Conheça “CHICHA”, o Restaurante Peruano que se Destacou na Europa e no Mundo!

A culinária peruana vem ganhando destaque no cenário mundial, reconhecida como uma das melhores gastronomias do planeta e o Peru, sendo um dos principais destinos para quem quer viver uma experiência gastronômica única. Quem visita o país se encanta com seus sabores e ingredientes únicos. Foi o que aconteceu com Robert Peveling-Oberhag, proprietário do Restaurante Chicha, que em 2013 passou 3 meses no Peru e Lima se apaixonou pela culinária local e a partir de então, resolver investir e dedicar tempo na gastronomia peruana. Enfim, neste post vamos te contar um pouquinho da história do “Chicha”, este restaurante peruano localizado em Berlim, na Alemanha, e que ganhou prestigio e reconhecimento. Vamos lá?!

∴ O Restaurante Peruano Chicha

Aberto desde outubro de 2015 e desenvolvido por Robert Peveling-Oberhag e Simón Castro Mendoza, um chefe de cozinha de origem peruana, o Chicha está localizado no bairro de Neukölln, em Berlim, e atraiu um público cosmopolita através de proposta moderna.

Quem visita o Chicha tem a oportunidade de se sentir mais perto do país milenar dos incas, através de pratos diversos e bastante tradicionais da gastronomia peruana, como o famoso ceviche, o aji de galinha e anticuchos de corazón, por exemplo. Um dos destaques do estabelecimento é que mesmo servindo receitas de um país muito distante, o restaurante consegue manter o frescor e a qualidade dos ingredientes, principalmente nos peixes e frutos do mar, que também são bastante comuns nos pratos típicos da cozinha peruana.

E claro, como qualquer bom restaurante peruano, além dos pratos deliciosos, não pode faltar o famoso drink peruano chamado Pisco Sour, que tem o Pisco como base, incorporado a outros ingredientes como limão, gelo, clara de ovo e jarabe, que é uma espécie de xarope utilizado para adoçar.

∴ O Restaurante Chicha no Guia Michelin de gastronomia

Para quem não sabe exatamente o que é Guia Michelin, deixamos aqui um pequeno resumo: basicamente o prêmio é um indicador de quão boa pode ser uma experiência gastronômica em determinados restaurantes. O guia avalia mais de 30 mil restaurantes e é considerado a bíblia da gastronomia. A avaliação é feita de maneira anônima, ou seja, os avaliadores vão até o estabelecimento sem se identificar e assim conseguem ter uma experiência mais autêntica. Para a nota, eles levam em conta a qualidade dos produtos, o domínio das técnicas culinárias e do sabor, a personalidade do chefe na sua cozinha, o custo benefício do prato e a consistência entre as visitas.

Por isso receber estrelas ou prêmios do Guia Michelin é tão importante, pois se trata uma avaliação completa, levando em conta vários fatores e não apenas o sabor em si. O Restaurante Chicha conquistou um lugar de prestígio no Guia na categoria Bib Gourmands, que inclui estabelecimentos de várias facetas. Conquistar o reconhecimento nesta categoria não é fácil, pois, para começar, os pratos precisam ser acessíveis a todos, dentro de um valor estipulado, usar produtos de acordo com a estação do ano e ainda estar atento a fatores de sustentabilidade. O difícil é que a categoria Bib Gourmands costuma ser bastante diversa, com restaurantes e pratos de diferentes países, de influências modernas, nacionais e internacionais, pratos com carne e vegetarianos, entre outros… por isso chamar a atenção dos avaliadores é uma tarefa complexa e especial.

O Restaurante Chicha, além de estar presente no Guia Michelin, também já conquistou outros prêmios, o que o torna um dos principais restaurantes peruanos situados fora do Peru. Uma das suas principais conquistas, que destaca a sua qualidade e sabor, foi que em 2018 o Chicha também foi reconhecido pelo Guia Gault & Millau, como o melhor restaurante peruano na Alemanha, com 14 pontos.

E aí, gostou? Se você ama gastronomia, com certeza vai gostar do conteúdo das matérias abaixo. Veja nossas sugestões:

  • Conheça os Restaurantes Peruanos que Estão na Lista dos 50 Melhores Restaurantes da América do Sul! Leia aqui!
  • Viaje para o Peru sem sair de casa: duas receitas típicas para fazer na quarentena! Acesse aqui!

Experiências Gastronômicas no Peru: conheça nossos pacotes especiais! Leia aqui!

Deixe uma resposta