O que fazer em Puno no Peru

A história do Peru começa a milhares de anos atrás e existem inúmeras atrações que contam a história de nosso país, que é cheio de misticismo e com uma população culturalmente rica. Puno, por exemplo, possui alguns dos pontos turísticos mais interessantes dentro das terras do sul dos Andes peruanos, e aqui nós reunimos os destaques entre eles. 

Um dos grandes atrativos em Puno é o famoso Lago Titicaca, porém, aqui decidimos não nos aprofundarmos nesta maravilha da natureza para podermos te mostrar que a cidade, também chamada de Capital Folclórica do Peru, vai muito além desta atração. Por isso, focamos em te contar tudo que você pode fazer nessa região, indo além dos roteiros óbvios.

Porém, se você busca informações sobre o que fazer no lago navegável mais alto do mundo, temos uma matéria especial para isso, onde te damos dicas para planejar um roteiro incrível, que mistura natureza e cultura nas comunidades do lago. 

A região de Puno foi o berço de inúmeras civilizações ancestrais, bem como acredita-se que o próprio Lago Titicaca tenha sido o local onde os primeiros Incas nasceram. Portanto, viajar por Puno não se trata somente de conhecer o gigante navegável, mas também se aprofundar no enorme misticismo da região. Está pronto para conhecer algumas das maiores aventuras deste destino? Então, continue lendo e vamos lá!

1. Caminhe pelo centro da cidade de Puno

A maioria dos viajantes tendem a não explorar muito este destino quando estão viajando pelo sul do Peru, mas o que não sabem é que Puno é mais especial do que imaginam. 

Embora Puno não possua os cenários urbanos mais fascinantes em comparação a Cusco e Arequipa, por exemplo, a cidade oferece uma experiência singular, na qual as faces andinas e espanholas se fundem harmoniosamente em um único lugar. Aqui estão alguns locais para você conhecer durante sua visita: 

  • Catedral de Puno
    Localizada no coração da cidade, a Catedral possui um estilo arquitetônico mestiço, onde a influência do vice-reino é combinada com a expressão artística andina da região. O edifício religioso data do século XVIII, no entanto, sua construção levou cerca de 80 anos para ser concluída.Como a maioria das estruturas deste período, a Catedral de Puno possui um estilo espanhol barroco, com belos ornamentos esculpidos em sua fachada.
    Endereço: Jr. Ayacucho, 416.
  • Casa del Corregidor
    Esta é a mansão colonial mais antiga da cidade, a Casa del Corregidor foi construída no século XVII. Embora não exista nenhuma documentação sobre a casa,  um contrato de aluguel foi recuperado, o que revelou que o local fora alugado para Don José Salcedo em 1707.Atualmente, a Casa del Corregidor funciona como centro cultural, cafeteria, restaurante e bar. Suas instalações foram acomodadas para oferecer uma experiência intimista entre arte, comida e história. A mansão colonial oferece as condições perfeitas para um café-da-manhã, almoço ou para uma noite de diversão.
    Endereço: Jr. Deustua 576, Puno.
  • Parque Pino
    Está localizado no centro da cidade, a poucos minutos da Plaza de Armas. É um espaço público dedicado ao herói da Guerra do Pacífico, Dr. Manuel Pino. O local foi fundado em 1901 pelo Governo de Puno.O parque é cercado pela Escola Nacional de San Carlos, fundada por Simon Bolívar em 1825, e o Santuário Virgen de la Candelaria. O local oferece as condições perfeitas para observar as pessoas e tirar lindas fotos, graças aos seus arredores pitorescos.
    Endereço: Puno 21001.

Tenha em mente que Puno está localizada a 3.821 metros acima do nível do mar, então seria melhor se você tirar um tempo para descansar na cidade, antes de explorar os arredores e ir para locais com altitudes elevadas.

2. Descubra o Sítio Arqueológico de Pucara

A cultura Pucara se desenvolveu entre os anos 1.400 e 550 a.C. Esta antiga civilização é caracterizada por suas esculturas impressionantes e artes cerâmicas, assim como por influenciar as sociedades que a sucederam.

Estas ruínas são uma das mais importantes da região, já que nos dá um vislumbre sobre as crenças e organização do povo Pucara. Esta cultura certamente marcou os inícios de uma nova era, deixando um legado para trás que evoluiu ao longo do tempo com as culturas que a sucederam.

O Sítio Arqueológico Pukara foi declarado um Patrimônio Nacional em 2001 para gerar conscientização sobre a preservação do local e a importância que teve para nossa história pré-hispânica.

O local é composto por duas áreas, uma com características monumentais destinadas a fins cerimoniais e outra com estruturas residenciais rudimentares. Se você está animado para conhecer outra parte de nossa história, pode visitar esta atração no caminho para Cusco com o Tour Ruta del Sol!

3. Conheça as Tumbas Sillustani

Sillustani possui impressionantes técnicas arquitetônicas e de engenharia, embora tenham sido desenvolvidas por volta do século XV. Os Kollas foram reconhecidos por suas rochas perfeitamente esculpidas, um legado replicado pela famosa cultura Inca. 

O sítio arqueológico está localizado em frente à Laguna Umayo, cercada por montanhas imponentes e vales extensos, um cenário natural maravilhoso que é complementado por este fascinante trabalho de povos nativos. 

O complexo é composto por dezenas de torres funerárias nos arredores da Capital Folclórica do Peru, construídas pelo povo Colla, uma civilização que, mais tarde, foi conquistada pelos Incas. 

Esta civilização foi marcada por seu trabalho arquitetônico excelente e pedras esculpidas, sendo que as torres funerárias de Sillustani são um dos exemplos perfeitos do conhecimento ancestral deste povo. Puno é muito mais que somente o Lago Titicaca, se você gostaria de conhecer esta maravilha do antigo Peru, nosso Sillustani Tour pode ser uma ótima opção!

4. Explore o Cânion Tinajani

A natureza é a artista mais paciente e o Cânion Tinajani, certamente, é o exemplo perfeito desta definição. Levou milhões de anos para criar esta obra-prima natural, no qual muros de rocha imponentes e vales prósperos te deixarão encantado com sua grandeza. 

O Cânion Tinajani está localizado dentro da região de Puno, a apenas 3 horas da Capital Folclórica do Peru. Esta maravilha natural oferece as condições perfeitas para acampar, assim como para praticar escalada em rochas, mountain biking e muito mais.  

Primeiro, gostaríamos de destacar que todo o trajeto até o cânion é tão impressionante quanto você pode imaginar, a estrada irá te levar pelos cenários mais fascinantes dos Andes, onde rios sinuosos irão te acompanhar ao longo da rota. 

Além disso, você poderá ver a imponente Abra La Raya, uma cadeia de montanhas dos Andes que abriga o pico nevado de Chimboya, situado a 5.489 metros acima do nível do mar.

Levaram milhões de anos para esta obra-de-arte ser criada, onde a erosão do vento e as mudanças de temperatura conseguiram construir este cenário autêntico. Certifique-se de visitá-lo durante sua viagem para Puno! 

5. Descubra o mítico Portal Aramu Muru 

O misterioso portal está cuidadosamente esculpido em uma gigante rocha de granito vermelha na Floresta de Pedra Hayu Marca, localizada a uma hora da cidade de Puno. O local foi descoberto por um guia de turismo local na década de 1990, que supostamente havia sonhado sobre um lugar semelhante muito antes de encontrá-lo.

Embora a pesquisa arqueológica e escavações tenham sido realizadas no local, não existem evidências sobre sua origem ou tempo de uso. A estrutura é composta por uma alcova com formato da letra T com uma depressão arredondada em seu centro – o que para alguns, pode ser uma ‘fechadura’ de um artefato mítico.

Portanto, o local está aberto a especulações, no qual livros têm sido escritos baseados em histórias das antigas comunidades Inca e contos transatlânticos. O Portal de Aramu Muru te proporcionará um cenário autêntico, mas também para uma das atrações mais diferentes e procuradas próximas a Puno.

O Peru possui aventuras e atrações para todos os viajantes e nós não poderíamos estar mais animados em te levar para os destinos mais impressionantes. Certifique-se de conferir nossos pacotes e começar a planejar a viagem perfeita por nosso país!

Deixe uma resposta