Palcoyo ou Vinicunca: Escolhendo a melhor opção

Se você está pesquisando sobre quais são as atrações mais impressionantes do Peru para visitar em suas próximas férias, certamente já ouviu falar sobre as montanhas arco-íris de Cusco, dois locais situados na cadeia de montanhas Vilcanota. Então, caso você ainda não saiba qual das montanhas escolher para se aventurar, aqui reunimos os prós e contras de ambos os picos coloridos.

Embora estas maravilhas naturais já existam há milhares de anos, foi somente em 2015 que a montanha Vinicunca passou a receber a atividade turística, atraindo centenas de visitantes todos os anos. Atualmente, outras alternativas para visitar este cenário de outro mundo estão disponíveis, uma delas é a Montanha Palcoyo.

No entanto, cada uma destas montanhas compreende um cenário natural diferente, onde vales vermelhos, florestas de pedra e picos nevados guardam a paisagem mágica destas regiões. E todas as opções são facilmente acessíveis de Cusco, embora a altitude seja o fator que não pode ser simplesmente ignorado.

Mas independentemente de qual das opções você escolha, nosso conselho é o mesmo: deixe este tour para o final de seu roteiro por Cusco. Dessa forma, você estará completamente aclimatado e não irá enfrentar nenhum desafio do mal de altitude durante a caminhada. No final da matéria, você encontrará uma seção completa sobre dicas e recomendações para prevenir os sintomas do “soroche”.

Sobre a Montanha Vinicunca

A muito conhecida como Montanha Arco-Íris é uma das atrações mais populares em Cusco, reunindo cerca de 1.500 viajantes por dia, apesar de sua localização ser elevada. Este lindo cenário natural está situado a uma elevação de 5.200 metros acima do nível do mar e você pode visitá-lo facilmente em um dia de passeio completo, combinando um passeio de carro com uma caminhada de 2h30.

Como mencionamos anteriormente, somente em 2015 esta montanha foi declarada como um destino turístico de Cusco pelo governo regional. Entretanto, a montanha Vinicunca esteve escondida de nossas vistas por muitos anos, coberta por camadas grossas de neve e gelo.

Com o aumento do aquecimento global, o Peru começou a perder grande parte de sua superfície de gelo e, dessa forma, a coloração encantada desta montanha foi revelada para o mundo. Hoje em dia, a montanha está completamente descoberta, embora neve no local durante o pico da estação chuvosa nos Andes.

A trilha até o topo da montanha possui um grau de dificuldade de moderado a desafiador, mas isso ocorre, principalmente, por conta do fator de altitude. A trilha é plana em boa parte do início, porém, vai se tornando mais robusta e difícil conforme vai chegar ao mirante.

A maioria dos operadores do tour dão 2h30 para completar o trajeto, o que é tempo o suficiente para realizá-la. Se você possui uma boa condição física e, mais importante, está corretamente aclimatado, poderia chegar ao topo em menos de 2 horas. 

Além disso, o pico Vinicunca não é a única atração aqui, já que os belos vales vermelhos estão logo atrás da montanha colorida, levando somente 25 minutos para chegar até lá a partir do mirante desta maravilha natural. Alguns passeios podem incluir a visita a este atrativo, embora seja opcional e cada viajante precise pagar o ingresso para o vale vermelho (cerca de S/. 10.00).

Existem uma diversidade de operadores de passeio oferecendo esta rota, por isso, é sempre melhor conferir a reputação da empresa antes de comprar o tour. Certifique-se de conhecer o que cada roteiro inclui para comparar as opções entre os operadores.

Se você deseja saber mais sobre esta trilha, confira nosso roteiro para a Montanha Arco-íris e aprenda tudo sobre esta caminhada. Lembre-se, conforto e segurança devem ser sua principal prioridade neste passeio, já que não é fácil caminhar a cerca de 5.000 metros de elevação, enquanto está a 3 horas de distância de Cusco.

Sobre as Montanhas Palcoyo

Embora a maioria dos blogs de viagem e operadores de tours anunciem este atrativo como uma única montanha arco-íris, atualmente ela é composta por três picos. As Montanhas Palcoyo estão localizadas a 4.900 metros acima do nível do mar que estão cercados por vales coloridos e florestas de pedra. 

Diferente da trilha para a montanha colorida mais famosa, Palcoyo possui um trajeto mais curto e fácil, por isso pode ser mais adequado para quem procura por uma trilha menos desafiadora. Entretanto, isso não significa que a alta elevação não irá te afetar, já que qualquer pessoa pode experimentar sintomas do mal de altitude se não estiver aclimatado.

Palcoyo está localizada a 100 km de Cusco, por isso, leva cerca de 3 horas para chegar ao início da trilha de carro. Depois disso, você seguirá uma trilha de 1h30 até o mirante, embora você possa finalizar a caminhada em 45 a 60 minutos, a depender de sua condição física e da forma como você irá responder à altitude.

A trilha te levará por paisagens únicas, onde imponentes florestas de pedra também serão um destaque da rota. Além disso, este cenário de montanhas coloridas não são tão populares quanto Vinicunca, o que te dará oportunidades para fotos maravilhosas sem multidões.

Então… qual deveria escolher?

Aqui temos uma questão difícil, já que tudo dependerá do tipo de experiência que você gostaria de ter. Quando se trata da montanha Vinicunca sabemos que esta é a mais popular, uma vez que esta atração foi promovida por inúmeras agências de turismo nacionais e internacionais.

E, ainda que a trilha seja muito mais difícil que a de Palcoyo, o local oferece paisagens fascinantes dos vales dos arredores e dos picos nevados. Por outro lado, a trilha Palcoyo é muito mais diversa e muda drasticamente conforme se aproxima de seu mirante.

Da mesma forma, é muito mais fácil fazer o trajeto para Palcoyo, uma vez que é muito mais curta e menos íngreme do que a trilha para Vinicunca. Para comparar ambas as trilhas, confira esta tabela:

Vinicunca Palcoyo
Dificuldade (*) Moderado/Desafiador Fácil/Moderada
Distância caminhada 7km 3km
Tempo de caminhada ida e volta (*)  3h30 2h30
Elevação da Trilha 4,700 m.a.n.m. 4,770 m.a.n.m.
Altitude Máxima 5,200 m.a.n.m. 4,950 m.a.n.m.

(*) A dificuldade e o tempo de caminhada estão sujeitos ao seu nível de condicionamento físico e aclimatação.

Então, independentemente de qual das opções você escolher, irá visitar uma obra-prima da natureza que levou milhões de anos para criar. Cada região oferece diferentes cenários, mas ambas as atrações são de outro mundo. Se você desejar reservar qualquer uma destas alternativas, lembre-se que estamos a apenas um clique de distância!

Mal de Altitude: Como prevenir e lidar com isso

Se você está planejando fazer uma viagem ao Peru, certamente já ouviu falar sobre o “Soroche”, uma condição que afeta a maioria dos turistas e residentes que viajam para destinos que ultrapassam os 2.500 metros de elevação.

Portanto, alguns viajantes podem experienciar enjoos, cansaço, dificuldade para respirar e dores de cabeça ao chegar a estes locais de grande altitude, sendo que estes são os sintomas mais comuns do mal de altitude.

Gostaríamos de destacar que esta condição pode afetar qualquer pessoa, principalmente os indivíduos que vivem a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. Por este motivo, recomendamos fortemente realizar atividades leves nos primeiros 2 a 3 dias em Cusco, antes de se comprometer com tours que demandam muito fisicamente.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que te ajudarão a prevenir e lidar com o mal de altitude:

  • Mantenha-se hidratado
    Considere que a água será sua melhor amiga e aliada para combater e prevenir esta condição, já que as grandes altitudes são associadas a desidratação como resultado da junção de ar seco e da respiração curta e rápida, o que causa uma perda de fluidos corporais. Assim, é importante beber muito líquido para ajudar seu corpo a se hidratar ao longo de sua estada no Peru.
  • Evite álcool e fumar a todo custo
    Sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que pode se tornar ainda mais difícil especialmente quando estamos de férias, mas acredite e confie em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de consumir qualquer um destes produtos, seja o cigarro ou as bebidas alcoólicas. Isso é necessário, pois o consumo destes itens pode aumentar a desidratação e encurtar ainda mais a respiração quando consumidos nos primeiros dias.
  • Beba o chá ou mastigue folhas de Coca
    A planta da Coca é uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É conhecida por aliviar qualquer sintoma do mal de altitude e melhorar a aclimatação. Você também pode tomar chá ou apenas mastigar suas folhas.
  • Coma alimentos leves, mas calóricos
    Altitudes elevadas aumentam a necessidade de combustível, por isso, é melhor ter uma dieta bem calórica durante seu período no Peru. Certifique-se de se alimentar de lanches saudáveis, mas calóricos, que possuam muitos grãos em sua composição. Comer alimentos leves também é importante para facilitar a digestão!
  • Vá com calma
    A chave para tudo em nossas vidas! Não se apresse, se respeite e respeite seu tempo e do seu corpo para se acostumar com a altitude. Não se comprometa com atividades fisicamente exigentes nos primeiros dias. No período de aclimatização, você pode fazer um tour pelo centro histórico de Cusco ou visitar o Vale Sagrado dos Incas.

Se você está se perguntando se existem medicamentos que podem ajudá-lo com os sintomas da doença da altitude, você pode comprar Diamox ou Soroche Pills em qualquer farmácia no Peru. No entanto, recomendamos consultar um médico antes de tomar qualquer um desses remédios.

Como é possível ver, esta é apenas uma fração das inúmeras coisas para fazer em Cusco, então se você está buscando o passeio perfeito pelo Peru, certifique-se de conferir nossos pacotes de viagens ou entre em contato com nossa equipe para te ajudarmos a preparar um roteiro sob medida para você!

Deixe uma resposta