Dicas de viagem ao Peru na baixa temporada

Viajar ao Peru é o sonho de inúmeros viajantes ao redor do mundo. Imaginar conhecer Machu Picchu com uma linda visibilidade, céu azul e passar pelo frio em um clima acolhedor na região das montanhas andinas é o que faz tantas pessoas desejarem visitar o antigo país dos Incas. 

Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem viajar no período em que o clima é como o descrito acima. Esse período ocorre durante os meses de abril a outubro, que marcam entre o outono, inverno e o início da primavera, diminuindo bastante a possibilidade de chuvas nos Andes peruanos. 

Essa época é compreendida como a alta temporada do turismo peruano e, embora seja um sonho, a falta de disponibilidade de datas para férias, por exemplo, pode atrapalhar no planejamento da viagem. Esse fator pode desmotivar alguns viajantes que desejam explorar as terras peruanas, levando a pensar que não valeria a pena conhecer o país em outros meses do ano. 

Mas a verdade é que o Peru é um destino realmente surpreendente, que guarda experiências fantásticas o ano todo e proporciona momentos inesquecíveis, pois abriga diferentes climas, características histórico-culturais, tradições e paisagens de norte a sul de seu território. Ou seja, quanto mais você se aventura nas terras peruanas, mais irá descobrir! 

E como ninguém deveria deixar de lado um sonho devido a impossibilidade de viajar em um determinado período, nesta matéria viemos te apresentar formas de aproveitar ao máximo as maravilhas do Peru durante o período de baixa temporada. Afinal, existem inúmeros benefícios de visitar um dos maiores destinos turísticos da América do Sul na “contra mão” do fluxo de turistas. Você já sabe quais são? Então, embarque conosco nessas novas descobertas!

Baixa temporada no Peru: o que preciso saber?

A baixa temporada de turismo no antigo país dos Incas ocorre de novembro a março, que se caracteriza como a época do ano com maior incidência de chuvas, principalmente nas zonas de florestas, como a Amazônia, nos destinos mais procurados pelos viajantes, que são aqueles localizados na região de Cusco, e regiões altas como o Lago Titicaca

Ainda que esses meses não sejam conhecidos como a melhor época para viajar ao Peru, é interessante saber alguns fatores a respeito do período. Começando pelo fato de que o clima do Peru é bastante diverso e costuma variar de região para região, assim como acontece no Brasil. 

Embora existam maiores chances de chuva, existem destinos que são imperdíveis neste período do ano, devido às temperaturas altas, propícias para atividades de verão, e também é possível encontrar tempo mais firme em algumas cidades ou atrativos turísticos determinados. Assim, você terá a oportunidade de viver experiências diferentes do habitual dos roteiros no país. 

Mas isso não significa que você precisará deixar de lado os lugares que mais sonha em visitar. Com a orientação certa e alguns equipamentos importantes, você poderá dominar qualquer previsão do tempo e em qualquer destino. Portanto, o essencial é lembrar de carregar consigo os itens que terão muita utilidade durante seu roteiro! 

Ou seja, você irá precisar fazer as malas para o Peru com um pouco mais de flexibilidade e pensando nos diferentes cenários que poderá encontrar, então pense em roupas confortáveis para o frio e para o calor, protetores solares e também capa de chuva, óculos de sol e lenços, entre outros detalhes. 

Por outro lado, um fator ao qual de fato deverá se atentar é a conexão entre o mês da sua viagem e a atividade principal que você deseja fazer em terras peruanas. Por exemplo, no mês de fevereiro os viajantes ficam impossibilitados de fazer a Trilha Inca, uma vez que o atrativo fica fechado. O motivo do fechamento não é necessariamente o período chuvoso, mas também a necessidade de manutenção da trilha. 

Como já mencionamos, o clima tende a ficar mais chuvoso em algumas regiões, enquanto outras apresentam clima totalmente favorável para atividades incríveis e momentos inesquecíveis. E se você deseja saber um pouco mais sobre os benefícios de viajar na baixa temporada e descobrir o que fazer no Peru nesse período, não pare de ler por aqui. Há muito mais para você descobrir abaixo! Continue conosco. 

Benefícios de viajar para o Peru fora da temporada

Foto de Pedro Lastra no Unsplash.

Como você já sabe, viajar na alta temporada é o que permanece no imaginário da maioria dos viajantes que desejam um dia conhecer as terras peruanas. E mesmo que tudo pareça ser totalmente excepcional, é interessante pensar que às vezes esse pode ser o período menos atrativo para você, seu perfil como viajante e até mesmo para suas expectativas de viagem ao antigo país dos Incas. 

Na contra mão da alta temporada, o período de novembro a março apresenta ótimos benefícios aos viajantes, a começar pelo encontro com atrativos mais vazios, experiências mais tranquilas e sem multidões para competir por espaço para apreciar as belezas do Peru. Da mesma maneira, você não precisa esperar longas filas para conseguir ingressos ou acessar alguns atrativos fechados, o que torna a vivência no país muito mais tranquila. 

Outro grande ponto positivo é que, no período de baixa temporada, os valores de hospedagem, passeios, compras, entre outras coisas, ficam mais baixos. A baixa demanda cria mais oportunidades para os viajantes que dão uma chance para viajar nos meses com menor fluxo turístico. Esse já é um bom motivo para se arriscar e conhecer as terras peruanas durante o verão!

Além dos fatores relacionados ao turismo, a natureza também tem um papel importante para tornar a experiência de viajar para o Peru no verão ainda mais mágica. Devido a maior ocorrência de chuvas e incidência de luz solar, as paisagens ficam extremamente encantadoras. Imagine cruzar os Andes peruanos observando cenários composto por belas montanhas com vegetação muito viva. Uma sensação incrível, não é mesmo? 

Mas se, mesmo com tantos benefícios, você ainda não se sente totalmente seguro com a ideia de viajar durante a baixa temporada, não se preocupe. Na próxima sessão, você encontrará dicas completas sobre atividades para fazer, destinos para conhecer e outras maneiras de descobrir as maravilhas do antigo país dos Incas, enquanto você viaja no período chuvoso. Temos certeza de que você não vai se arrepender!

O que fazer no Peru na baixa temporada?

Se você ainda não tem ideia do que fazer no antigo país dos Incas no período chuvoso, reunimos ótimas dicas para te ajudar a construir um roteiro de viagem perfeito e para te dar toda a assistência caso você precise de um plano B em algum dia do itinerário. Venha descobrir mais detalhes conosco! 

Vá a praia! Desfrute do incrível litoral peruano

Foto de Matthijs Idema no Unsplash.

Algumas pessoas podem até pensar: por que ir ao Peru e escolher ir à praia? Mas apesar da grande fama das regiões andinas, a verdade é que a costa peruana é incrível e abriga experiências únicas, que esperam para te surpreender! 

Na cidade de Lima, por exemplo, a temperatura pode ficar muito agradável e com menor possibilidade de chuva do que o encontrado nas regiões altas. Outra dica é visitar as praias localizadas em Máncora ou Piura, onde concentram-se as maravilhosas praias do Peru, com opções para diferentes gostos e maneiras de aproveitar o calor. 

Além das praias, fazer passeios como tour pelas Ilhas Ballestas ou o tour pelas Ilhas Palomino configuram opções imperdíveis para quem ama a vida selvagem e quer ter aproximação com os animais marinhos. Explorar a Reserva Nacional de Paracas também é uma forma excelente de misturar história, aventuras e natureza em um único passeio.

Faça um roteiro diferente: conheça os destinos menos turísticos do Peru

Talvez você já tenha encontrado experiências nesses destinos durante suas pesquisas sobre as terras peruanas, entretanto, eles não fazem parte das rotas turísticas mais realizadas em nosso país. O que não significa que eles sejam menos interessantes para conhecer!

Cidades como Arequipa e Trujillo abrigam histórias únicas e arquitetura muito charmosa, que nos faz viajar no tempo quando nos encontramos em meio a elas. Além disso, o clima nessas regiões é excelente durante o verão. 

Trujillo é conhecida como a “cidade da eterna primavera”, pois apresenta tempo firme e com temperaturas altas o ano todo que, junto aos seus cenários coloridos, tornam o destino perfeito para aproveitar a cultura local e desbravar outros aspectos do turismo peruano. 

Além dessas cidades, também poderíamos citar a região de Nazca, que é muito conhecida pelas enigmáticas Linhas de Nazca, mas que também fica situada em um local que permite fazer roteiros integrados e cheios de aventuras por outros destinos no sul do Peru, como, por exemplo, fazer o trekking no Cânion de los Perdidos. 

Turismo cultural no Peru 

Foto de Deb Dowd no Unspash.

A chuva também não precisa ser um impeditivo para conhecer mais sobre as coisas interessantes que cercam a cultura peruana. Um ótimo plano durante o dia é criar uma lista dos museus mais interessantes para visitar nos dias chuvosos, mas não necessariamente só nesses dias. 

Como você sabe, Cusco possui um passado cultural muito rico por sua conexão com a poderosa civilização Incas, mas vai além disso. Há museus muito interessantes na cidade que precisam fazer parte do seu roteiro em algum momento. Se você quer saber quais são os melhores museus de Cusco, não deixe de acessar nossa matéria aqui no Blog Viagens Machu Picchu! 

Em outros destinos, como os já mencionados: Lima, Arequipa, Trujillo, Nazca, os museus também são essenciais para entender mais sobre a riqueza de nosso país milenar. E para conhecer mais sobre cada um deles, você pode acessar nossos guias completos sobre destinos do Peru em nosso site.

Desfrute dos atrativos mais populares do Peru

Como já mencionamos, a baixa temporada e a possibilidade de chuva não podem ser fatores que te impeçam de realizar seus sonhos. Portanto, não deixe de incluir Machu Picchu, as cidadelas do Vale Sagrado dos Incas, a cidade de Cusco ou até mesmo o Lago Titicaca em seu roteiro de viagem pelo Peru.

Aproveite o período com menos turistas para ter uma experiência mais “intimista” nos locais que você sempre quis ver de perto. Faça quantos registros quiser, aprecie a beleza desses lugares, conecte-se plenamente com esses momentos sem precisar dividir sua atenção com as multidões ao redor. 

Toda a experiência com os equipamentos certos fica igualmente incrível, mas sempre existe a possibilidade de não chover. Mantenha-se otimista! 

Programe-se para realizar atividades que você sempre quis!

Por fim, se os preços estão mais baixos, não seria interessante aproveitar para conhecer aquele restaurante que você tanto deseja visitar para uma experiência gastronômica diferenciada? Ou quem sabe ter uma vivência de hospedagem super imersiva em um dos glampings do Peru

Programe-se para realizar seu sonho da maneira que você tanto sonhou, afinal, não é sempre que se tem as terras peruanas sob os pés para conhecer suas experiências maravilhosas, não é mesmo? 


Viu só como o Peru é um país surpreendente? Certamente vale a pena escolher este destino para suas próximas viagens de férias! Aproveite o período de festas e venha passar o Ano Novo no Peru conosco, conhecendo o melhor que o antigo país dos Incas tem a oferecer. 

Se você quer assistência para organizar seu roteiro de viagem, conte com o apoio de nossos consultores especialistas em destinos peruanos e venha descobrir os encantos de nosso país milenar com quem ama cada canto desse lugar.  

Entre em contato conosco ou defina qual é o seu pacote para o Peru favorito para fazer na sua viagem e solicite seu orçamento. Estamos à disposição e já esperamos por você para te ajudar a realizar esse sonho. Viva a Experiência Viagens Machu Picchu!

Deixe uma resposta