O turismo no antigo país dos Incas tem aumentado ao longo dos últimos anos conforme a curiosidade dos viajantes de todo o mundo cresce e, respectivamente, a qualidade dos produtos turísticos do Peru melhoram cada vez mais. E, como você já deve imaginar, os principais atrativos procurados pelos turistas estão localizados na região de Cusco.
Apesar dessa popularidade natural que locais como Machu Picchu, a Montanha Arco-íris ou as cidadelas do Vale Sagrado dos Incas possuem, as terras peruanas proporcionam experiências fantásticas de norte ao sul do país, que são capazes de surpreender pessoas que ainda não conhecem todos os destinos peruanos.
Para te provar isso, reunimos nesta matérias as melhores dicas do que você poderá fazer em um roteiro pelo sul do Peru, para te apresentar outras maneiras de tornar a sua viagem a esse país milenar ainda mais proveitosa e memorável, já que certamente existem coisas neste país tão peculiar, que você só encontra aqui e que vão além dos Andes!
Vale a pena arriscar em novas aventuras e se permitir ir além do óbvio no momento de realizar o seu sonho de viajar para um novo país, especialmente quando este país é o antigo país dos Incas, que atualmente conta com atividades turísticas incríveis, que contemplam diferentes perfis de viajantes.
E para você entender um pouco mais sobre o que estamos falando, saiba que o ponto de partida das atividades que te apresentaremos é a província de Ica, mais especificamente a cidade capital que possui o mesmo nome.
Essa cidade está entre o oceano Pacífico e o deserto, abriga uma verdadeira joia natural única de seu tipo em toda a América do Sul, além de proporcionar uma experiência gastronômica realmente imperdível se você visitar as terras peruanas!
Ao olhar de forma geral, conhecer Ica já é algo muito atrativo, mas a melhor parte está no fato de que seu itinerário pode incluir os principais pontos turísticos do país no mesmo roteiro, sem prejudicar nenhuma atividade que sempre sonhou fazer. Ou seja, você irá somar ainda mais aventuras, diversão e conhecimento à sua viagem.
Está curioso para saber um pouco mais sobre o que fazer em Ica? Te convidamos a embarcar nessa leitura e libertar o seu imaginário ao conhecer um pouco mais do que é possível fazer no sul de nosso país. Se você está pronto, basta continuar conosco a partir de agora!
Como explorar o deserto do Peru
Oásis Huacachina: o único oásis natural da América do Sul
Sem sombra de dúvidas, este é um atrativo imperdível durante seu roteiro pela região de Ica e é muito provável que você irá encontrar esse nome muitas vezes em suas pesquisas. O local é totalmente interessante e você vai entender os motivos que fazem esse oásis ser um passeio indispensável em sua passagem pelo deserto peruano.
O oásis de Huacachina é uma verdadeira obra da natureza, sendo o único oásis natural no continente sul americano. Trata-se de uma pequena lagoa que surge em meio a um horizonte repleto de dunas de areia, tornando quase inacreditável a sua existência ali.
Desde a década de 1990 o turismo vem se expandindo nas margens desta lagoa, que hoje possui hotéis, restaurantes e outras atividades para desfrutar de uma experiência única em pleno deserto. O desenvolvimento no entorno deixou o visual de Huacachina ainda mais surreal, uma vez que deu outro aspecto cênico à paisagem.
À noite, as luzes dos empreendimentos locais dão um charme em contraste com o verde das árvores implantadas no entorno do lago. De dia, é possível ver com mais clareza os detalhes de suas construções e como todas se organizaram entre as dunas.
Tudo isso fica muito melhor quando acompanhado das maravilhas que somente a natureza é capaz de criar, como o límpido céu estrelado e os encantos da calmaria desértica.
Uma vez no oásis, três atividades são imprescindíveis para tornar sua experiência inesquecível, são essas: o passeio de buggy pelas dunas, apreciar o indescritível por-do-Sol do deserto e se arriscar em um novo esporte, dominando as dunas no sandboarding.
O Tour Sandboard & Buggy nas Dunas de Huacachina proporciona um passeio de 2 horas pelo deserto, com muita diversão e adrenalina. Você pode selecionar o horário de preferência para sua atividade de acordo com seus interesses. Tudo começa com o passeio de buggy, que te levará de cima a baixo pela areia, como se fosse uma montanha-russa.
Após desfrutar de cenários lindos e muito divertimento, há uma parada especial para que você possa tentar um novo esporte: o surfe na areia, chamado de sandboarding. Não se preocupe, pois essa parte é opcional, mas vale a pena a tentativa. Comece agachado e aumente o nível aos poucos!
Já o pôr-do-Sol é um momento único. Seja durante o tour ou em um momento particular, é incrível sentar na areia para apreciar a imponência do deserto e as nuances das cores ao longo das dunas.
Certamente, este atrativo é imperdível durante sua passagem por Ica! Mas, acredite, as maravilhas da região não acabam por aqui!
Cañón de los perdidos: uma descoberta incrível
Se você é o tipo de viajante que gosta de fazer atividades e conhecer destinos pouco explorados, este é o caminho certo para seguir! Este é um incrível ponto turístico com curiosidades geográficas, arqueológicas e históricas.
O Cañón de los perdidos é um cânion descoberto no ano de 2011, formado pela erosão do solo pelo qual costumava passar o Rio Seco. Naturalmente, a região de Ica, que está em zona desértica, possui terras mais secas e arenosas, portanto, a existência deste cânion é apenas uma marca do tempo.
Este atrativo é indispensável, principalmente, aos amantes de trilhas e até mesmo escaladas. No cânion é possível percorrer por todos os seus níveis de altura; praticar técnicas de escalada em algumas rochas; visitar um pequeno oásis entre os paredões, chamado de ‘Ojo de Agua’.
Além disso, ao longo do passeio você descobrirá algumas marcas históricas do local. Como a região também já foi mar, alguns fósseis já foram encontrados no cânion, o que é bastante interessante para refletir sobre as mudanças pelas quais a Terra já passou. Outras marcas arqueológicas, como a presença de figuras desenhadas em alguns paredões, denotam a passagem de antigos povos pela região.
De acordo com muitos visitantes que já passaram pela região, realizar o tour pelo Cañón de los perdidos e explorar seus 150 metros de altura e 4 km de extensão vale muito a pena, sendo considerado um dos melhores atrativos próximos de Ica.
Rota do Pisco: saiba tudo sobre nossa melhor bebida nacional
Como você já deve saber, o Pisco é uma bebida famosa em terras peruanas, principalmente o drink Pisco Sour, que é bastante popular entre os viajantes que chegam em nosso país. E mencionamos isso, pois a região de Ica também é muito conhecida por abrigar algumas das vinícolas mais antigas do Peru.
Além disso, existem pesquisas que indicam que a região de Ica pode ter sido o local de nascimento desta bebida destilada produzida a partir da uva. Ou seja, você estará no lugar certo para conhecer mais sobre a produção e história do Pisco, sem deixar de lado a oportunidade de degustar diferentes tipos e marcas dessa bebida tão querida por peruanos e turistas.
O Tour Rota do Pisco leva, em média, 4 horas para ser realizado e é uma experiência que mistura diferentes sentidos, já que você irá passar por algumas das paisagens mais interessantes do Peru e desafiar seu paladar com os sabores e nuances dos diferentes tipos de pisco produzidos.
Você irá passar por quatro vinícolas, sendo que uma delas, a Bodega Tacama, é reconhecida como a primeira de todo continente da América do Sul. A arquitetura de cada uma delas também é um ponto a ser apreciado. Vale muitos registros e esteja sempre atento para garantir o melhor aproveitamento deste passeio incrível que te levará por uma viagem gastronômica autenticamente peruana!
Outros destinos nas proximidades de Ica
Visitar a região de Ica é também uma incrível oportunidade de integrar o seu roteiro de viagem para conhecer destinos incríveis que ficam nas suas proximidades. É como gostamos de reforçar, o Peru é, de fato, um país com locais surpreendentes de norte a sul. Logo, seu itinerário pelas terras peruanas pode ficar ainda melhor indo além do óbvio!
As enigmáticas Linhas de Nazca
Não temos dúvidas ao afirmar que empreender algumas horas de deslocamento de Ica para a cidade de Nazca vale a pena. Além de ser a chance que você precisava para desfrutar ainda mais dos detalhes escondidos que superam os atrativos turísticos, aventuras incríveis esperam por você no deserto da região.
O principal atrativo desta cidade são as Linhas de Nazca que, caso você ainda não saiba, são mais de 100 figuras gigantes produzidas no solo desértico. Estas figuras são chamadas de “geoglifos” e representam figuras de diferentes características, desde animais a seres antropomórficos, que se assemelham a seres humanos.
A grande questão que cerca este grupo de geoglifos, feitos pela antiga civilização Nazca, é entender quais são seus significados, os motivos pelos quais foram produzidos e como foram feitos. Estudos são realizados há mais de 80 anos e, ainda hoje, não obtiveram respostas para essas perguntas. O interessante, por outro lado, é que com o passar dos anos novas figuras são encontradas no deserto, com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
A melhor forma de ver perfeitamente essas figuras gigantes é por meio do Sobrevoo pelas Linhas de Nazca, que te leva em um voo de cerca de 30 minutos pelo deserto, no qual será possível ver 11 figuras, entre elas o Condor, o Macaco, o Beija-flor e a Baleia. Uma experiência que certamente você levará para a vida!
Reserva Nacional de Paracas e as Ilhas Ballestas
Outro lugar nas proximidades de Ica e que precisa estar no seu roteiro pela região é a Reserva Nacional de Paracas, com um adendo ao encantador passeio para as Ilhas Ballestas. Principalmente se você é um amante da natureza e da vida marinha, essa é uma parada obrigatória durante sua viagem.
A Reserva Nacional de Paracas abriga inúmeras praias belíssimas da costa peruana, como a Playa Roja e a Playa La Mina, que são interessantes, respectivamente, por sua coloração avermelhada e por atrair muitos visitantes que buscam uma tarde de lazer e relaxamento.
Um ponto que também atrai bastante curiosidade é que, também nesta unidade de conservação do Peru, existe um outro geoglifo gigante, que se conecta em algumas características com aqueles encontrados em Nazca. Porém, pouco se sabe sobre o tema.
Essa reserva nacional, uma das mais antigas desse país milenar, reúne cerca de 300 espécies da fauna e flora costeira. Uma das melhores formas de ver de perto um pouco dessas espécies reunidas é por meio do passeio de barco para as Islas Ballestas, no qual você poderá conhecer uma das maiores colônias de lobos marinhos da América do Sul, além de aves marinhas, golfinhos e muito mais.
Do início ao fim do roteiro pela região de Ica, temos certeza de que você será surpreendido por tantas opções e aventuras incríveis. Considere explorar as terras peruanas indo além das rotas mais conhecidas e, é claro, se precisar entre em contato conosco, da Viagens Machu Picchu, para ter assistência de uma equipe totalmente especializada sobre os destinos do Peru para ter uma viagem inesquecível!