Aventure-se na Trilha Lares, Peru

Inúmeros viajantes chegam todos os anos às terras peruanas em busca da realização de sonhos e de momentos inesquecíveis. Sabemos que, desse grande número de turistas internacionais e também nacionais, muitos possuem um espírito aventureiro incansável e que está sempre em busca de novas emoções e histórias para contar. 

Como já falamos, e nos orgulhamos sempre em repetir, a diversidade do Peru encanta não somente por suas belezas e riqueza cultural, mas também pela gama gigante de atividades para todos os perfis de viajantes e, como se não fosse o suficiente, dentro de cada segmento turístico, ainda é preciso pesquisar muito para decidir, entre tantas possibilidades, qual será realizada durante seu roteiro. 

Neste contexto, aqui iremos apresentar mais uma opção para chegar ao famoso cartão-postal do Peru, a antiga cidadela de Machu Picchu. Este atrativo é, sem sombra de dúvidas, um dos mais procurados em nosso território e há inúmeras formas de chegar até ele e tornar a sua experiência ainda mais mágica, seja em um belo passeio de trem ou fazendo algumas das trilhas mais emocionantes da sua vida, temos certeza de que este momento será único.

Se você já pesquisa sobre trilhas para Machu Picchu ou trekkings no Peru há algum tempo, certamente já deve conhecer as populares Trilha Inca e também a Trilha Salkantay, mas ainda é possível te surpreender te apresentando mais um caminho belíssimo, cheio de histórias e aventuras. Caso você não saiba do que estamos falando, anote em sua lista de desejos: cruzar a Trilha Lares, em meio aos Andes peruanos e rumo a Machu Picchu.

Este trajeto pode ser ou não novidade para você, porém, de qualquer forma você irá gostar de conhecer um pouco mais sobre esta outra trilha que leva até à antiga cidadela Inca, passando por paisagens incríveis e te aproximando ainda mais das belezas, da cultura e da história peruana. Vamos lá!? 

Conheça a Trilha Lares

Como dissemos anteriormente, há outras trilhas mais conhecidas nas quais os viajantes aventureiros se empreitam para chegar até o Santuário Histórico de Machu Picchu, entretanto, a Trilha Lares não deixa de ser uma joia em meio aos Andes, levando a todos os trilheiros que embarcam nesta jornada por caminhos cheios de vales verdes, cachoeiras, lagoas cristalinas e muito mais.

Esta trilha possui uma extensão muito semelhante à Trilha Inca Clássica, chegando a cerca de 43 km ao todo. Para percorrer todo o trajeto são necessários por volta de 4 dias, desde uma pequena cidade na região do Vale Sagrado dos Incas, até Machu Picchu. Porém, é válido mencionar que, no terceiro dia, o percurso se encerra no pequeno vilarejo de Aguas Calientes. 

Em termos de altitude, é possível afirmar que a Trilha Lares também é bastante parecida com as possibilidades mais populares, o ponto com maior elevação fica a aproximadamente 4.645 metros acima do nível do mar. Este fator é um dos mais relevantes ao longo da preparação para esta aventura, pois, de uma maneira geral, é o que deixa o nível de dificuldade de todo o percurso como sendo moderado. Ainda assim, é possível considerá-lo mais “tranquilo” em comparação aos demais caminhos.

O ponto destaque desta trilha são as paisagens maravilhosas que irão cercá-lo ao longo de todo o caminho, além de montanhas e picos nevados, ainda será possível ver alguns corpos d’água esplendorosos, fontes termais para relaxar os músculos e muito mais. E para aproveitar cada instante desta aventura, não deixe de se prevenir com relação ao mal de altitude

Se você deseja saber mais detalhes do que espera por você de braços abertos, continue lendo e descubra quais os destaques de nosso itinerário dia a dia na próxima seção desta matéria!

Roteiro da Trilha Lares para Machu Picchu

Dia 1 – Partida de Cusco, passagem pelas Fontes Termais de Lares e Huacawasi

O primeiro dia desta incrível aventura será de bastante locomoção até o ponto inicial da trilha. A saída será realizada a partir da cidade de Cusco e o trajeto, a princípio, será feito de carro, em uma viagem de cerca de 4 horas pelo Vale Sagrado dos Incas. Haverá uma parada para que você possa tomar um café-da-manhã energizante e conhecer alguns locais e se abastecer na Vila de Calca.

Após mais algumas horas de viagem, ao chegar em Lares você poderá aproveitar para relaxar antes de entrar nesta caminhada de 4 dias, pois um dos atrativos deste local são os banhos de águas termais. Entretanto, este ainda não é o ponto de partida para nossa trilha, que começa em Pascana, a partir de onde segue-se em um percurso a pé por 3 horas até o primeiro alojamento, na cidade de Huacawasi, onde você será cercado pela cultura andina.

Dia 2 – De Huacawasi ao Desfiladeiro de Sacsayllame e um dos cenários mais bonitos do trajeto

Em comparação ao primeiro dia, pode-se dizer que temos um nível de dificuldade maior no segundo dia de caminhada. Serão 8 horas de trilha a partir de Huacawasi, passando pelo Desfiladeiro Sacsayllame, onde o ponto mais alto do percurso, a 4.450 metros acima do nível do mar, na montanha Ipsay, está localizado.

Entretanto, todo o esforço será recompensado quando você se sentar em meio à natureza, com vista a belas lagoas, para almoçar, recuperar a energia e contemplar as maravilhas naturais da região. Depois deste momento, seguiremos caminhando até Patacancha, onde você irá descansar pela noite no acampamento, a 3.800 metros de altitude. 

Dia 3 – De Patacancha a Ollantaytambo e, finalmente, Aguas Calientes

A caminhada do terceiro dia é muito tranquila, apesar das 5 horas de duração, não haverá obstáculos, como altitude ou inclinação do percurso, para deixar a trilha mais dificultosa. O trajeto sairá do acampamento em Patacancha com rumo à famosa cidade do Vale Sagrado, Ollantaytambo. 

Será nesta cidade onde você irá jantar e conhecerá mais sobre este antigo vilarejo Inca, além de alguns atrativos locais, entre eles o Mercado Artesanal, onde você irá encontrar o melhor do artesanato peruano. A última atividade deste dia será o embarque no trem para Aguas Calientes, onde fará o pernoite antes de chegar ao auge desta aventura: chegar em Machu Picchu.

Dia 4 – Conhecendo Machu Picchu e retorno para Cusco

O trajeto de Aguas Calientes a Machu Picchu será realizado a pé, no caminho você poderá apreciar algumas das vistas mais belas antes de chegar à imponente Cidadela Inca. Ao chegar, você fará um passeio acompanhado por guia por todo o complexo arqueológico, se aprofundando ainda mais na história local. 

Após realizar seu sonho e encarar todos os desafios desta experiência única, você retornará para Aguas Calientes, onde pegará o trem de volta para a Cidade Imperial de Cusco, finalizando sua aventura e levando consigo incríveis memórias de sua viagem.

A Trilha Lares, apesar das semelhanças, mostra-se menos dificultosa que a Trilha Inca e, principalmente, que a Trilha Salkantay. Entretanto, se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com a Viagens Machu Picchu para receber mais informações e vamos juntos construir um roteiro de viagem feito sob medida para você e seus interesses! 

Além disso, inspire-se em nossos pacotes para Machu Picchu e inúmeros destinos do Peru e liste todos os lugares que você deseja conhecer, certamente, iremos desenhar a experiência ideal para sua viagem.

Deixe uma resposta