém, a região de Ancash também possui sua expressão gastronômica muito enraizada e restaurantes imperdíveis para conhecer!

É muito interessante notar que, ainda que se encontre pratos que sejam mais tradicionais e típicos da gastronomia peruana, como o cuy (porquinho-da-Índia) com ají (pimenta peruana), ou o ceviche de pato casmeño e outras opções cheias dos legumes e outras iguarias do Peru, em Huaraz encontram-se inúmeros restaurantes que possuem uma expressão gastronômica de diversas influências.

Na cidade você poderá experimentar comidas que possuem características peruanas, como também italianas, indianas, mexicanas, entre outras. Vale a pena conhecer também os lugares menores e aconchegantes que servem cafés ao longo da cidade, e que combinam com o clima frio local.

Callejón de Huaylas

E já que o ponto alto das viagens para Huaraz são os atrativos em meio à natureza, vamos iniciar nossa apresentação das maravilhas naturais pelo vale nomeado como Callejón de Huaylas, um lugar encantador tanto por sua natureza, quanto pelos fragmentos culturais que abriga em cada uma das províncias que fazem parte desta região. 

O Callejón de Huaylas está localizado na região de Ancash e, mais especificamente, está entre a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra, o que garante alguns cenários de conto de fadas ao entorno, como você pode imaginar. Além disso, o vale é cercado pelo Rio Santa, que garante outro nome ao local, Vale de Santa

Em sua totalidade, o Callejón de Huaylas abrange 5 mil quilômetros quadrados e algumas províncias fazem parte do vale, sendo que cada uma delas também proporciona vivências únicas da cultura e história do Peru. 

Tratando disso, em Recuay, por exemplo, é possível conhecer fontes termais ou a espécie de bromélia gigante que só ocorrem nesta região, as Puya Raimondi; em Carhuaz, você pode visitar um centro agrícola e turístico que se integram às paisagens naturais; mas é a província de Yungay que proporciona um encontro com a história e com o famoso Monte Huascarán, o mais alto da região. 

Estes são apenas alguns dos exemplos do que pode-se encontrar no Callejón de Huaylas, que também é propício para a prática de montanhismo e outros esportes de aventura. Então, não deixe de visitá-lo! Mas já que estamos falando de aventuras, que tal partirmos para o local que concentra os principais atrativos de Huaraz?

Destaques do Parque Nacional Huascarán

Chegamos ao famoso Parque Nacional Huascaran, o lar dos atrativos mais famosos e procurados pelos viajantes que chegam a Huaraz não somente em busca de grandes desafios, mas desejando conhecer algumas das paisagens mais bonitas do Peru, nesta região que também é conhecida como a Suíça peruana. 

Este parque é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecimento dado pelo UNESCO, representando a sua importância em termos de meio ambiente para todo o mundo. 

Ao longo desta unidade de conservação encontram-se montanhas e picos nevados que estão dentro da lista dos mais altos do mundo, entre eles está o Monte Huascarán, já mencionado anteriormente, que está a mais de 6 mil metros acima do nível do mar. 

Em suas rotas é possível fazer trilhas de níveis moderado a desafiador, tudo dependerá do tipo de experiência que está buscando e do seu preparo físico e mental para cada uma delas. 

Mas o grande espetáculo guardado pelo Parque Nacional Huascaran, sem sombra de dúvidas, são as belas lagoas de águas cristalinas azul-turquesa, formadas pelo derretimento das geleiras ao redor. Aqui vamos apresentar algumas delas, está preparado? Então, vamos lá!

Lago Llanganuco

Este atrativo é um impressionante corpo d’água que, de certa forma, é considerado “gêmeo”. O que ocorre é que o derretimento das geleiras da região formaram estes dois lagos que estão localizados a poucos metros de distância. Na verdade, “Llanganuco” é o nome do vale onde estas lagoas estão localizadas, entretanto, cada uma delas possui um nome e uma caracterização diferentes. 

A primeira lagoa é chamada de Chinancocha e é considerada como um corpo d’água feminino, situada aos pés do monte Huascarán, está a 3.850 metros de elevação e cerca de 28 metros de profundidade. 

Já a segunda lagoa é mais difícil de ser acessada devido à grande altitude, é considerada uma lagoa masculina, chamada de Orconcocha, com dimensões menores e apenas 7 metros de profundidade. Certamente, a visita a esta maravilha da natureza vale a pena!

Laguna Parón

Se você deseja fazer não somente uma trilha incrível pelos cenários nevados de Huaraz, então visitar a Laguna Parón é a opção certa entre os inúmeros tours que você pode fazer na região. 

A Laguna Parón fica a 3 horas de Huaraz e, para subir até o atrativo principal, é necessário fazer parte da trilha de carro e somente 45 minutos do trecho à pé que, apesar de ser pouco tempo, não é tão fácil quanto parece, uma vez que esta lagoa está a 4.200 metros acima do nível do mar.

Na laguna você poderá fazer passeios de barco ou caiaque, poderá explorar as montanhas nevadas dos arredores e, se estiver preparado para o frio e com os equipamentos necessários, pode até mesmo ter a experiência única de acampar no local. 

E, para fechar com chave de ouro, a Laguna Parón não é tão turística em comparação a outros atrativos da região da cordilheira Branca, portanto, pode acreditar que você terá oportunidades de fazer registros maravilhosos desta experiência inesquecível!

Laguna 69

Sem sombra de dúvidas, este é o atrativo mais procurado na região de Huaraz e uma das mais bonitas lagoas de água azul-turquesa que você poderá apreciar. Todo o cenário que encontramos aqui é capaz de despertar um grande sentimento de encanto em todos os aventureiros que se dispõem a viver o desafio de chegar até lá.

A laguna está a uma altitude de 4.600 metros acima do nível do mar, sendo de extrema importância preparar seu estado físico e mental para esta aventura, o trajeto possui cerca de 6 quilômetros e leva entre 3 e 4 horas para chegar ao ponto final do trajeto. 

Ao chegar à Laguna 69 você poderá aproveitar e explorar toda a região e entorno da lagoa, poderá fazer um piquenique se desejar ou simplesmente relaxar a mente no belo cenário cercado por montanhas nevadas.

Nevado Pastoruri

O Nevado Pastoruri é um dos atrativos mais bonitos e acessíveis dentro do Parque Nacional Huascaran, já que este pico cheio de neve possui uma trilha fácil, mas que é intensificada pela altitude em que está localizado, uma vez que seu topo chega aos 5.240 metros acima do nível do mar. 

Esta maravilha da natureza é considerada, dentro da cultura andina, um protetor espiritual dos povos que vivem em pequenos vilarejos ao longo da cordilheira. Chamado de Apus, este gigante tanto é admirado, quanto temido pelas pessoas que creem no seu poder. 

Entretanto, apesar de ser um lugar incrível, é necessário se apressar para conhecê-lo da forma como é hoje, pois as mudanças climáticas, que têm sido aceleradas pelas ações do homem, têm causado o rápido descongelamento das placas de gelo que cobrem esta montanha. Por isso, no atrativo também é realizado um tour de conscientização a respeito da importância de cuidarmos de nosso planeta, com a Rota das Mudanças Climáticas. 

Huaraz tem muito a oferecer a todos os seus visitantes e, se você é um apaixonado por aventuras, certamente estará no lugar certo! Mas muito além disso, há muito para conhecer e explorar na região de Ancash para aqueles que também gostam e querem conhecer mais sobre a história peruana. 

Se você sonha em fazer uma viagem diferente e dos sonhos pelo Peru, entre em contato com a Viagens Machu Picchu. Aqui planejamos seu roteiro de acordo com seus interesses e é de extrema alegria ver nossos passageiros se realizarem e conhecendo ao máximo as terras do Peru. 

Inspire-se para sua próxima viagem com nossos pacotes para Huaraz e muitos outros destinos incríveis em terras peruanas. Garantimos uma viagem confortável, segura e na qual você só precisará se divertir!

Deixe uma resposta