Passeios para aclimatar em Huaraz

O Peru possui uma das paisagens montanhosas mais impressionantes na América do Sul e Huaraz, sem sombra de dúvidas, é um destino que não pode ficar fora de seu roteiro se você tem o perfil de viajante aventureiro, que gosta de atividades ao ar livre. Entretanto, a altitude é um gato que não pode ser ignorado e, para te ajudar a lidar com isso, reunimos nesta matéria 6 passeios para te ajudar a se aclimatar da forma correta.

Se você já fez algumas pesquisas a respeito da região, já deve saber que o Parque Nacional Huascaran é o polo das atividades de Huaraz, já que abriga a maioria dos picos mais altos do Peru, assim como as lagoas mais fascinantes de todo o país.

Esta parte do norte dos Andes peruanos é conhecida como a Capital do Trekking do Peru graças às inúmeras trilhas que levam a várias maravilhas naturais. Somado a isso, a região também abriga alguns dos sítios arqueológicos mais importantes do país, que representam outro lado de nossa história que você precisa conhecer!

Para os viajantes aventureiros, aqui você encontrará algumas das melhores coisas para fazer em Huaraz, que foram cuidadosamente selecionadas de acordo com o nível de altitude e dificuldade, para que você possa organizar os melhores passeios de aclimatação pela região de Ancash.

1. Chavín de Huantar – 3.137 metros acima do nível do mar

Antes de entrar em aventuras mais desafiadoras, seria melhor iniciar sua viagem por Huaraz com passeios mais fáceis para o principal sítio arqueológico da região. Chavín de Huantar é um dos assentamentos mais importantes do antigo Peru.

A famosa estrutura foi construída pela cultura Chavín, que se desenvolveu entre 1500 e 300 a.C. que, de acordo com arqueólogos e historiadores, foi uma antiga civilização que poderia ter sido a mãe de muitas culturas andinas, incluindo os famosos Incas.

As ruínas pré-colombianas foram construídas por volta de 1500 a.C. e funcionou como o centro administrativo-cerimonial do povo Chavin. O complexo arqueológico é composto de várias estruturas e cobre uma extensão de 12.000 m².

Embora o local tenha sido parcialmente danificado por inundações e abalos sísmicos, boa parte permaneceu próximo ao intacto. E foi aqui que alguns dos achados arqueológicos mais importantes foram descobertos, assim como o Monolítio Lanzón, a Estrela Raimondi e o Obelisco Tello.

Se você é um amante de história assim como nós, então precisa incluir esta atração fascinante ao seu roteiro de viagem por Huaraz. Felizmente, criamos o Tour por Chavin de Huantar para você conferir e se animar com este passeio!

2. Laguna Wilcacocha – 3.745 metros acima do nível do mar

Como você já deve ter percebido, a maioria das atrações próximas a Huaraz estão localizadas a cerca de 4.000 metros de altitude. E se você está procurando por atividades com níveis de dificuldades mais tranquilos para poder se aclimatar e se preparar para desafios maiores, então a Laguna Wilcacocha é o caminho certo a seguir. 

Huaraz é cercada por duas cadeias montanhosas, a Cordilheira Branca e a Cordilheira Preta. Entretanto, estas maravilhas da natureza não são facilmente visíveis desta linda cidade. 

A Laguna Wilcacocha oferece uma visão incomparável de ambas as cadeias montanhosas, um cenário impressionante que pode ser facilmente observado desta linda localização. Além disso, este lindo corpo d’água está localizado a 3.745 metros acima do nível do mar e a trilha leva apenas 2 horas.

O caminho até a Laguna Wilcacocha é realmente fácil, e no caminho você irá visitar pequenos vilarejos cercados por lindos campos de cultivo e alguns dos picos mais altos da Cordilheira Branca. Esta trilha, definitivamente, é uma das mais fáceis de completar em Huaraz, e igualmente é uma ótima forma de começar a se preparar para as próximas aventuras.

3. Laguna Paron – 4.155 metros acima do nível do mar

Laguna Paron é o maior lago no Parque Nacional Huascaran e certamente é uma das trilhas mais fáceis que você pode fazer enquanto estiver em Huaraz. O local oferece paisagens incríveis do começo ao fim do trajeto!

Além disso, a melhor parte desta experiência é que ela leva apenas 45 minutos para chegar até o lago. Entretanto, a altitude é um fator que você, sem dúvidas, não pode subestimar, então é melhor realizar esta atividade no terceiro dia após sua chegada.

Esta é uma das atrações turísticas mais completas próximas a Huaraz, já que você não só caminha até o majestoso lago para somente admirá-lo, como também pode se aventurar na água em um passeio de barco ou de caiaque! Outra coisa para fazer no local é acampar, embora você precise estar bem preparado com todos os equipamentos de camping, já que você pode enfrentar temperaturas abaixo de 0ºC.

Existem outros esportes de aventura nos arredores do lago, já que o local oferece as condições perfeitas para escalada em rochas e montanhismo. Além disso, gostaríamos de ressaltar que estas trilhas são bastante exigentes e apenas para aventureiros experientes.

Se você gostaria de incluir o Tour a Laguna Paron ao seu roteiro por Huaraz, certifique-se de entrar em contato com nossa equipe!

4. Laguna Churup – 4.450 metros acima do nível do mar

A Laguna Churup é um daqueles lugares que nos brindam com um cenário dos sonhos, que nos fazem sentir como se fizéssemos parte de um conto-de-fadas da vida real, onde suas águas claras e coloridas te deixarão fascinado com a grandiosidade da natureza, enquanto a majestosa montanha nevada Churup protege seu trajeto até lá.

A Laguna Churup está localizada a poucos quilômetros de Huaraz, situada a 45 minutos de carro da chamada Cidade Generosidade. Entretanto, não deixe que a proximidade te engane, uma vez que a atração está a 4.450 metros acima do nível do mar.

Por este motivo, você não deveria subestimar esta trilha, já que pode ser bastante dificultosa a depender de suas condições físicas e de sua aclimatação. No entanto, acredite em nós quando dizemos que todo o esforço será recompensado no momento que você alcançar o destino final desta caminhada.

Graças à suas águas ricas em minerais, a lagoa possui uma coloração particular que torna o local ainda mais impressionante. E quando a luz solar incide diretamente no lago, você pode observar cerca de 7 cores em sua água, por isso a atração também é conhecida como Laguna de 7 Cores.

A trilha possui um nível de dificuldade de moderado a desafiador, e leva cerca de 3h30 para completar todo o caminho. Se você está disposto a viver esta aventura, temos o passeio certo para você! Confira nosso roteiro Laguna Churup Trek nesta matéria.

5. Laguna 69 – 4.600 metros acima do nível do mar

Temos certeza que muitos de vocês são caçadores de emoções e aventuras e já devem ter ouvido falar sobre esta fascinante laguna. A Laguna 69 está localizada a 4.604 metros acima do nível do mar dentro da Cordilheira Branca, e é caracterizada por sua água cristalina com coloração muito particular, onde a concentração de minerais na água dão esse tom turquesa vibrante. 

A lagoa se originou depois de anos de derretimento de uma geleira no topo da Montanha Chacraraju, um dos inúmeros picos do norte dos Andes, que alcança por volta dos 6.108 metros acima do nível do mar. 

A trilha para esta maravilha da natureza irá te levar por paisagens inspiradoras da região, atravessando rios e vale de onde você irá se sentir cheio da energia contagiante dos Andes peruanos.

É válido mencionar que o trajeto até a lagoa pode ser um tanto quanto desafiador se você não estiver propriamente aclimatado. Entretanto, muitos tours irão te dar tempo o suficiente para realizar toda a trilha com calma e devagar.

Já que há tantas coisas para conhecer e visitar em Huaraz, incluímos esta atração em um tour com roteiro para outra maravilha da natureza mágica da região. Confira nosso Tour ao Lago Llanganuco e Laguna 69 enquanto está aqui.

7. Nevado Pastoruri – 5.240 metros acima do nível do mar

Apesar de querermos fugir um pouco da realidade que nos cerca enquanto estamos viajando, existem alguns fatores que não podem ser ignorados. Se você é um amante da natureza que gosta de experiências voltadas para a natureza, então já deve estar ciente sobre como nosso mundo tem mudado e reagido aos impactos das ações no mundo.

O Nevado Pastoruri é um dos atrativos mais procurados em Huaraz, devido ao seu cenário impressionante e por conta da facilidade para acessá-lo. Apesar do fato de que esta maravilha natural estar localizada a 5.240 metros acima do nível do mar, você pode chegar até lá de carro ou com uma caminhada curta até seu topo.

No entanto, conforme o tempo passa e as mudanças climáticas continuam impactando drasticamente nosso planeta, a montanha nevada Pastoruri perdeu cerca de 40% do gelo ao longo dos últimos 60 anos. E no destaque disso tudo, alguns especialistas dizem que esta maravilha natural talvez perca toda a sua superfície de gelo em 10 anos a partir de agora. 

Portanto, se você está buscando por uma experiência como essa pelo Nevado Pastoruri ou em qualquer outro pico nevado da Cordilheira Branca da forma como são hoje, agora é a hora para fazer isso acontecer!

A Rota das Mudanças Climáticas busca gerar conscientização sobre as mudanças climáticas e o impacto humano em nosso planeta. Nesta excursão, você irá conhecer mais sobre sua importância, enquanto também vivencia uma das paisagens mais impressionantes do Parque Nacional Huascaran.

Como prevenir e lidar com o mal de altitude

Como talvez você já saiba, o Mal de Altitude é uma condição comum que afeta a maioria dos viajantes que vão a destinos situados a cerca de 1.000 metros de elevação. Cansaço, enjoos, respiração curta e dores de cabeça são alguns dos sintomas mais comuns do também chamado “Soroche”, embora eles possam piorar se não forem tratados corretamente.

Portanto, aqui nós garantimos algumas dicas para que você possa prevenir o mal de altitude da forma correta. Felizmente, nem todos passam por isso, mas é sempre bom prevenir do que remediar e acabar perdendo alguns dias de seu roteiro por indisposição.

  1. Mantenha-se hidratado
    Considere que a água será sua melhor amiga e aliada para combater e prevenir esta condição, já que as altas altitudes são associadas a desidratação como resultado da junção de ar seco e da respiração curta e rápida, o que causa uma perda de fluidos corporais. Assim, é importante beber muito líquido para ajudar seu corpo a se hidratar ao longo de sua estada no Peru.
  2. Evite álcool e fumar a todo custo
    Sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que pode se tornar ainda mais difícil especialmente quando estamos de férias, mas acredite e confie em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de consumir qualquer um destes produtos, seja o cigarro ou as bebidas alcoólicas. Isso é necessário, pois o consumo destes itens pode aumentar a desidratação e encurtar ainda mais a respiração quando consumidos nos primeiros dias.
  3. Beba o chá ou mastigue as folhas de Coca
    A planta Coca é considerada sagrada em solo peruano, principalmente por ser uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É muito conhecida e consumida por ajudar a aliviar os sintomas do mal de altitude e ajudar a melhorar o processo de aclimatização. Você pode tanto tomar o chá, quanto mastigar algumas folhas, e apesar de não possuir o melhor sabor do mundo, isto irá te ajudar muito!
  4. Coma alimentos leves, mas calóricos
    Altitudes elevadas aumentam a necessidade de combustível, por isso, é melhor ter uma dieta bem calórica durante seu período no Peru. Certifique-se de se alimentar de lanches saudáveis, mas calóricos, que possuam muitos grãos em sua composição. Comer alimentos leves também é importante para facilitar a digestão!
  5. Vá com calma
    A chave para tudo em nossas vidas! Não se apresse, se respeite e respeite seu tempo e do seu corpo para se acostumar com a altitude. Não se comprometa com atividades fisicamente exigentes nos primeiros dias. No período de aclimatização, faça passeios curtos, caminhadas, conheça alguns pontos da cidade que está visitando ou simplesmente tire um tempo para relaxar e descansar.

Se você está imaginando se existem medicamentos para ajudar com os sintomas do mal de altitude, aqui temos algumas recomendações. Você pode comprar Diamox ou comprimidos para soroche em qualquer farmácia no Peru. Mas a recomendação principal é que você consulte um médico antes de tomar qualquer um destes medicamentos. Não se automedique.

Se você está pensando qual é a melhor forma de avançar a altitude gradativamente no Peru, aqui preparamos uma matéria completa sobre o melhor roteiro para evitar o mal de altitude no Peru, junto de outras recomendações para sua viagem pelos Andes ser ainda melhor.

Gostaria de descobrir tudo que Huaraz tem a oferecer? Nós te ajudamos! Confira nossos pacotes de viagem pelo Peru e comece a planejar a viagem da sua vida!

Nosso país possui as aventuras mais emocionantes e aqui na Viagens Machu Picchu nós queremos que você saiba de todas as opções para desvendar a terra dos Incas como um verdadeiro expert!

Deixe uma resposta