7 Sítios Arqueológicos em Cusco

A antiga capital dos Incas abriga impressionantes cenários pré-colombianos em seus arredores e, embora a maioria deles pertença à famosa civilização quéchua, alguns outros remontam a outras culturas anteriores.

No que diz respeito à arquitetura inca, a cidade de Cusco é um dos principais exemplos, já que algumas das estruturas coloniais mais importantes são construídas em assentamentos incas que resistiram impressionantemente a séculos de terremotos.

Então, se você ama história e arqueologia tanto quanto nós, você encontrou o blog certo! Nesta ocasião, reunimos alguns dos sítios arqueológicos mais importantes perto de Cusco, para que você possa fazer o melhor roteiro para sua viagem!

1. Fortaleza Cerimonial de Sacsayhuaman

O sítio arqueológico de Sacsayhuaman é um dos assentamentos incas mais populares nos arredores de Cusco, pois é o mais próximo e oferece amplas vistas da cidade e seus arredores.

No entanto, não é só por isso que é famosa, esta estrutura megalítica foi construída com pedras gigantes que têm mais de 5 metros de altura e pesam mais de 120 toneladas. Cada pedra se encaixa perfeitamente na outra e os arqueólogos não confirmaram como os incas conseguiram movê-las ou esculpi-las.

Segundo historiadores e cronistas espanhóis da época colonial, este sítio inca foi construído para fins cerimoniais, mas estudos e escavações recentes mostraram que pode ter tido fins militares e administrativos.

Infelizmente, a maior parte da estrutura foi saqueada e desmantelada pelos colonizadores espanhóis, que levaram a maior parte das pedras para construir o Cusco colonial, deixando apenas as maiores.

Para visitar esta atração, você deve adquirir o Boleto Turístico de Cusco, que inclui várias entradas para monumentos históricos, sítios arqueológicos e museus. Da mesma forma, você também pode participar do nosso City Tour Arqueológico para visitar esta e algumas das atrações listadas abaixo.

2. Templo de Qenqo

Localizada a poucos metros de Sacsayhuaman, é uma das estruturas mais sombrias de todo Cusco. O Templo de Qenqo era um dos lugares mais sagrados para os Incas, razão pela qual os colonizadores espanhóis o destruíram quase completamente.

Segundo os cronistas, era um local de mumificação e sacrifícios, teoria que foi confirmada por arqueólogos. Os incas pegaram essa formação rochosa natural e a adaptaram para fins cerimoniais.

O centro cerimonial de Qenqo compreende grandes rochas esculpidas formando uma caverna, seu interior é decorado com três figuras representativas da cosmologia andina: o condor, o puma e a cobra.

Como a maioria dos sítios arqueológicos ao redor de Cusco, você também deve comprar o Bilhete Turístico de Cusco, e também pode visitá-lo no city tour arqueológico.

3. Tambomachay: O Banho do Inca

Os Incas são certamente os maiores construtores da antiga América do Sul, esta poderosa civilização é caracterizada por suas impressionantes estruturas e conhecimentos de engenharia. Tambomachay, por exemplo, é composto por três fontes de água que funcionam há séculos.

Felizmente, este é um dos edifícios incas que não foi seriamente danificado durante a conquista espanhola, mas as informações sobre este local são muito limitadas. No entanto, investigações posteriores mostraram que este lugar poderia ter sido um templo para o culto da água, graças às suas semelhanças com as encontradas no Vale Sagrado dos Incas.

Etimologicamente, Tambomachay significa “Lugar de Descanso”, por isso acredita-se também que serviu de ponto de descanso para os mensageiros dos Incas ou mesmo para os próprios Incas.

O local é composto por uma série de canais de aquedutos e cascatas, quatro paredes que se encaixam perfeitamente em uma base sustentada por três terraços paralelos. A principal fonte de água desta estrutura é chamada de Ñusta Bath, pois é semelhante às encontradas em Ollantaytambo, existem mais duas cachoeiras que fornecem constantemente a mesma quantidade de água.

Esta atração também está incluída no Bilhete Turístico de Cusco e pode ser facilmente visitada com o City Tour Arqueológico.

4. Puca Pucara: A Fortaleza Vermelha

Os incas tinham diferentes postos de controle espalhados pela região e o sítio arqueológico de Puca Pucara poderia ter sido um deles. Esta estrutura antiga está em uma localização privilegiada no topo de uma montanha, com vista para a cidade de Cusco.

Esta famosa estrutura inca fica à beira de uma montanha. Embora seu objetivo fosse principalmente militar, também servia como centro administrativo. Puca Pucara significa Fortaleza Vermelha em quíchua, nome dado pela cor vermelha das pedras encontradas em sua estrutura.

O local é composto por quatro salas, onde duas paredes sustentam os terraços que o circundam. Devido à sua importância durante os tempos incas e sua localização estratégica, Puca Pucara foi designada como Patrimônio Cultural de Cusco pelo Instituto Nacional de Cultura.

Esta atração também está incluída no Bilhete Turístico de Cusco e em nosso City Tour Arqueológico. Entre em contato conosco agora e descubra mais sobre o que fazer em Cusco.

5. Templo de la Luna

O Templo da Lua é um centro cerimonial localizado em uma enorme formação rochosa que se eleva até 80 metros de altura. Está localizado a um quilômetro do templo Qenqo.

De acordo com as escavações realizadas no local, foram encontradas áreas de sepultamento, terraços agrícolas, canais de irrigação, entre outras estruturas, indicando que este era um importante templo religioso para a cultura inca.

O Templo da Lua apresenta um acabamento notável em suas estruturas junto com esculturas que representam a “trindade andina”, como o condor, o puma e a cobra. No entanto, este lugar não deve ser confundido com o Templo da Lua da montanha Huayna Picchu, pois está localizado em Machu Picchu.

Pode ser facilmente visitado tomando um táxi, caminhando do bairro de San Blas ou de Qenqo. O ambiente natural deste lugar é quase virgem, composto por um vale cercado por imponentes colinas e enormes rochas.

6. Tipón: Recinto real ou centro agrícola?

É um dos exemplos perfeitos do conhecimento de engenharia hidráulica dos Incas, onde a maioria de seus aquedutos e fontes de água são mantidos em perfeitas condições de funcionamento. Infelizmente, não há registros oficiais que possam confirmar o verdadeiro propósito desta construção ou seu nome original.

O sítio arqueológico é constituído por grandes terraços agrícolas irrigados por uma rede de canais de água alimentados por uma nascente natural e abrange uma área de 239 hectares. O Complexo Arqueológico de Tipón também faz parte do Qhapaq Ñan, uma rede de estradas comumente conhecida como Trilha Inca, que ligava todo o Império Inca.

De acordo com as estruturas encontradas no local, Tipón poderia ter sido um recinto real ou simplesmente um centro agrícola, pois abriga muitos terraços agrícolas e um Intihuatana, que servia para acompanhar a posição do sol e registrar as condições climáticas.

Se você quiser visitar esta maravilha do antigo Cusco, pode fazê-lo facilmente fazendo o Tour no Vale Sul. Este sítio arqueológico também está incluído no Bilhete Turístico de Cusco.

7. Pikillacta: A Cidade das Pulgas

O Sítio Arqueológico Pikillacta foi construído entre os séculos VI e IX, bem no auge da cultura Wari. Os primeiros arqueólogos a estudar o complexo pensavam que a estrutura pertencia aos Incas, porém, os elementos utilizados na construção não eram típicos desta civilização e seu estilo arquitetônico está ligado à cultura Wari.

O complexo é um dos maiores sítios pré-incas da região de Cusco, pois cobre uma área de 50 ha. Da mesma forma, a cidadela de Pikillacta é composta por 700 edifícios, 200 tribunais, 508 armazéns ou colcas e muitas outras construções.

Segundo os historiadores, Pikillacta foi realmente um dos assentamentos mais significativos da cultura Wari. Sem dúvida, eles influenciaram as técnicas arquitetônicas e de engenharia do Império Tahuantinsuyo, pelas quais os Incas são reconhecidos por adaptar e melhorar esses métodos de maneira esplêndida.

O sítio arqueológico serviu como centro cerimonial, administrativo e residencial, abrigando cerca de 10.000 pessoas. A sua localização estratégica permitiu-lhes controlar o vale de Quispicanchis e parte do vale de Vilcanota, o que confirma também o seu propósito como centro militar.

Esta atração histórica também está incluída no Tour Vale Sul de Cusco e no Bilhete Turístico de Cusco.

Como você pode ver, Cusco não é apenas Machu Picchu, mas abrange estruturas ainda mais antigas que você pode não conhecer. Se você está planejando a aventura perfeita no antigo país dos Incas, recomendamos que você confira nossos pacotes de viagem para o Peru para se inspirar.

Deixe uma resposta