Sítio Arqueológico de Saqsayhuaman: Veja Tudo Sobre Ele!

Entre os muitos sítios arqueológicos na região de Cusco, destaca-se Sacsayhuaman, que impressiona pela sua beleza e história, se tornando um dos principais pontos turísticos do Peru. Vamos juntos conhecer tudo sobre este lugar fascinante? Continue lendo e surpreenda-se!

∴ O que significa Sacsayhuaman?

Sacsayhuaman é uma palavra de origem quéchua que pode ser traduzida da seguinte maneira: “Saqsay” significa satisfazer e “Huaman” significa falcão, ou seja, lugar onde o falcão está satisfeito ou lugar onde o falcão é saciado. Muitos acreditam que este nome foi dado devido a presenta deste animal ser comum no local.

∴ Um pouco da história de Sacsayhuaman

Este sítio arqueológico foi construído pela antiga civilização inca, sendo utilizada como uma importante base militar, servindo também como uma espécie de fortaleza e centro cerimonial para o povo inca. Mas, na verdade, ninguém sabe ao certo o que Sacsayhuaman era antes da chegada dos espanhóis. Acredita-se que começou a ser construído durante o governo do líder chamado Pachacutec, no século XV, por mais de 20 mil homens, que extraíam pedras das redondezas e as carregavam por mais de 20 km até o local da construção. Estudiosos dizem que a construção levou mais de 50 anos para ser concluída. Este sítio arqueológico é um impressionante exemplo da sabedoria e inteligência inca, principalmente na parte de engenharia e arquitetura. Muitas das estruturas utilizadas são vistas como improváveis para a época, visto seu peso e seu tamanho, o que deixa o local com ar de mistério e beleza. Sacsayhuaman possui algumas estruturas que chegam a ter 125 toneladas, por exemplo, e muitas com mais de 4 metros de altura. Hoje dia restam apenas 40% de toda a sua estrutura original, mesmo assim já para ter noção da sua grandiosidade. A fortaleza conta com 3 terrenos dispostos um atrás do outro, as construções têm paredes que chegam a 18 metros de altura e que se estendem por mais de 540 metros. Pensadas e produzidas para defender a população dos inimigos e quem pudesse ataca-los. Muitas edificações construídas no local colocam em dúvida a sua utilidade, pois além de ser notoriamente uma fortaleza, Sacsayhuaman também possui templos que eram utilizados para fins religiosos e muitas evidências mostram que ali também servia como um armazém onde os incas guardavam armas, alimentos, cerâmicas, ferramentas, metais e outros objetos preciosos.

∴ Sacsayhuaman atualmente

Sacsayhuaman foi utilizada como uma fortaleza durante a invasão espanhola, o que não impediu que ela também fosse invadida e parcialmente destruída pelos estrangeiros. O que sobrou foi soterrado e descoberto anos depois com escavações. Atualmente Sacsayhuaman atrai diariamente centenas de turistas do mundo todo e é um lugar sagrado e importante para a população local, que realiza anualmente uma das cerimônias mais lindas do país: o Inti Raymi, ou Festa do Sol, uma celebração que acontece todo dia 24 de junho em homenagem ao Deus Sol, a principal divindade inca.

∴ Mas afinal, onde fica Sacsayhuaman?

De forma bem resumida, o sítio arqueológico de Sacsayhuaman está localizado bem proximo da cidade Cusco, mais precisamente a 2km de distância da Plaza de Armas de Cusco, ou seja, do centro da cidade. Está a mais de 3.700 metros de altitude e se estende por uma área de mais de 3 mil hectares.

∴ E o que conhecer no tour em Sacsayhuaman?

  • Os torreões: que são 3 torres dispostas nos muros, chamadas de Muyucmarca, que hoje em dia só é possível ver a base, Paucamarca, que os estudiosos acreditam ser um lugar para armazenar água, e Sallaqmarca, que está bem no centro de Sacsayhuaman e interliga as outras torres através de túneis.
  • Recintos: estes recintos são quartos que estão direcionados para a Plaza de Armas de Cusco e são interligados por portas.
  • Muralhas: sua elaboração e complexidade impressionam, pois são formadas por plataformas serrilhadas em ziguezague, onde as enormes paredes se encaixam perfeitamente. A maior estrutura chega a pesar 128 toneladas.
  • Trono do Inca: estrutura em formato de assento feita de pedra, polida simetricamente com perfeição.
  • Chincanas: são um tipo de cavernas em Sacsayhuaman, o menor mede mais ou menos 15 metros. Acredita-se que o túnel levava a Coricancha, o Templo do Sol.

Enfim, esta é apenas uma das muitas atrações turísticas de Cusco, para saber mais, sugerimos que continue lendo nosso blog. Você também vai gostas das seguintes matérias:

City Tour Arqueológico em Cusco: A Melhor Forma de Conhecer a Cidade Imperial! – Leia aqui!

O que fazer em Cusco: principais pontos turísticos da cidade e arredores! – Leia aqui!

Deixe uma resposta