Viagens Machu Picchu reserva city tour especial para você em Cusco

Machu Picchu não é o atrativo mais surpreendedor do Peru. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, e mesmo que seja a “menina dos olhos” dos peruanos, a cidadela antiga dos Incas pode despontar no encantador mistério arqueológico nesse país, porém o city tour que a cidade de Cusco oferece é tão fenomenal quanto.

Um city tour é a base de uma viagem, e mesmo que muitas pessoas ache que seja algo enfadonho, um passeio que envolve passar o dia inteiro caminhando pelos pontos mais atrativos do destino escolhido, ouvindo a voz do guia contando histórias sobre os lugares, muitas vezes até sem entender direito pelo fato de ser realizado em outro idioma, realizá-lo em Cusco é muito mais que isso.

Em Cusco, o que encanta e impressiona mais, são as histórias do império Inca que geralmente são contadas a partir da visitação aos monumentais sítios arqueológicos, que em sua maioria ficam nos arredores da cidade.

City Tour em Cusco com a Viagens Machu Picchu

A começar que a Viagens Machu Picchu é a única operadora do momento, que realiza tanto o atendimento, como as informações de pacotes e roteiros, e principalmente os passeios e suas histórias, em idioma português.

Isso mesmo, nossos guias falam a sua língua, entendendo que os brasileiros conhecerão e se surpreenderão ainda mais sobre o país dos Incas se realizarem passeios os quais os guias terão um papo com os viajantes, algo muito mais informal e amigável para o bom entendimento entre ambos.

Esse diferencial mostra a preocupação em manter nossos clientes confortáveis em relação a sua comunicação durante toda a viagem. Outro diferencial da Viagens Machu Picchu é realizar um city tour mais longo, mostrando detalhadamente cada atração, sua história e lendas que poucos guias conhecem sobre a cultura peruana, já que eles são nativos.

Com a Viagens Machu Picchu, além do city tour convencional, digamos assim, você terá outro roteiro especializado em sítios arqueológicos, desbravando pequeninas cidades, ruínas antigas e fortalezas impressionantes.

Passeio Privativo

Em um primeiro momento, a Viagens Machu Picchu inicia seu roteiro, geralmente pela manhã, com um passeio privativo cortesia, pelo centro histórico de Cusco, o qual você irá conhecer pontos turísticos clássicos como:

    • Plaza de Armas: Lugar central de Cusco, uma praça monumentalmente construída para ser o principal ponto turístico e de encontro da cidade, local onde acontecem festividades anuais e religiosas desde o período dos Incas.
    • Catedral Principal de Cusco: Erguida com duas torres paralelas há séculos, e de grande importância histórico-religiosa, seu conjunto arquitetônico mais parece um imponente castelo, sustentando estilo misturado que transita entre o renascentista, o gótico e o barroco. Em seu interior existem 12 capelas representativas dos doze apóstolos de Cristo, além de três naves com lindíssimos altares em estilo renascentista e obras artesanais cusquenhas em madeira entalhada e couro.
  • Outros atrativos: A Viagens Machu Picchu também sugere que realize o passeio com o ônibus panorâmico o qual passar por toda a cidade, visitando a praça e a catedral, além da Igre/ja da Companhia de Jesus, prédios muito bem projetados arquitetonicamente, além dos museus incluídos no boleto turístico como o impressionante Museu Qoricancha, que também é um complexo arqueológico dentro da cidade; o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Histórico Regional e o Museu Pachacutec.

City tour arqueológico

Esse é um city tour especial, dedicado a conhecer apenas os complexos feitos de pedra da era incaica. São lugares escavados, ruínas de cidades Incas históricas, verdadeiras fortalezas onde é possível entender como os ancestrais construíram suas residências, templos e recintos religiosos, aquedutos, terraços agrícolas, muros e praças.

Vamos aos 4 mais visitados e notáveis sítios arqueológicos incluídos no city tour por Cusco:

1- Sacsayhuaman

Esse complexo é uma fortaleza famosa pelos blocos de pedras esculpidas, formando um muro de cerca de 400 metros de comprimento. Estima-se que esse local tenha sido o templo de maior importância ao Incas por sua enormidade e complexidade.

Infelizmente, a maior parte de sua construção foi destruída pelos espanhóis, e suas pedras reutilizadas em construções urbanas. Por isso, é possível ver apenas 20% do que realmente foi esse imponente templo.

Ainda assim, é o lugar onde acontece a cerimônia de homenagem e agradecimento ao Sol, o deus Inca mais importante da época, uma linda festividade realizada no solstício de inverno, a Inti Raymi, Festa do Sol.

2- Tambomachay

Outro fascinante sítio arqueológico, de ruínas onde correm águas mesmo nas estações secas, e por isso é também conhecido como chuveiro Inca, onde acontece o banho cerimonial. Há cerca de 7 quilômetros de Cusco, esse complexo também guarda antigos terraços agrícolas, feitos exatamente pela facilidade da água irrigar o solo.

Os Incas eram muito engenhosos, e provaram isso em suas muitas construções como essa a qual a hidráulica era muito bem desenvolvida, com um sistema de aquedutos que levam as águas que brotam, por canais à pequenas piscinas e terraços.

É uma verdadeira obra de exemplar ensino aos engenheiros da atualidade, formando uma corrente canalizada, das águas de um lago que fica há 25 quilômetros da região. Um verdadeiro complexo de águas!

3- Qenqo

Recinto religioso formado de pedras assentadas em barro, formando uma impressionante caverna. Era um local destinado à cerimônias em agradecimento do deus Sol, como em muitos outros templos, e em Qenqo aconteciam sacrifícios de animais, em adoração ao deus.

Em seu interior há uma mesa, feita de pedras esculpidas e nas paredes e teto existem figuras de animais que representam a cosmologia andina, própria da época do império Inca. Por ser um lugar debaixo de muita terra, esse povo tinha o intuito de se aproximar mais da Pachamama, entrando nesse templo, e buscando maior contato com a mãe terra.

4- Puka Pukara

Ruínas arqueológicas com antigas praças, edifícios, áreas de banhos e aquedutos, caminho para Tambomachay, e por isso, os Incas viajantes paravam neste local para descanso e hospedagem. Era também, um antigo quartel Inca, feito com três muros de pisos tortuosos, divididos em três níveis diferentes, incrível construção conhecida também por fortaleza vermelha.

Deixe uma resposta