Maior festival de gastronomia em Lima, Peru

Como conhecer um país precisa ser uma experiência completa e viajar precisa ser um mergulho em um mundo totalmente novo, temos certeza que você não vai se arrepender de escolher o Peru como seu próximo destino de viagem, já que além de muita história, um povo cheio de alegria e inúmeras maravilhas naturais, aqui você também poderá provar uma das melhores gastronomias do mundo!

Principalmente se você estiver visitando a cidade de Lima representa muito de nossa arte culinária mundo afora e tornou-se destaque entre todos os países da América do Sul. Alguns dos Top 50 Restaurantes do Mundo encontram-se neste destino, que possui inúmeros pratos maravilhosos que trazem não só a representação da cultura peruana em comida, como também mostra o poder da influência de outras culturas.

Para demonstrar o quão importante a arte culinária peruana e, principalmente, limenha é tão importante para o povo peruano, um dos maiores festivais de gastronomia da América do Sul e a maior feira culinária do Peru ocorre na capital do país, que recebe a feira gastronômica Mistura anualmente. 

Nesta ocasião, há uma reunião e, de fato, uma mistura de elementos culturais que tornam a experiência gastronômica ainda mais esplêndida e memorável, devido à forte característica da culinária peruana que busca contar sua história também pelos alimentos, que são inúmeros e recheados de ingredientes únicos que vêm dos Andes. 

Ficou curioso e com vontade de conhecer mais e se misturar a este grande evento? Então fique conosco nesta leitura, pois vamos te contar mais sobre o festival, nossa gastronomia e tudo que você precisa saber para agregar esta oportunidade única ao seu roteiro de viagem ao Peru

Feira Gastronômica Mistura

Para os viajantes que adoram experimentar diferentes traços da cultura do país que estão conhecendo, a Feira Mistura é uma ótima chance de se aproximar do povo e, principalmente, da culinária peruana. Todos os anos, na cidade de Lima, a feira acontece e junta música, danças e os pratos típicos do país em um único lugar.

Este evento foi idealizado há mais de 10 anos, por um grupo de amigos e personagens envolvidos com a gastronomia do Peru, com o intuito de enaltecer este lado da cultura peruana que é tão relevante mundo afora. Neste contexto, o objetivo era poder concentrar, em um único lugar, restaurantes e produtores, sem os quais não haveria ingredientes tão preciosos em cada prato.

Entre os idealizadores da feira estão grandes nomes da culinária, um ótimo exemplo para ilustrar é a presença de Gastón Acurio entre estas pessoas. Neste movimento, foi criado um grupo que oficializasse não somente o nascimento da feira, como também o compromisso com a gastronomia peruana, este grupo é conhecido como APEGA, a Sociedad Peruana de Gastronomía.

O evento é sediado na capital peruana, já que esta é a Capital Gastronômica da América Latina, e desde seu primeiro ano, podemos afirmar que o evento é um sucesso, reunindo mais de 50 restaurantes, além de inúmeros profissionais relacionados à gastronomia e, com grande destaque, mais de milhares de visitantes que, além de serem do Peru, vêm de inúmeros lugares do mundo para prestigiar este acontecimento! 

É interessante saber também que, além de todos os detalhes que fazem parte deste momento, a APEGA elege elementos a serem homenageados ao longo do evento, por exemplo, no ano de 2018 a homenagem foi aos grãos peruanos, que são parte essencial da grande maioria dos pratos de nossa culinária. 

De fato, cada característica da Feira Mistura desperta mais vontade de fazer parte desta celebração não só da consolidação da gastronomia do Peru, como também de diferentes aspectos de nossa expressão cultural, não é mesmo? Saiba mais sobre os pratos e sabores que esperam por você na Mistura!

Gastronomia Peruana

Como dissemos anteriormente, não temos dúvidas de que a gastronomia peruana é uma característica emblemática de nosso país. Cada prato conta um pouco de nossa história e reflete um traço cultural de nosso povo. Além de tudo isso, é muito interessante perceber que há muitas influências de diversos outros países em nossos pratos. 

Ao todo, existem aproximadamente cerca de 2.500 pratos típicos no Peru, demonstrando a variabilidade de nossos ingredientes e também de nossa criatividade. Cada canto do país irá representar aspectos de determinada região na culinária local, mas de forma geral é possível destacar que a presença de frescor e o uso de grãos coloridos e legumes são quase sempre certos.

Entre os pratos mais famosos do Peru, podemos frisar:

  1. O Ají de Gallina, um prato à base de frango cozido com cebola, temperos, pimenta amarela, pão e leite, sendo um caso claro da influência espanhola sobre a gastronomia peruana, que advém do período colonial.
  2. A Causa Limeña, que pode ser um dos mais antigos da gastronomia, tendo suas raízes no período pré-colombiano e desenvolvimento ao longo dos séculos. Este cozido com batata e pimenta amarela, ovos cozidos, limão, azeitonas pretas e recheado com peixe, frango ou frutos do mar também possui uma grande marca na história peruana.
  3. Com certeza não poderíamos esquecer de nosso carro-chefe para muitas pessoas, o famoso Ceviche peruano. Este prato é ligado à cultura Moche, considerada a primeira a fazê-lo, e trata-se de um prato frio com peixe cru, suco de limão, cebola vermelha à julienne, milho, salsa e coentro. Este prato está enraizado na cultura do Peru.

Apostamos que você deve estar com água na boca, não é mesmo? E só conhecer e saborear estes pratos pode não ser o suficiente, devido ao seu sabor único e memorável que, certamente, você vai querer sentir de novo o quanto antes. Pensando nisso, é possível aprender a cozinhar pratos típicos peruanos com chefs especializados em sua viagem ao Peru com a Viagens Machu Picchu!

Não fique de fora de todas estas aventuras gastronômicas, entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre a Feira Mistura e sobre os inúmeros pacotes de viagem para Lima e outros destinos maravilhosos do Peru.

Deixe uma resposta