Dicas para realizar trilhas no Peru

Entre tantos destinos encantadores, sabemos que um dos pontos fortes do Peru são os caminhos que cruzam os Andes e abrem trilhas com algumas das paisagens mais bonitas que todos os seus visitantes já viram. Não à toa, inúmeros viajantes de todo o mundo escolhem as terras peruanas como destino de suas viagens cheias de emoção. 

O antigo país dos Incas certamente guarda muitas aventuras, mas não somente isso, por isso, gostamos de reforçar que a diversidade do Peru permite que pessoas de todos os gostos e perfis de viajantes possam vivenciar as memórias mais incríveis neste país, que é repleto de cultura, história, arte, hospitalidade, luxo e, é claro, atividades com muita adrenalina também.

E estas atividades diferenciadas e propícias para os espíritos aventureiros chamam muita atenção daqueles que estão planejando sua viagem ao Peru, e sabemos o quão importante é ter todas as informações necessárias para realizar o seu sonho da melhor forma possível e sem eventuais contratempos, que podem tornar a experiência mais dificultosa do que precisa ser. 

Pensando nisso, construímos esta matéria pensando em te guiar pelas principais e recorrentes dúvidas que muitos trilheiros têm enquanto estão organizando seu roteiro com a ansiedade de, finalmente, colocar o pé nas antigas estradas e caminhos peruanos. Saber do simples às atitudes mais complexas e que requerem tempo é um ponto importante para que você aproveite ao máximo esta vivência. 

Além disso, é relevante lembrar que existem diferentes tipos de trilhas nas quais você pode se aventurar quanto estiver no Peru, e você pode optar pelas quais mais se adequam ao seu perfil de condicionamento físico, ao grau de dificuldade, ao destino que pretende visitar e, principalmente, ao seu tempo de roteiro. 

Você deseja se aproximar da natureza peruana em alguma aventura em sua viagem ao Peru? Então, embarque nesta trilha de conhecimentos básicos com a Viagens Machu Picchu para se preparar para esta experiência e saber exatamente o que fazer antes e durante estes passeios! 

Conheça as principais trilhas do Peru

Para te dar um vislumbre sobre o que te espera em sua próxima aventura no Peru ou, para aqueles que ainda não conhecem, vamos apresentar algumas das trilhas mais famosas de nosso país. Estas são apenas algumas das opções que você encontrará e envolvem alguns dos pontos turísticos mais procurados, principalmente, na região de Cusco, onde concentram-se atrativos como a Montanha Arco-íris e a famosa cidadela de Machu Picchu. Mas você também pode gostar da Trilha Inca Lares ou Trilha Inca Jungle e muitas outras surpreendentes.

Entretanto, todas regiões peruanas abrangem trilhas com diferentes características e, sem sombra de dúvidas, com opções que são democráticas para todos os níveis de experiência e preparo físico, dessa forma, mesmo os iniciantes têm a chance de conhecer de perto alguns dos cenários mais fascinantes das terras peruanas.

Por isso, aqui você encontrará uma apresentação das três opções mais conhecidas entre os viajantes, mas tenha em mente que estas não são as únicas possibilidades, caso você se interesse em se aventurar em sua próxima viagem ao nosso país milenar. Está preparado? Então, vamos lá!

Trilha Inca

Não temos dúvidas de que a Trilha Inca é uma das mais conhecidas do Peru. Isso se deve ao fato de que, não somente este trajeto leva ao famoso Santuário Histórico de Machu Picchu, este percurso foi criado e extremamente utilizado pelo povo Inca, no período em que se vivia o auge do império de Tahuantinsuyo.

O Caminho Inca fazia parte de uma rede de trilhas que conectavam diferentes partes do império deste poderoso povo, abrangendo alguns diferentes países da América do Sul, como Brasil, Colômbia, Bolívia, Chile, além do próprio Peru. Ou seja, quem faz este percurso dá um verdadeiro mergulho na história deste povo, principalmente se também permitir dar asas à imaginação.

Há duas formas de fazer a Trilha Inca e o mais interessante disso é poder adequar as opções ao seu roteiro, uma vez que no modelo da Trilha Inca Clássica são necessários cerca de 4 dias para completar o trajeto de Cusco à Cidadela Inca pelos Andes peruanos, já na versão Trilha Inca Curta, você precisa somente de 2 dias de caminhada.

Esta trilha é uma ótima opção para os amantes da natureza, mas que têm o enfoque em se aproximar ainda mais da história desta civilização, já que ao longo do trajeto encontram-se inúmeros sítios arqueológicos com diferentes funções e construções, todos ligados ao antigo povo Inca.

Trilha Salkantay

Esta é outra opção para aqueles que desejam tornar sua visita a Machu Picchu ainda mais memorável. A Trilha Salkantay possui um apelo paisagístico muito forte e, sem sombra de dúvidas, é para os aventureiros que possuem mais experiência neste tipo de atividade, já que o caminho alcança uma altitude de, aproximadamente, 4.600 metros acima do nível do mar.

O percurso em questão necessita de até 5 dias de disposição dos trilheiros para ser realizado com sucesso. Por todo o caminho é possível contemplar o gigante Apu Salkantay, considerado pelos moradores da região como um espírito protetor, que também é um dos picos mais altos do Peru.

Além disso, um dos pontos fortes desta trilha é poder apreciar a beleza e singularidade da famosa Laguna Humantay, um dos pontos de parada no caminho, que faz valer cada esforço empreendido neste trajeto, além de ser algo surreal poder descansar ao redor de uma linda lagoa de águas azul-turquesa.

Trilha para a Montanha Colorida

Esta é uma joia dos Andes peruanos e da região de Cusco, que tem atraído milhares de visitantes por ano, que ficam completamente encantados com sua beleza e singularidade. A Montanha Arco-íris da qual estamos falando é a Vinicunca, a mais alta do Peru, cujo cume alcança os 5.200 metros acima do nível do mar, de onde também é possível contemplar uma vista singular de uma obra-prima da natureza.

Ao contrário das gigantes mencionadas anteriormente, a trilha da Montanha 7 Cores, que leva ao topo de Vinicunca, requer apenas algumas horas para ser realizada, portanto, são feitas excursões de um dia inteiro para isso. No entanto, não pense que este fator a torna mais fácil que as demais, pois a altitude pode tornar tudo mais complicado.

Mas não se preocupe, se o seu sonho é ver uma montanha colorida de perto, há outra opção para recorrer, caso você não se sinta à vontade com seu condicionamento físico, estamos falando da Montanha Palcoyo, que pode ser tão encantadora quanto a gigante Vinicunca.

Dicas para os trekkings do Peru

O que levar?

Para a realização destes longos percursos é importante lembrar que alguns carregadores irão acompanhá-lo nesta empreitada, porém, ainda assim ter em mente a necessidade de evitar excessos é essencial, e na sua mochila carregue sempre os itens mais requisitados no caminho e que precisam estar ao alcance das mãos.

Além de snacks e lanches rápidos e energéticos para as longas caminhadas, algumas dicas do que levar para a trilha também inclui kit de higiene pessoal (como papel higiênico, toalha e itens de higiene bucal); saco de dormir; capa de chuva; roupas para vestir-se em camadas (do calor ao frio); sapatos de trilha; lanterna; kit de proteção solar (protetor solar, boné, óculos de sol); kit de primeiros socorros; folhas de coca; sua câmera fotográfica, que é item indispensável; entre outros.

Preparo físico e o mal de altitude

Como mencionamos anteriormente, cuidar da sua preparação física é algo crucial para ter um desempenho bem sucedido em sua aventura, além disso, também é importante se prevenir contra o mal de altitude, tomando todas as atitudes responsáveis antes de começar qualquer trilha.

Portanto, se você ainda não possui uma vida fisicamente ativa, é importante começar a se preparar agora e, se os exercícios físicos já fazem parte de sua rotina, intensificar os treinos gradualmente irá te ajudar. Quanto ao mal de altitude, ou soroche, é importante programar um período de aclimatação de 2 a 3 dias antes de sua aventura, para que seu corpo se acostume com a elevação geográfica, mantenha-se informado a respeito de tudo sobre o mal de altitude e como evitá-lo.

Clima nas trilhas

É importante atentar-se para o clima das regiões que são abrangidas pelas trilhas para evitar qualquer imprevisto. Em geral, trilhas como a Salkantay e a Trilha Inca costumam ter tempo seco nos meses de inverno (por volta de junho a setembro) e muita chuva e umidade no verão (de outubro a março), porém, tudo dependerá de qual atrativo você irá visitar.

Já na Montanha Colorida é necessário acompanhar o clima para saber se estará nevando, já que neste caso é impossível enxergar suas atraentes cores. Outro detalhe relacionado ao clima é sobre a abertura e o fechamento dos atrativos, como é o caso da Trilha Inca, que permanece fechada ao longo do mês de fevereiro.

Como fazer uma trilha no Peru?

Por último, mas não menos importante, se você está se perguntando como fazer uma trekking no antigo país dos Incas, saiba que não é permitido realizá-los sozinho, questão regulamentada para a segurança de todos os visitantes. Além disso, é importante se planejar e comprar o pacote com ao menos 6 meses de antecedência à data da viagem.

A Viagens Machu Picchu possui muitos pacotes de trilhas no Peru cheios de adrenalina, então aproveite para se inspirar e realizar conosco esta aventura inesquecível, com toda a infraestrutura necessária para que você aproveite ao máximo sua experiência.

Além disso, também temos pacotes de viagem para o Peru com os destinos mais fascinantes de nosso país, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe e começar a planejar a viagem dos seus sonhos!

Deixe uma resposta