Curiosidades sobre Machu Picchu

Machu Picchu é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, repleta de fascínio e mistérios, esta é a atração mais visitada do Peru e uma das mais visitadas em toda a América do Sul, recebendo por volta de 1,5 milhão de turistas por ano! Este santuário histórico é, sem sombra de dúvidas, um tesouro deixado para trás por uma das civilizações mais intrigantes que já habitaram estas terras, os Incas.

A antiga cidadela Inca fica localizada na região de Cusco, sendo o destino mais próximo a cidade de Aguas Calientes, no Vale Sagrado dos Incas. Existem inúmeras formas de chegar até este sítio arqueológico, que vão desde passeios de trem luxuosos até experiências de imersão na floresta peruana. 

Machu Picchu reserva mistérios, encantamentos que unem o passado ao presente, misturando a natureza ao concreto de suas construções bem estabelecidas. Não à toa, este local é um Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO em 1983. Se você estiver visitando o Peru pela primeira vez, certamente este atrativo precisa fazer parte de seu roteiro.

Visitar Machu Picchu é ir além de conhecer uma simples atração turística, mas entrar em contato com uma civilização rica em cultura e espiritualidade, traços que estão presentes em nosso povo até os dias de hoje. A energia de Machu Picchu irá te envolver e cada instante aqui valerá a pena! Embarque nesta leitura e conheça algumas das curiosidades e detalhes dessa maravilha do mundo. 

Os Incas e o processo de redescoberta de Machu Picchu

Como já se sabe, a cidadela de Machu Picchu foi construída pela civilização Inca, que governou toda a região que compreende entre a Colômbia, Bolívia, Equador, Chile e Argentina, sendo a cidade de Cusco sua capital. Apesar disso, os verdadeiros propósitos sobre sua construção nunca foram, de fato, descobertos.

Existem algumas teorias que indicam que esta estrutura poderia ter sido um recinto real, usado como residência e local de descanso de Inca Pachacutec; enquanto outras apontam para a possibilidade de que esta teria sido, na verdade, uma cidade pacífica, onde pessoas viveram dedicadas a atividades agrícolas, artesanatos, como cerâmica e produção de tecidos, além de realizarem suas cerimônias religiosas nos templos locais.

Ainda que as suposições indiquem uma vida plena em Machu Picchu, toda a estrutura foi abandonada apenas 100 anos após ser construída, e os motivos para tal ação nunca foram esclarecidos, embora não estejam relacionados diretamente à invasão espanhola. A partir deste evento de evasão, a cidadela fica esquecida no tempo.

A história conta que conquistadores espanhóis, por volta de 1532, saquearam templos e construções de Machu Picchu, porém, não teriam se interessado em permanecer na região, que ficou oculta por mais de 200 anos. 

Foi somente em 1911 que o explorador americano, Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale, chegou ao santuário histórico, que era alvo de sua pesquisa e busca pelas terras peruanas. Ao encontrar Machu Picchu, que possivelmente nunca esteve desaparecido aos conhecimentos dos moradores da região, Bingham o revela novamente para o mundo. Este salto na história do santuário histórico rendeu a ele o famoso apelido de “cidade perdida dos Incas”. 

Construções de Machu Picchu e a engenharia Inca

Um dos aspectos mais conhecidos da civilização Inca é o conhecimento admirável deste povo sobre engenharia. Machu Picchu abriga algumas das construções mais fascinantes desta cultura, além de revelar seu pensamento estratégico e focado em resultados que permanecessem estáveis a longo prazo, unindo conhecimentos sobre o comportamento da natureza. 

Nesta cidadela, encontram-se construções erguidas completamente em pedras, que foram empilhadas e polidas uma a uma, com o intuito de se encaixarem e adequarem perfeitamente. Uma característica interessante destas construções é que suas estruturas não utilizam qualquer tipo de argamassa para fixar as peças. 

Além disso, as pedras usadas como base das construções eram maiores que as demais, o que permitia maior estabilidade das estruturas. Este detalhe foi pensado com base no fato de que a região dos Andes possui grande tendência a sofrer com abalos sísmicos, dessa forma, esta e outras características de Machu Picchu foram planejadas de acordo com o poder da natureza.

Somado às próprias construções, todo o terreno foi projetado para garantir maior estabilidade no caso de terremotos. Assim, os Incas utilizaram as técnicas de terraços e drenagem de água da chuva, para deixar a terra estável, poder cultivar alimentos na agricultura e evitar a erosão do solo com a água sendo distribuída por canais subterrâneos. 

Ou seja, Machu Picchu é um verdadeiro espetáculo em todos os aspectos, desde o que é feito pelas mãos da natureza até os detalhes planejados e elaborados pelo conhecimento fascinante dos Incas.

Templos de Machu Picchu

Da mesma forma como Machu Picchu possui áreas agrícola, administrativa e residencial, existiram também alguns templos nos quais as cerimônias religiosas aconteciam, sendo a maioria dedicada ao Deus Sol. Portanto, encontram-se alguns templos ao longo do sítio arqueológico e em suas proximidades. Alguns dos principais são Intihuatana, Templo del Sol, Templo del Condor e o Templo de la Luna, situado na montanha Huayna Picchu.

Intihuatana é uma construção formada por quatro lados, representando os pontos cardeais, que funcionava como calendário solar para os Incas, indicando-os solstícios e equinócios todos os anos. Já o Templo do Sol possui janelas que se alinham perfeitamente com o Sol no período do solstício de verão. 

O Templo del Condor representa uma das figuras mais importantes dentro da cosmovisão andina, tendo sido criado para tratar sobre a fertilidade e a produção agrícola, uma vez que acreditava-se que as asas do condor atraiam as chuvas que ajudavam na agricultura. E o último, o Templo de la Luna está escondido na montanha de Huayna Picchu e possui um acesso restrito, neste local eram realizados rituais de mumificação.

Se você se interessa por atrativos arqueológicos que contam mais sobre a história dos antigos povos que habitaram estas terras, é possível encontrar outros locais fascinantes em meio à Trilha Inca, além de viver uma aventura incomparável em meio às belas paisagens dos Andes.

Museu Machu Picchu

Além de todas as belezas encontradas nesta experiência em um dos atrativos turísticos mais famosos da América do Sul, também é possível complementar todo o conhecimento adquirido e se envolver mais com a cultura Inca indo ao Museu Machu Picchu, conhecido como Museu de Sitio Manuel Chávez Ballon.

No local é possível encontrar um acervo de artefatos arqueológicos encontrados em escavações feitas na área e que são originários dos tempos incas. Entre os objetos estão ferramentas, joias, peças e até mesmo múmias, entre outros objetos antigos. Cada um deles conta um pouco de toda a história que se passou até ali. É um passeio ideal para quem gosta de história e quer conhecer mais sobre o mundo. 

O Museu Machu Picchu está localizado no início da estrada que vai até o santuário histórico e tem o objetivo de contar um pouco mais sobre a história desta velha montanha.

Outras atividades no Santuário Histórico: Machu Picchu e Huayna Picchu

Além da clássica visita à cidadela de Machu Picchu, este lugar histórico também oferece aventuras cheias de adrenalina. Por que não ter uma visão singular deste cenário incrível do alto de uma montanha? Pois aqui você poderá escolher a sua favorita! 

Nas fotos clássicas tiradas deste ponto turístico peruano, é possível observar duas montanhas que protagonizam o cenário com sua imponência; à direita vê-se a montanha Machu Picchu, enquanto à esquerda encontra-se Huayna Picchu.

A primeira montanha se eleva a 800 metros da cidadela Inca, alcançando os 3.000 metros de altitude e leva cerca de 3 horas para completar a trilha. Já a segunda, chega a apenas 300 metros de altitude em relação às estruturas do santuário histórico, levando somente 1 hora para realizar o trajeto. Em qualquer uma delas, o nível de dificuldade é de moderado a desafiador, sendo importante estar bem aclimatado e não ter medo de altura para realizá-las. 

Com certeza a experiência é recompensada com uma vista incrível e privilegiada deste famoso atrativo turístico que é o sonho de viagem de inúmeras pessoas mundo afora. Se ainda está com dúvidas sobre qual aventura escolher, podemos te ajudar com dicas sobre Machu Picchu ou Huayna Picchu.

Além de Machu Picchu, toda a região de Cusco tem pontos turísticos incríveis e que valem a pena visitar. Para conhecer este e muitos outros lugares fantásticos na terra dos Incas, é importante conhecer as melhores dicas de viagem ao Peru e fazemos questão de te preparar para as melhores aventuras.

A Viagens Machu Picchu possui uma equipe especializada sempre pronto a te oferecer a melhor experiência, então entre em contato conoscoconheça nossos pacotes para uma das Sete Maravilhas do Mundo e vamos planejar juntos a sua viagem dos sonhos, pensando sempre nos seus interesses e necessidades.

1 Comentário

  1. Mariana Teodoro diesse: Responder

    Sou apaixonada por Lima e louca para conhecer Matchu Pitchu. Amei seu blog Ricardo! Parabéns pelo conteúdo cheio de informações valiosas!

Deixe uma resposta