Conhece Ranfañote? Esta é uma Das Sobremesas mais Antigas do Peru!

Poucas pessoas conhecem doces típicos peruanos, mas o ranfañote merece a sua atenção e claro, a sua degustação e é por isso que este post é especialmente para ele. Vamos juntos descobrir mais dos sabores da culinária peruana e da história do país, que se confunde com sua rica cozinha? Continue lendo e surpreenda-se! não deixe de conhecer os destinos turísticos de Peru, como as cidades mais principais Cusco, Huaraz, Arequipa, Nazca e Lima.

∴ A história do ranfañote

Comida também é história. Quando você viaja para outros países é possível descobrir muito da cultura e de antigas tradições através do paladar e por isso recomendamos que você experimente os pratos típicos quando viajar para o Peru, e não apenas os salgados, que são os que mais chamam a atenção e levam a fama, mas também os doces e claro, as bebidas típicas peruanas. Um breve resumo da história do ranfañote é que esta antiga sobremesa foi desenvolvida ainda na era colonial, ou seja, quando os espanhóis chegaram ao Peru. Uma das teorias e histórias envolvendo a origem do prato é que naquela época era costume embeber o pão duro e passado do ponto em mel de cana e com o passar do tempo, outros ingredientes foram misturados a receita, criando o doce e se transformaram no que conhecemos hoje.

Mas, esta não é a única teoria envolvendo a origem do ranfañote. Muitos dizem que o prato foi criado por pessoas de ascendência africana, que eram pagas pelo seu trabalho com pedaços de pão e então misturavam o alimento com outros ingredientes a fim de melhorar seu sabor e assim surgiu este doce.

Não é possível saber qual é a real origem do ranfañote, mas o fato é que ele foi desenvolvido na capital peruana, a cidade de Lima, e infelizmente foi perdendo a popularidade com o passar dos anos, sendo resgatada hoje em dia por feiras gastronômicas que se espalharam pela cidade e pelo país. Portanto, quando fazer a sua viagem para o Peru e passar por Lima, não deixe de experimentar este doce peruano, que será mais facilmente encontrado na capital.

∴ Como é feito o ranfañote, doce típico peruano?

Agora que já explicamos um pouco mais da história e da origem deste doce peruano, você deve estar se perguntando como ele feito, não é mesmo? Enfim, o ranfañote consiste em um molho à base de pão e mel de chancaca, uma espécie de “açúcar moreno” ou “melaço”, derivado da cana de açúcar.

Os pedaços de pão são banhados em mel de chancaca e misturados com outros ingredientes como uvas passas, nozes, queijo e coco ralado. Sua preparação é fácil e rápida, e você pode ver a recita de ranfañote completa, clicando aqui, e pode até experimentar fazer na sua casa, levando o sabor e a cultura peruana para sua família. E aí, gostou de conhecer um pouco mais da história deste doce típico peruano? Esperamos que sim, e também te esperamos no Peru para provar esta deliciosa receita. Se você gosta de gastronomia, também gostará de ler estas outras matérias que fizemos aqui no blog da Viagens Machu Picchu, dê uma olhada:

  • Conheça Carapulcra, um antigo prato peruano. Leia aqui!
  • Viaje sem sair de casa: veja duas receitas típicas peruanas para fazer em casa. Acesse aqui!
  • Comidas peruanas diferentes, conheça alguns pratos exóticos. Leia aqui!

Bebidas típicas peruanas, veja os drinks que você precisa experimentar. Acesse aqui!

Deixe uma resposta