Gastronomia Peruana: Conheça alguns Produtos Típicos do País

Você sabia que a cozinha peruana está entre as melhores do mundo? Sabia que dos 50 melhores restaurantes do mundo, 10 são peruanos? Sabia que Lima é considerada a Capital Gastronômica da América do Sul? Sabia que o Peru foi eleito o Melhor Destino de Gastronomia do Mundo por 6 vezes? Incrível, não é? Então certamente quem visita o país precisa provar a tão famosa gastronomia peruana e experimentar seus melhores pratos típicos, afinal, viajar é isso: é conhecer a cultura e os costumes do povo local… melhor ainda se for através da comida! Mas, agora você deve estar se perguntando o que fez a culinária peruana ser tão reconhecida e apreciada. Um dos motivos, com certeza, é a riqueza de produtos e ingredientes típicos, de acordo com as regiões do país, que, devido ao clima e localização, só se encontram no Peru. São produtos bastantes conhecidos dos peruanos, mas que a maioria dos turistas desconhece. Por isso, vamos aprender um pouco sobre alguns deles e mais sobre a cultura e culinária do Peru? Assim quando você viajar para lá, já vai saber o que quer experimentar…

PRODUTOS TÍPICOS DO PERU

1- Milho

Este é um ingrediente bem comum em alguns países, inclusive no Brasil, mas o curioso é que no Peru existem mais de 40 variedades de milho e cada uma com sua característica específica. Tem milho amarelo, roxo, preto, vermelho… e de todos os tamanhos. Portanto, é um produto bastante utilizado pelos peruanos na preparação de diversos pratos e até de algumas bebidas, como é o caso da Chicha Morada, uma bebida feita pelos Incas com o “maiz morado”, o milho roxo, não deixe de conhecer Cusco e o Vale sagrado dos Incas onde temos o melhor milho do mundo.

2- Batata

Este é mais um produto comum no mundo todo, mas que aqui no Peru se destaca, devido à grande importância para a culinária local. No país existem mais de 3 mil tipos de batata, de diferentes cores, formatos e tamanhos. Um dos pratos recomendados para experimentar é a “Papa a la Huancaína”, que é composto de batas cozidas, acompanhadas de ovo, azeitonas e pimenta, junto com o molho “a la Huancaína”, bem famoso no país.

3- Ají amarillo

Este ingrediente, traduzido para o português seria “pimenta amarela”, é um dos grandes diferenciais da gastronomia local peruana. É muito saborosa e tem picância moderada. Utilizada nos pratos mais tradicionais do Peru, como o popular Ceviche e o Lomo Saltado, que valem a pena serem experimentados.

4- Rocoto

Falando em pimenta, a Rocoto é nativa do Peru, mas se você não gosta de pimentas fortes, melhor não a experimentar, já que esta é uma das mais picantes. Existem relatos do seu uso há mais de 5 mil anos atrás, em culturas pré-incas. Hoje em dia é fácil encontrar geleias e molhos pelo país e, em alguns restaurantes, é possível provar o prato Rocoto Relleno, que é a pimenta recheada, normalmente com carne e queijo.

5- Lúcuma

Esta é uma fruta típica peruana, também conhecida como o “ouro dos Incas”, que além de ser deliciosa, traz vários benefícios para a saúde. Atualmente também é cultivada em outros países, como Bolívia e Equador. Por fora é verde e seu interior é amarelo. Nos restaurantes é possível encontrar doces e sobremesas feitas com a fruta e nas sorveterias das cidades o visitante poderá experimentar um “helado” de Lúcuma.

TOUR GASTRONÔMICO NO PERU

Agora que você já sabe alguns dos segredos da culinária peruana, que tal acrescentar ao seu roteiro de viagem para o Peru, um tour gastronômico, incluindo aulas com chefs de cozinha renomados internacionalmente? É uma experiência inesquecível, para aprender na prática a preparar os melhores pratos típicos do país, degustando todos eles. É isso que os pacotes gastronômicos da Viagens Machu Picchu te oferecem!
Para contratá-los, entre em contato com a nossa equipe! Todos os nossos pacotes podem ser personalizados e todos os passeios tem saída diárias.
Veja também 7 deliciosos restaurantes que você não pode deixar de saborear quando for a Lima.

Deixe uma resposta