As 7 Melhores Trilhas em Huaraz

Para aqueles que desejam aproveitar seu tempo em aventuras enquanto estiver no Peru, a região de Huaraz pode ser o destino perfeito para seu roteiro. A também conhecida como a Capital do Trekking do país, abriga incontáveis maravilhas naturais e aventuras que você precisa vivenciar.

A maioria dos atrativos estão situados dentro do Parque Nacional Huascaran, que compreende paisagens de conto de fadas, os picos mais altos do Peru e impressionantes lagoas de água azul-turquesa. Por isso, pensamos que você pode precisar de ajuda para selecionar quais tours de um dia inteiro você pode fazer para conhecer as atrações que você deseja.

Leve em consideração que a maioria destes destinos turísticos estão localizados a mais de 4 mil metros acima do nível do mar e que, até mesmo a cidade de Huaraz pode alcançar os 3.052 metros de altitude. Devido a isso, certifique-se de aclimatar-se da forma correta e saiba o que tomar para melhorar os sintomas do mal de altitude antes de iniciar a sua aventura!

Tendo isso em mente, você pode organizar seu roteiro de acordo com a altitude e o nível de dificuldade de cada trilha, assim você poderá ascender na elevação gradualmente, permitindo que seu corpo se acostume aos poucos.

Agora vamos para a parte mais emocionante, aqui nós reunimos as rotas de acordo com suas belezas e fascinantes paisagens ao longo do caminho. Então, lá vamos nós, aqui temos um pouco de inspiração para você!

1. Trekking para a Laguna Churup

A maioria dos viajantes que vêm à Capital do Trekking do Peru terminam os tours encantados pelos lindos cenários da região e a Laguna Churup, sem sombra de dúvidas, é uma das maravilhas naturais que você simplesmente não pode perder.

Se trata de uma das atrações que está em ascensão em Huaraz e, ainda que a Laguna 69 receba a maior parte da atenção, este fascinante corpo d’água tem uma paisagem incomparável e este percurso termina em um cenário dos sonhos.

A Laguna Churup se encontra a 4.450 metros acima do nível do mar e o início da trilha se encontra a 3.840 metros de altitude, o que significa que a caminhada pode levar até 3 horas a depender de seu condicionamento físico.

Pode ser que esta não seja a trilha mais fácil, mas é uma experiência muito divertida. Lembre-se que você terá que caminhar uns 600 metros de altitude para chegar à lagoa e, em algum momento, será necessário usar cordas para avançar no trajeto.

Porém, todo este esforço será recompensado a cada passo dado, já que a trilha oferece vistas amplas do vale e das montanhas nevadas que a cerca, bem como lindas cascatas.

Quando chegar ao destino, você perceberá que a Laguna Churup não se parece com nenhuma outra da região, uma vez que possui diferentes tonalidades de azul em suas águas graças às microalgas e aos minerais presentes nelas.

2. Passeio pela Laguna Parón

Esta é a maior lagoa de água doce em toda a Cordilheira Branca e se encontra a uma altura de 4.200 metros acima do nível do mar. Porém, a caminhada não é tão difícil, uma vez que pode subir de carro e caminhar somente os últimos 45 minutos de trilha.

Ainda que a Laguna Parón não seja tão popular como as outras lagoas da região, esta é uma das que proporciona diferentes atividades para realizar em suas águas, como fazer passeios de caiaque ou de barco, fazer uma excursão pelas montanhas nevadas que ficam nos arredores e até mesmo acampar.

A Laguna Parón se encontra a 3 horas de estrada de Huaraz e todos os passeios te levam diretamente para o início da trilha. Entretanto, não recomendamos que você faça este tour por conta própria, uma vez que o transporte até a cidade mais próxima da trilha é muito limitado.

Outro ponto positivo desta maravilha natural é que, como a maioria dos viajantes preferem visitar a Laguna 69 enquanto estão em Huaraz, por isso, a Laguna Churup é muito menos concorrida que as demais. Desta forma, você terá muitas chances de tirar fotos incríveis e terá mais tempo para explorar esta laguna a pé ou de caiaque.

3. Trilha para o Nevado Pastoruri

A famosa geleira do Nevado Pastoruri, sem sombra de dúvidas, é uma das maravilhas naturais mais populares da região. Está situada a 5.240 metros acima do nível do mar e possui uma paisagem de outro mundo pela qual você irá se apaixonar!

O trajeto até o Nevado Pastoruri não é difícil, já que o carro irá te levar diretamente até o atrativo e você precisará caminhar somente para explorar os arredores desta gigante montanha nevada.

É válido mencionar que, devido às mudanças climáticas e ao aquecimento global, o Peru está perdendo sua superfície de gelo muito rapidamente, por isso a maioria dos operadores turísticos se empenham em gerar conscientização na população, mostrando as formas intensas como as ações humanas têm impactado nosso planeta.

Dessa forma, você também irá visitar outros lugares no caminho desta maravilha natural, pois nosso Tour ao Nevado Pastoruri te leva à Laguna de Patococha, ao boque de Puya Raimondi e para ver algumas pinturas rupestres que se encontram na rota.

Tenha em mente que a altitude é um fator que não pode ser ignorado. Certifique-se de manter-se hidratado a todo momento e, se for realizar o tour com uma agência (recomendável), avise seu guia caso tenha algum sintoma do mal de altitude.

4. Laguna 69 e Lago Llanganuco

Se você achou que não iríamos incluir esta majestosa (e muito conhecida) trilha nesta lista, você se enganou! Ainda que, sem nenhuma dúvida, esta seja a atração mais procurada do Parque Nacional Huascaran, definitivamente vale a pena visitá-la. 

A maioria dos viajantes que chegam a Huaraz já tem a Laguna 69 em sua lista de desejos, e não poderia ser diferente, já que sua paisagem impressionante tem encantado a todas as pessoas que têm o privilégio de passar por aqui! Além disso, a trilha te levará por lugares incríveis da região, onde as montanhas nevadas e os vales verdes te deixaram totalmente fascinados.

Ainda que a maioria dos operadores de turismo incluam somente a visita à Laguna 69 em seus tours, pensamos em tornar este passeio ainda mais especial adicionando uma visita a outra maravilha da natureza no caminho. Por isso, nosso Lago Llanganuco e Laguna 69 Trek te mostrará outro corpo d’água turquesa com mais paisagens impressionantes.

Agora, quando se trata da caminhada, a caminhada passa a ter um nível de dificuldade de moderado a desafiador. Acreditamos que o trajeto pode ser difícil, mas se estiver bem aclimatado, certamente você o realizará sem problemas. Lembre-se de que tudo dependerá da forma como você irá enfrentar a altitude nos primeiros dias de sua viagem.

5. Caminhada à Laguna Wilcacocha

Se você está procurando por uma trilha de aclimatação para fazer nos primeiros dias em Huaraz, esta é a opção perfeita! A Laguna Wilcacocha está situada a 3.745 metros acima do nível do mar e a trilha não é nada desafiadora.

O início da trilha se encontra a 15 minutos de Huaraz e atravessa lindos povoados andinos e suas plantações, mas a paisagem melhora cada vez mais à medida em que se alcança a lagoa. Este lindo corpo d’água se encontra em uma localização privilegiada, cercado pela Cordilheira Branca e pela Cordilheira Negra, um lugar especial que não fica tão longe e nem em uma grande elevação.

Lembre-se de que você passará por uma zona rural, onde vivem muitas famílias, então é preciso ser respeitoso a todo momento. Ainda que os moradores locais estejam acostumados com a presença de turistas, é importante ressaltar que este é o lar dessas pessoas e deve ser tratado com todo o cuidado e respeito que deve e merece receber. 

O trajeto tem uma longitude de cerca de 3,2 km e leva entre 2 e 3 horas para ser completado, então certifique-se de realizar a caminhada com calma e de se manter hidratado, pois do começo ao fim você estará a mais de 3.000 metros de elevação.

A caminhada até a Laguna Wilcacocha é, definitivamente, a melhor maneira de começar sua aventura por Huaraz. Recomendamos que você organize seu roteiro de trilhas das atrações de menor altitude até as trilhas mais elevadas, para seu próprio bem-estar e se acostumar gradativamente. 

6. Visita ao Cañón del Pato 

O Cânion del Pato abriga alguns dos cenários naturais mais impressionantes da região de Ancash, onde se misturam harmoniosamente a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra, se estendendo por cerca de 40 quilômetros. Esta é outra alternativa para quem deseja se acostumar gradualmente com a altitude, já que a elevação máxima neste percurso é de 2.000 metros acima do nível do mar.

Porém, a maioria dos operadores incluem este destino em um passeio junto a outras atrações para que você possa conhecer outra face do patrimônio histórico, cultural e natural da região. 

Por exemplo, nosso tour ao Cañón del Pato te levará primeiro ao vilarejo de Carhuaz, famoso por suas geleiras e sua arquitetura andina, depois passaremos pela Pedro do Diabo e pela cachoeira da Bruja Amanán antes de finalmente explorarmos o cânion.

Esta maravilha natural está cercada por imponentes paredes de granito de mais de 60 metros de elevação, obra das cordilheiras Branca e Negra. O Cañón del Pato também é conhecido por possuir as condições perfeitas para praticar ciclismo em montanha, outra opção para os mais aventureiros!

7. Floresta de Hatun Machay

O Bosque de Pedra “Hatun Machay” é outra das inúmeras maravilhas naturais da região de Ancash, localizado a uma altura de 4.200 metros acima do nível do mar. Este famoso bosque de pedra compreende um patrimônio histórico de milhares de anos, com pinturas rupestres e evidências arqueológicas que são capazes de nos levar em uma viagem no tempo.

Além disso, graças à erosão do vento, as formações rochosas se assemelham a diferentes figuras, entre elas à imagem de sapos, tartarugas, águias, elefantes e até mesmo rostos humanos, uma prova de que a mãe natureza é a artista mais paciente e incomparável.

Este popular bosque de pedra se estende ao longo de 200 hectares e compreende paredes de rocha que elevam a mais de 80 metros de altura que são aptas para atividades de escalada. Também é considerada a maior área de escalada esportiva do Peru.


Estas são algumas das melhores atividades de trekking que se pode realizar na região de Huaraz, onde a natureza, a história e a cultura dão um sentido diferente aos numerosos atrativos naturais da região. Se você está procurando as aventuras perfeitas ao ar livre para realizar no Peru, esta certamente é a direção certa a tomar!

Incluímos Huaraz em alguns de nossos pacotes de viagem ao Peru, então não esqueça de conferir todos antes de partir para esta aventura e inspire-se para suas próximas aventuras!

Deixe uma resposta