O que fazer em Cusco em 1 dia

Cusco é um dos principais destinos turísticos do Peru e, como sabemos, existem inúmeras atividades para realizar na cidade, ideal para todos os tipos de viajantes, já que há opções culturais, além de sítios arqueológicos e monumentos históricos. Se você vai fazer um roteiro curto pela Cidade Imperial dos Incas, não se preocupe, pois preparamos esta matéria para te ajudar a organizar sua visita a Cusco sem perder os destaques do destino!

Então, se você está planejando uma passagem de apenas 1 dia em Cusco antes ou depois de visitar Machu Picchu, este roteiro vai ser exatamente o que você precisa. Aqui você poderá ter uma experiência das faces histórica e cultural desta região, enquanto também descobre os sítios arqueológicos mais impressionantes.

Existem inúmeras aventuras na antiga terra dos Incas e, embora 24 horas não sejam o suficiente para conhecer tudo que Cusco pode oferecer, preparamos este roteiro com experiências nas quais você poderá conhecer mais sobre nosso patrimônio sem ficar exausto. Então, vamos saber mais sobre isso!? 

Roteiro de 1 dia em Cusco

Cusco é conhecida como a Capital Arqueológica da América Latina graças aos inúmeros assentamentos Inca que estão situados dentro e nos arredores da cidade. Além disso, a antiga capital do Império Inca também é o lugar perfeito para experienciar nossa expressão gastronômica. Aqui nós dividimos o roteiro em escala de horas para que você consiga organizar passo a passo do seu dia.

08h00 – 09h00 | Café-da-manhã

Você pode tomar seu café-da-manhã no próprio hotel ou então em algum restaurante no Centro Histórico de Cusco. Existem inúmeras opções para escolher, mas nossas principais dicas são ir até o Cicciolina ou o Jack’s Cafe, ambos localizados a alguns metros da Plaza de Armas. 

Começar seu dia com uma refeição deliciosa para depois explorar a cidade como um verdadeiro expert fará toda a diferença. Após você estar pronto, pode começar com um Tour a pé por Cusco para conhecer os pontos turísticos mais importantes do centro.

09h00 – 11h00 | Tour a pé por Cusco

Esta será a melhor forma de conhecer a cidade, já que você irá explorar a parte turística de Cusco, enquanto também aprende sobre sua história, que é contada pela própria cidade a cada esquina. Felizmente, incluímos este serviço na maioria dos nossos pacotes de viagem.

O Tour a pé por Cusco começa com uma visita no bairro de San Blas, conhecido por sua expressão cultural e artística. Seguindo o circuito, nós seguiremos para a Plaza de Armas com uma pequena parada na famosa Rocha dos Doze Anjos, uma rocha perfeitamente esculpida na rua Hatun Rumiyoc.

Quando estivermos na Plaza de Armas, poderemos ver muitos pontos e atrações interessantes como a Catedral de Cusco e a Igreja Compañia de Jesus. Depois iremos com nosso tour até o Mercado de San Pedro, um local cheio de cultura reconhecido por suas inúmeras lojas de artesanato, praça de alimentação e muito mais.

Entretanto, a aventura não para por aí, já que você também irá visitar o Templo Coricancha pelo lado de fora, mas no caminho nosso guia turístico mostrará onde fica a avenida principal, além de caixas eletrônicos, bancos, casas de câmbio e muito mais. O passeio terminará logo após a visita ao chamado Templo do Sol.

11h00 – 13h00 | Tempo livre na cidade e Pausa para almoço

A este ponto você já deve saber como se locomover pela cidade como um verdadeiro morador local! Se você gostaria de visitar alguma outra atração no caminho de sua parada para o almoço, nossa dica é escolher algum museu! Existem inúmeras galerias de arte e museus em Cusco, mas já que você estará no coração do Império Inca, então não há um lugar melhor para visitar do que o Museu Inca!

A Casa Almagro é a sede do Museu Inca, que pertence à Universidade San Antonio de Abad. Esta estrutura colonial foi construída no topo de um recinto real Inca planejado para ser o palácio do Inca Huascar, o penúltimo imperador do império Tahuantinsuyo.

Ao que parece, a estrutura era tão fascinante durante os tempos Inca, que os colonizadores espanhóis a reservaram para Diego Almagro. Atualmente, o local abriga a maior coleção de cerâmica da cultura Inca, além de múmias Inca e trabalhos metalúrgicos de culturas pré-Inca. 

Porém, se você está buscando pelos melhores lugares para comer em Cusco, temos duas opções que você pode gostar! Caso esteja buscando experienciar as delícias da arte culinária peruana, o Morena Restaurant é um dos lugares perfeitos para vivenciar isso.

Cusco também possui um dos restaurantes renomados do chef Gaston Acurio, chamado Chicha. Este famoso restaurante busca combinar os ingredientes andinos com o sabor e os temperos de outras regiões peruanas. 

13h00 – 18h00 | City Tour Arqueológico em Cusco

Nesta oportunidade, você irá explorar os arredores da cidade de Cusco, onde estão alguns dos sítios arqueológicos mais impressionantes da região. Nosso City Tour Arqueológico em Cusco irá te levar por estas atrações, para que você possa conhecer todos os segredos e mistérios que os envolvem.

Estas antigas construções funcionavam como centros cerimoniais e administrativos, e embora boa parte tenha sido desmontada, algumas destas ainda permanecem pairando sobre Cusco com grandeza. 

Um dos complexos arqueológicos mais impressionantes é a Fortaleza Cerimonial Sacsayhuaman, que foi construída com rochas perfeitamente esculpidas que podem chegar a 100 toneladas e ter até 9 metros de altura.

A poucos metros dali, encontra-se um templo com um passado sombrio, que acredita-se ter sido um importante centro religioso para os Incas, já que foi destruído pelos colonizadores espanhóis. O Templo de Q’enqo é outra construção que você não pode perder durante seu roteiro. 

Indo um pouco além encontra-se uma estrutura chamada Puca Pucara, que parece ter sido um local de verificação dos viajantes e mensageiros que vinham de outras regiões. A poucos metros dali, você encontrará um antigo templo de culto a água e local de descanso chamado de Tambomachay.

Para a noite…

Nós te incentivamos a conhecer muito mais de nossa cidade, especialmente à noite, quando Cusco acende suas luzes amarelas que garantem o charme do local e os cenários noturnos tomam formas. Se você ainda quer ter outras experiências gastronômicas, existe um lugar em frente à Plaza de Armas que você não pode deixar de visitar!

O Limo Restaurant é reconhecido por sua cozinha peruana-nikkei que combina os ingredientes frescos de alta qualidade e as técnicas de culinária japonesas indistinguíveis, o que o torna a opção perfeita para um jantar fino em Cusco. 

Você também pode encontrar muitos bares e boates ao redor da Plaza de Armas, caso queira conhecer a vida noturna de Cusco.

Adoraríamos te mostrar tudo sobre o patrimônio histórico e cultural de Cusco. Portanto, recomendamos que você confira nossos pacotes de viagem ao Peru para que você possa ter uma ideia do que fazer no país antes de visitar esta terra mística!

Nós, da Viagens Machu Picchu, iremos cuidar de todos os detalhes sobre sua experiência no antigo país dos Incas. Queremos que você viaje com conforto e, mais importante, que tenha uma vivência autêntica no Peru do começo ao fim.

Deixe uma resposta