Devo viajar para Ica, Peru?

Não podemos te culpar se as primeiras coisas em que você pensa quando se trata do Peru são lhamas, comida e o grandioso Machu Picchu, já que estes são os carros chefes do turismo em nosso país. Mas o que queremos saber é se você está pronto para ampliar seus horizontes nas terras dos Incas e conhecer um novo destino na região mais árida do Peru, que irá te surpreender. Se a resposta é “sim”, então continue lendo!

A região de Ica é uma das mais populares no sul do Peru e, ainda que muitos viajantes confundam este destino com apenas o Oásis Huacachina, queremos te mostrar que há muito mais para fazer e conhecer neste destino que reúne deserto e litoral. Para isso, fizemos uma matéria completa para você!

Caso você esteja imaginando se vale a pena viajar para Ica, aqui você vai encontrar esta resposta. Ica é conhecida por reunir muitas maravilhas naturais, sendo a principal delas a Reserva Nacional de Paracas, as Ilhas Ballestas e o único oásis natural da América do Sul, mas também por ser a principal produtora de Pisco em todo o país. Só por isso já é possível perceber que Ica reúne o melhor dos mundos, não é?

Por isso, viajar para este destino é uma experiência completa, na qual você vai conhecer outro lado de nossa história, mais de nossas tradições e irá mergulhar em nosso patrimônio natural em apenas 1 dia de viagem saindo da agitada cidade de Lima. Aqui te contamos tudo que você precisa saber!

O que ver em Ica

Como mencionamos anteriormente, a região compreende inúmeras maravilhas naturais, atrativos históricos e algumas das vinícolas mais antigas do Peru. Para te ajudar a planejar o roteiro perfeito, reunimos aqui as atrações mais importantes dentro da região de Ica:

1. Reserva Nacional de Paracas

Esta é uma das primeiras áreas naturais protegidas do país e possui paisagens naturais que, simplesmente, são de outro mundo, pois aqui o deserto do Peru se funde harmoniosamente com o azul das águas do oceano Pacífico e suas praias paradisíacas.

A Reserva Nacional de Paracas é uma das atrações mais procuradas próximas a Lima, já que oferece as condições perfeitas para praticar esportes de aventura como corridas de quadriciclo, ciclismo e parapente.

Este belo local na cidade litorânea de Paracas é a primeira parada dos viajantes que estão indo rumo ao sul do país, e se você ama natureza tanto quanto nós, não vai querer perder a oportunidade de admirar pinguins-de-Humboldt, aves exóticas e até mesmo leões-marinhos em seu habitat natural.

Caso você esteja pensando nisso, é fácil visitar esta atração fazendo nosso pacote Peru a sua medida ou reservando nosso Tour para Reserva Nacional de Paracas, que sai da própria cidade.


2. Ilhas Ballestas

Se você navegar pela Península de Paracas, encontrará um grupo de formações rochosas e ilhas que são lar da maior colônia de leões marinhos no Peru, assim como inúmeras aves endêmicas e migratórias, sem se esquecer dos tímidos pinguins-de-Humboldt.

As Ilhas Ballestas são uma das maravilhas naturais próximas a Paracas e você pode visitá-las facilmente em um passeio de barco de 2 horas. Este grupo de ilhas são conhecidas como a Pequena Galápagos Peruana, graças à sua extensa biodiversidade. 

São cerca de 100 espécies animais que fazem deste local suas casas e, embora não seja possível nadar nesta parte do oceano, você ainda poderá ver a fauna marinha de perto! 

No entanto, isso não é tudo que esta atração oferece, já que no trajeto até esta maravilha natural você poderá ver alguns geoglifos antigos esculpidos em uma falésia na península de Paracas. O “El Candelabro” possui 180 metros de comprimento e, embora possa ser erroneamente relacionado às Linhas de Nazca, é significativamente mais velha, mas também se configura como um enigma a ser desvendado.


3. Tambo Colorado

Como você leu anteriormente, Ica também possui mistérios e segredos, mas o que podemos dizer a respeito das antigas culturas que viveram nestas terras? Bem, com o que sabemos, existiriam inúmeras civilizações que fizeram desta região seus lares, embora pouco se saiba sobre elas.

Tambo Colorado, por exemplo, é uma destas antigas estruturas perdidas no tempo, que, de alguma forma, tem resistido às ações humanas e às atividades sísmicas. Sabe-se que esta construção pré-colombiana foi construída pela sociedade Chincha, que mais tarde foi incorporada ao Império Inca.

Entretanto, a mistura de ambas as culturas pode ser facilmente observada nesta fortaleza ancestral que, um dia, funcionou como centro administrativo e cerimonial dos Incas. O local é impressionantemente bem preservado, e você ainda poderá observar as pinturas que já cobriram estas paredes, fazendo jus ao nome.


4. Huacachina

De longe este é o atrativo turístico mais visitado do sul de Lima e, se você já percebeu, tem ganhado muita popularidade entre blogueiros e instagramers de viagem. Caso você não tenha entendido a dica no começo da matéria, este é o único oásis natural na América do Sul e compreende um lindo cenário para relaxar, se desconectar do mundo e, mais importante, se divertir.

Huacachina está localizada a apenas 15 minutos da cidade de Ica, e é considerado o destino de fuga perfeito de Lima, graças à sua localização isolada e paisagens naturais, onde dunas de areia imponentes cercam uma laguna de cor verde.

A parte mais emocionante de visitar Huacachina é realizar o passeio de buggy nas dunas & sandboard, que permite que você cruze o deserto como se você estivesse em uma montanha-russa, para depois deslizar pelas dunas.


5. Vinícolas de Pisco em Ica

Como mencionamos antes, Ica é o principal produtor de Pisco no Peru, o que a torna o destino perfeito para ter experiências gastronômicas diferentes.

O Pisco peruano data do século XVI e tem sido aperfeiçoado desde então. Existem inúmeras vinícolas na região, algumas conhecidas por serem as mais antigas do Peru e da América Latina também.

Uma das mais renomadas é a Vinícola Queirolo, um negócio de uma família italiana, que oferece um sabor delicioso em seu pisco e vinhos. Além disso, se você gostaria de conhecer mais sobre os processos de destilação do Pisco, existe a Rota do Pisco, a qual você deveria se juntar!

A Rota do Pisco oferece outro vislumbre da arte culinária, permitindo que você experimente algumas das bebidas produzidas em várias vinícolas de pisco, enquanto também prova alguns dos pratos mais deliciosos de nosso país.


6. Linhas de Nazca

E se você pensou que os mistérios e histórias da região de Ica ficavam por conta somente de Tambo Colorado, vamos te contar que há um enigma ainda maior escondido nesta parte do país. As Linhas de Nazca são, sem sombra de dúvidas, o maior mistério do mundo antigo e, se você tiver a chance, embarque nesta aventura.

Estes antigos geoglifos têm sido um mistério nos últimos 80 anos. No entanto, conforme novas pesquisas são realizadas no local, novas informações surgem, nos permitindo entender um pouco mais sobre este sítio arqueológico enigmático.

As Linhas de Nazca foram criadas pela cultura Nazca e, embora existam inúmeras hipóteses, que variam de calendário astronômico até marcas de extraterrestres, o local poderia ter tido propósitos cerimoniais. 

Atualmente, a única forma de apreciar completamente esses geoglifos gigantes é realizando um sobrevoo às Linhas de Nazca, que leva em torno de 35 minutos no total, mas que permite que você veja as figuras mais bem preservadas do alto.


Como você pode ver, a região de Ica possui muitos segredos, por isso, é o local perfeito para fazer uma parada durante seu trajeto pelo sul do país. Independentemente das atrações que você escolher visitar, certamente você terá uma experiência autêntica.

Como chegar a Ica?

Caso você já tenha se decidido a adicionar Ica em seu roteiro, saiba que a única forma de visitar a região é por terra, por isso, você precisará fazer algumas viagens de ônibus para vários atrativos que gostaria de visitar. Entretanto, sabemos que isso pode ser complicado, ainda mais se você não fala espanhol muito bem.

Pensando nisso, estruturamos alguns pacotes de viagem que incluem Paracas, Ica, Huacachina ou Nazca. Certifique-se de conhecer mais sobre eles em nosso site!

O Peru é amplamente diverso e queremos te mostrar as melhores partes de nosso país durante sua aventura! Aqui na Viagens Machu Picchu fazemos questão de cuidar para que você faça sua viagem com conforto e segurança, por isso, temos os melhores guias de viagem para te ajudar a decidir onde ir e o que fazer em suas próximas férias!

2 Comentários

  1. bom dia.
    apaixonei por esses locais!
    pode me enviar dados, como, roteiro e valores?
    meu whatsaap é +55 11 981552211
    att.,
    Valeria

    1. atendimento@dennova.com.br diesse: Responder

      Olá, Valeria! Muito obrigada por comentar em nosso post, ficamos felizes com seu interesse! Para facilitar esta troca de informações, que tal acessar a página de contato da Viagens Machu Picchu e enviar todas as solicitações diretamente para nossa equipe de especialistas? O Peru espera por você de braços abertos e estamos ansiosos para te mostrar tudo que há de melhor em nosso país!

Deixe uma resposta