Laguna Parón no Peru: Tudo Sobre Este Destino Imperdível!

Quando você pensa em viagem para o Peru, que paisagem vem a sua mente? Certamente as ruínas de Machu Picchu foram a primeira imagem que você lembrou, não é?! Mas, como já falamos muitas vezes aqui, o turismo no Peru vai muito além da cidadela inca e por isso, mais uma vez, vamos te apresentar uma paisagem diferente, em um dos lugares mais bonitos do país. Você já ouviu falar da Laguna Parón? Suas águas de um tom azul são inconfundíveis e a montanha em forma de pirâmide ao fundo compõem o cenário, que é de tirar o fôlego. Continue lendo para saber tudo sobre a Laguna Parón: quando ir, como chegar, onde fica e outras dicas. Temos certeza que depois de ler este post você vai quer inclui-la no seu roteiro de viagem para o Peru.

∴ Informações sobre a Laguna Parón

A Laguna Parón faz parte da Cordilheira Branca do Peru, onde estão localizadas as montanhas mais altas do país. A cidade que serve como base para este e outros passeios da região é Huaraz, que fica a aproximadamente 400 km de Lima, a capital peruana. Quem deseja ir a Huaraz normalmente pega um ônibus em Lima, e faz uma viagem que dura cerca de 8h. Também tem a opção de ir de avião, mas, apesar de ser bem mais rápida, acaba custando muito mais, então vai do quanto de tempo de você tem e do quanto está disposto a pagar. Uma dica bacana é fazer esta viagem de ônibus à noite, assim é possível poupar um dia todo da viagem. Enfim, voltando a Laguna Parón, ela está a mais de 4.200 metros acima do nível do mar e pode chegar a ter 72 metros de profundidade. Este é um passeio ideal para fazer nos primeiros dias em Huaraz, pois é um dos mais tranquilos e vai ajudar o seu corpo a se acostumar com a altitude e se aclimatar melhor. Sem dúvidas, a montanha em forma de pirâmide ao fundo é um dos elementos que mais chama a atenção dos visitantes. Ela é chamada de Pirâmide de Garcilaso e tem cerca de 5.885 metros de altitude. Realmente impressionante!

∴ Como chegar na Laguna Parón?

Como falada acima, para chegar em Huaraz, cidade de onde costumam sair os tours, é preciso pegar um ônibus ou avião partindo de Lima. É preciso levar em conta que este é um passeio que dura o dia todo, portanto não programe nenhuma outra atividade no dia que for realizar este tour. Uma vez em Huaraz, é necessário percorrer uns 100 km de carro até o povoado Parón, ou seja, um trajeto de quase 3 horas. O interessante deste passeio é que ele não exige muito esforço físico, pois é possível chegar até a Laguna Parón de carro, estacionando praticamente na frente deste paraíso e por isso ele é indicado para os primeiros dias da viagem, pois vai ajudar na aclimatação do corpo.

∴ O que fazer na Laguna Parón?

Você deve estar se perguntando o que tem para fazer por lá ou se o passeio é apenas para contemplar a paisagem (o que já valia muito a pena), não é?!  O legal deste passeio é que você pode chegar no destino final e ainda fazer algumas atividades que vão torna-lo ainda mais especial e inesquecível. Os mais comuns são:

  • Passeio de barco na Laguna Parón: o visitante consegue negociar um passeio de barco na laguna quando chega no local. É possível ir e remar sozinho ou ir acompanhado com alguém para remar enquanto você aprecia a paisagem.
  • Almoço na beira da Laguna Parón: algumas agências incluem no passeio um almoço especial com mesa posta em frente a laguna. Um momento único, pois não é todo dia que se tem um privilégio deste.
  • Subida no mirante para ver a laguna de cima: a caminhada dura cerca de 40 minutos, quase todo de subida, e este será o único esforço que você fará no passeio e ele é opcional. Esta pequena caminhada com certeza vale a pena para ter uma visão mais completa das montanhas e de toda paisagem ao redor.

∴ Dicas para o passeio na Laguna Parón

Por ser um lugar com maiores altitudes, é normal que as temperaturas sejam mais baixas por ali, portanto vá bem agasalhado e equipado com acessórios de frio, como touca e luvas, e se possível vista roupas para trekking, jaqueta impermeável e corta-vento e um sapato confortável. Não esqueça também do protetor solar de levar água para se hidratar. E claro, previna-se com folhas de coca, porque apesar de ser um bom destino para aclimar, ainda assim é possível sentir o famoso mal da altitude, ou soroche, por não estar acostumado com as condições locais. As folhas de coca irão diminuir os sintomas. Outra dica importante é contratar uma agência local especializada. Muitos destinos no Peru exigem uma logística mais complexa e por isso contratar alguém para organizar o passeio irá poupar o seu tempo e deixar tudo mais tranquilo, seguro e sem imprevistos.

∴ Qual a melhor época para conhecer a Laguna Parón?

Este é um destino que pode ser visitado o ano todo, estando aberto à visitação todos os dias. Mas a alta temporada de viagem vai de abril a outubro, período de seca, com menos chances de chuvas no país. Sendo assim, conhecer a Laguna Parón entre esses meses é o mais indicado.

∴ Pacotes de viagem para o Peru incluindo Huaraz

A Viagens Machu Picchu possui inúmeros roteiros de viagem para o Peru já montados no site, incluindo passeio em todas as regiões do país, inclusive Huaraz, onde fica localizada a Laguna Parón e outras atrações incríveis. Este é um destino para quem ama aventura e contato intenso com a natureza, e pensando nisso desenvolvemos um pacote perfeito para os aventureiros de plantão. Dê uma olhada no pacote “Aventura nos Andes Peruanos”, de 11 dias e 10 noites:

DIA 1: Chegada em Lima e traslado ao hotel.

DIA 2: City Tour em Lima – Traslado Lima até Huaraz.

DIA 3: Huaraz – Laguna Parón.

DIA 4: Huaraz – Trilha Laguna 69 – Llanganuco.

DIA 5: Nevado Pastoruri.

DIA 6: Saída de Lima – Chegada em Cusco.

DIA 7: City Tour Arqueológico em Cusco.

DIA 8: Vale Sagrado dos Incas – Aguas Calientes.

DIA 9: Tour Guiado em Machu Picchu.

DIA 10: Trilha da Montanha Colorida.

DIA 11: Traslado ao aeroporto – Retorno ao Brasil.

Gostou? Para saber mais entre no nosso site e veja todas as informações sobre este e outros roteiros, veja como funciona o dia-a-dia da viagem, o que está incluso, valores e muito mais. Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição. Esperamos que tenha gostado de todas as dicas sobre a Laguna Parón. Para saber mais sobre vários outros destinos, continue lendo nosso blog.

Deixe uma resposta