Guia do Bilhete Turístico de Cusco

Sem sombra de dúvidas, uma das estrelas quando se trata dos destinos mais procurados do Peru é não somente a cidade de Cusco, como toda a região. Um dos motivos para que isso ocorra é por este ser o local onde está localizado Machu Picchu, o ponto turístico mais visitado de todo o território peruano, mas se você pensa que esta é a única atração que esta região oferece, saiba que está enganado e aqui vamos te explicar porquê e como aproveitar ao máximo!

Cusco abriga um grande leque de opções de atividades para diferentes perfis de viajantes, além de algumas das maiores festividades do Peru, e se você é um grande amante ou está muito curioso para conhecer mais sobre a história do Peru ou está planejando conhecer algumas das nossas maravilhas naturais, este destino precisa estar em seu roteiro de viagem.

Além da proximidade com o Vale Sagrado dos Incas, que pode ser considerado o berço do avanço da poderosa civilização Inca, toda a região nos arredores da cidade abrigam inúmeros sítios arqueológicos que contam diferentes partes da história de nossos ancestrais, alguns destes locais foram lar de culturas que até mesmo precederam os Incas. 

E sabendo sobre o interesse dos viajantes em passar por cada um destes lugares, ou pelo menos pela maioria deles, uma entidade de turismo em conjunto com o poder municipal de Cusco criaram uma forma de auxiliar seus visitantes a economizarem tempo e dinheiro para fazer um roteiro dos sonhos pela história destas terras. 

Com esta ferramenta, você poderá visitar diversos atrativos históricos da região sem precisar comprar ingressos ou perder tempo em diferentes sites ou bilheterias para adquiri-los, além de ser possível escolher entre diferentes itinerários para realizar em toda a região de Cusco e por quantos dias preferir. 

Ficou curioso? Estamos falando do Bilhete Turístico de Cusco, uma ótima estratégia para otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo tudo que este destino cheio de charme, beleza e história tem a oferecer. Não pare por aqui, pois há muito mais para descobrir e se preparar ao máximo para sua viagem ao Peru!

Conhecendo Cusco

A famosa Cidade Imperial de Cusco é como o coração das antigas terras peruanas, toda a cidade e região dos arredores guardam as raízes da história de importantes civilizações e modos de vida que abriram caminho para que o povo peruano e o país como um todo se tornassem o que são nos dias atuais. 

O forte aspecto cultural é representado também por diferentes povoados que, em menor ou maior extensão, mantém viva inúmeras tradições que nos foram ensinadas há centenas de anos atrás. Sem sombra de dúvidas, este destino é um dos principais a serem visitados durante uma viagem pelas antigas terras dos Incas. 

A diversidade de sítios arqueológicos, que se tratam de ruínas, templos, antigos centros administrativos ou religiosos, entre outras coisas, que estão espalhados ao longo desta região fez com que Cusco fosse reconhecida como a Capital Arqueológica das Américas, o que fortalece sua imagem mundo afora como um destino imperdível no Peru.

Além das antiguidades arqueológicas, a cidade de Cusco ainda possui marcas históricas contadas pela arquitetura que se faz presente nos cenários urbanos locais e apresentam sua relevância, já que, não à toa, o Centro Histórico de Cusco é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983. 

A área urbana também agrega seus espetáculos, como a Catedral de Cusco, a clássica Plaza de Armas, que é configurada como a praça principal de inúmeras cidades peruanas (algo que remete ao período colonial e às marcas espanholas neste país), mas a de Cusco é especialmente bonita, além de outras igrejas e museus espalhados pela área. 

Cruzando toda a cidade é possível descobrir outros lugares e edifícios pitorescos e agraciados com suas particularidades. Ainda no centro, os visitantes curiosos, e que gostam de adicionar uma dose de enigma à viagem, podem percorrer por algumas ruas da região em busca de encontrar os antigos Palácios Incas, que foram utilizados como fundações para estruturar as construções coloniais, que são visíveis até hoje.

Mas se o interesse é conhecer um bairro mais tradicional e com muita história por trás de cada esquina, a escolha certa é San Blas, que nos primórdios foi uma área residencial Inca que acabou sendo tomada pelos colonizadores espanhóis e tendo grande parte das construções Incas destruídas. Hoje, o bairro é considerado como um ótimo lugar para comprar artesanato, além de oferecer atrativos culturais aos visitantes.

Entre tanta história não podemos nos esquecer das maravilhas naturais encontradas nas proximidades da antiga Cidade Imperial, entre elas estão algumas das famosas Montanhas Coloridas do Peru e algumas das lagoas de águas cristalinas mais bonitas que você já viu, como é o caso do trekking para as 7 lagoas de Ausangate.

Poderíamos ficar ao longo de muito tempo falando sobre coisas para fazer em Cusco, mas aqui queremos apenas dar algumas dicas de como incrementar seu itinerário por este destino agregando-os entre os passeios pelos incríveis sítios arqueológicos da região, que são nosso foco aqui! 

Gostou de saber mais sobre a cidade de Cusco? Então, vamos ao que interessa e descobrir mais sobre o Bilhete Turístico de Cusco e como aproveitar mais dos atrativos arqueológicos e históricos da região a seguir.

O que é o Boleto Turístico de Cusco?

O Bilhete ou Boleto Turístico de Cusco é uma ferramenta criada pela Comissão de Serviços Integral Turístico Cultural de Cusco (COSITUC), uma instituição que trabalha em conjunto com a prefeitura municipal e que realiza a gestão deste cartão integrativo. Trata-se de uma estratégia para otimizar a organização e a qualidade dos serviços turísticos de Cusco e para inserir mais atrativos histórico-culturais aos roteiros dos viajantes. 

Sua função se dá por meio de um cartão comprado por uma determinada quantia que já inclui, automaticamente, um número de atrativos a serem visitados dentro de um período pré-determinado. Este cartão funciona como o ingresso de cada uma destas atrações, que chegam a cerca de 16 ao todo, que abrange entradas para igrejas, museus e os esplendorosos sítios arqueológicos. 

Você pode comprar o Boleto Turístico de Cusco na sede da própria COSITUC, nas bilheterias das atrações visitadas ou em algumas agências de turismo que o vendem por uma taxa adicional. A Viagens Machu Picchu inclui este cartão em alguns dos pacotes de viagem para Cusco e você pode saber mais entrando em contato com nossa equipe de especialistas! 

O bilhete é intransferível, nominal e é necessário apresentar documentos de identidade de acordo com as regras do país, seja o passaporte ou o próprio RG. Além disso, é importante atentar-se que existem alguns circuitos diferentes nos quais o Boleto Turístico de Cusco é aceito e cada um deles possui uma data de validade, por isso, vale a pena adquirir seu cartão o mais perto possível de sua visita às atrações, para não perder tempo! 

Mas não se preocupe, vamos esclarecer um pouco mais a respeito do tempo de expiração e dos circuitos a serem escolhidos por você, que farão mais sentido de acordo com o seu tipo de roteiro e com os tipos de experiências que você pode estar buscando em sua viagem para o Peru.

Circuitos do Boleto Turístico de Cusco

Boleto Turístico Geral

Esta é ideal para aqueles que irão passar todos os dias de sua viagem em Cusco ou para quem irá passar bastante tempo de seu roteiro neste destino, pois é a opção que abrange todas as atrações disponíveis em todos os circuitos e que também possui uma validade mais extensa de duração. 

Ao todo, é possível usar o Bilhete Geral por 10 dias consecutivos e, felizmente, é o tipo de bilhete incluso em todos os nossos pacotes para Cusco, dando maior liberdade para nossos viajantes escolherem outros atrativos além dos previstos, independente do tempo de duração dos roteiros de nossos clientes. 

Além deste, também é possível adquirir os Bilhetes Parciais de Cusco, que possuem validade menor e menor abrangência nos circuitos, mas que podem fazer mais sentido para o seu roteiro de viagem em alguns casos. 

Circuito I – Tour Arqueológico em Cusco

Se você tem pouco tempo para passar na antiga Capital dos Incas e quer conhecer apenas os principais sítios arqueológicos da região, o Bilhete Parcial que inclui o Circuito I é a opção correta para você.

Este bilhete possui somente 1 dia (24 horas) de validade e inclui apenas 4 sítios arqueológicos, entretanto, eles não deixam de ser alguns dos mais impressionantes. Estamos falando que você poderá visitar o Sítio Arqueológico de Tambomachay, o Sítio Arqueológico de Puca Pucara, o Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman e o Sítio Arqueológico de Q’enqo. 

Circuito II – Vale Sul e Museus 

Já o circuito II é bastante interessante para aqueles que desejam conhecer outros aspectos culturais, pois além dos complexos arqueológicos, este bilhete parcial ainda permite que você visite museus e uma apresentação cultural noturna. Esta opção possui uma validade de 2 dias (48 horas) ao todo a partir do momento da compra.

Os sítios arqueológicos a serem visitados estão na região do Vale Sul e são o Sítio Arqueológico de Tipón e de Pikillacta, que são parte da Trilha Inca para Machu Picchu e pertencentes à cultura Wari, respectivamente. Já entre os museus, existem 6 opções para você escolher, entre o Museu Histórico Regional, o Museu de Sítio de Qorikancha, o de Arte Contemporânea, o Centro Qosqo de Arte Nativa, o Museu Popular e o monumento de Pachacutec. 

Circuito III – Vale Sagrado dos Incas

Por outro lado, se o seu enfoque é exatamente os sítios arqueológicos, o circuito III permite que você conheça 4 sítios arqueológicos num período máximo de 2 dias (48 horas) após a compra. Nesta opção, os sítios arqueológicos estão localizados no famoso Vale Sagrado dos Incas e cada visita é válida.

Você poderá conhecer o Sítio Arqueológico de Pisac, o Sítio Arqueológico de Moray, onde estão os antigos e famosos terraços agrícolas, o Sítio Arqueológico de Chinchero e também o Sítio Arqueológico de Ollantaytambo. 

Certamente qualquer uma das escolhas será extraordinária, pois tudo que a região de Cusco abriga é fascinante e irá te proporcionar momentos inesquecíveis. Mas sabemos que às vezes precisamos de um pouco de inspiração para criar um roteiro, por isso, inspire-se com nossos pacotes para Cusco e muitos outros destinos peruanos. Venha construir uma experiência memorável e sob medida com a Viagens Machu Picchu! 

Deixe uma resposta