O que fazer em 7 dias no Peru

O Peru tem uma geografia diversificada, onde picos nevados, praias paradisíacas e selvas exuberantes cativam todos os visitantes. No entanto, a grande extensão deste país torna difícil ver tudo em apenas uma semana, por isso gostaríamos de lhe dar algumas opções para que você possa organizar sua viagem de acordo com seus interesses e tempo disponível.

Pode-se pensar que a maioria das principais atrações do Peru estão na mística região andina, mas há muito mais para saber sobre nosso país que seria melhor se você tirasse um ou dois dias para conhecer um pouco mais de nossa história e expressão cultural .

Embora 7 dias no Peru possa parecer um itinerário curto, deixe-nos dizer que você pode visitar muitos lugares nesse intervalo de tempo! Tudo depende do que você gostaria de fazer e das regiões que gostaria de visitar.

As vastas terras peruanas oferecem diferentes experiências de viagem, algo que você deve levar em consideração antes de planejar sua viagem. Por exemplo, você gosta mais de turismo de aventura ou prefere ter uma experiência mais cultural? Você gostaria de viajar além dos roteiros mais conhecidos ou é melhor para você visitar as atrações mais populares?

Sim, nós sabemos, há muito o que pensar antes de viajar para o exterior, mas é melhor direcionar seu itinerário para algo que você realmente goste, em vez de apenas ir e fazer o que todo mundo está fazendo.

Lembre-se, este é o seu tempo de férias e tudo se resume aos seus interesses! Antes de chegar a isso, verifique essas dicas e pule para sua seção preferida:

Roteiro 1 – Atrativos mais populares de Cusco


É muito provável que você já saiba isso, mas Cusco é o principal destino turístico do Peru, uma vez que é lar da magnífica cidadela de Machu Picchu, de cenários naturais impressionantes e de uma expressão cultural marcante. 

A Capital do Império Inca possui muitos sítios arqueológicos dentro da cidade e também em seus arredores, assim como maravilhas naturais que você pode visitar facilmente em passeios de um dia. No pacote Machu Picchu com Montanha Colorida + Cusco, por exemplo, nós reunimos algumas das atrações mais procuradas da região de Cusco.

DIA 1  Chegada em Cusco
DIA 2  City Tour Arqueológico em Cusco
DIA 3  Vale Sagrado dos Incas & Aguas Calientes
DIA 4  Tour Privado em Machu Picchu
DIA 5  Tour Maras & Moray
DIA 6  Trekking na Montanha 7 Cores
DIA 7  Voo de volta para casa

Como a maioria dos voos internacionais para o Peru pousam em Lima, você irá precisar fazer uma conexão de Lima para Cusco assim que chegar. Nós sugerimos chegar em Cusco pela manhã, assim você terá tempo para descansar e se acostumar com a altitude.

Como sempre ressaltamos, Cusco está localizada a 3.399 metros acima do nível do mar e, já que você irá sair de um destino que está diretamente no nível do mar, será melhor para você tirar o primeiro dia para descansar e se aclimatar corretamente antes de começar seu roteiro, dessa forma, você pode se precaver contra eventualidades geradas pelo mal de altitude, por exemplo.

Neste dia, tudo irá depender do seu horário de chegada e, mais importante, de como você irá reagir à altitude quando chegar. Se você desejar saber um pouco mais sobre o que é o mal de altitude e quais sintomas esta condição causa, aqui temos uma matéria com dicas e recomendações para prevenir o mal de altitude no Peru.

No próximo dia, você irá conhecer tudo sobre a história de Cusco, enquanto também visita as imponentes ruínas Inca que cerca a famosa cidade imperial. Já no terceiro dia, preparamos um roteiro especial para o Vale Sagrado dos Incas, uma das regiões mais importantes para a cultura Inca; aqui você irá conhecer muito mais sobre a história desta famosa civilização Inca.

Neste mesmo dia, você pegará um trem para Aguas Calientes partindo da estação de trem de Ollantaytambo, para que você possa passar a noite lá, bem abaixo de uma das 7 Maravilhas do Mundo. No quarto dia temos a atração mais esperada, é dia de conhecer Machu Picchu!

Incluímos um tour privado para esta experiência, para que você tenha um contato mais íntimo com esta famosa cidadela. Depois disso, você retornará para Aguas Calientes para pegar o trem de volta para Cusco para ter um merecido descanso antes de nossa próxima aventura!

Nosso quinto dia te levará para duas estruturas pré-colombianas, sendo que uma delas ainda é utilizada por moradores locais atualmente. Moray foi um laboratório agrícola durante a era Inca, composto por vários terraços arredondados e canais de irrigação, que criavam diferentes microclimas e permitiam o cultivo de inúmeras espécies vegetais. Já as Salinas de Maras são um grupo de cerca de 3 mil poços criados antes dos tempos Incas e que, ainda hoje, seguem em funcionamento.

Acreditamos que este roteiro não estaria completo sem o vislumbre do Trekking na Montanha 7 Cores, uma das maravilhas naturais mais impressionantes de Cusco. A trilha leva em torno de 2 horas, em uma subida que alcança os 5.200 metros de altitude. Sem sombra de dúvidas, esta experiência é perfeita para fechar nosso roteiro com chave de ouro em Cusco!

O sétimo dia será o último, e teremos de nos despedir, então ficará a seu critério o que fazer depois, se você quer voltar para casa ou se deseja seguir explorando a América do Sul.

Roteiro 2 – Maravilhas de Cusco & Puno

Os Andes peruanos possuem uma linda expressão cultural, já que inúmeras comunidades têm mantido suas tradições vivas ao longo de séculos, mesmo com toda a pressão imposta pela coroa espanhola no período da colonização.

Para o pacote Machu Picchu com Lago Titicaca e Cusco, fizemos uma combinação entre a Capital Arqueológica das Américas, a cidade de Cusco, e a Capital Folclórica do Peru, reconhecimento de Puno. Esta experiência tornará a sua passagem pelos Andes muito mais rica culturalmente, enquanto você também explora as principais atrações destas regiões.

DIA 1  Chegada em Cusco
DIA 2  City Tour Arqueológico em Cusco
DIA 3  Vale Sagrado dos Incas & Aguas Calientes
DIA 4  Tour Privado em Machu Picchu
DIA 5  Ruta del Sol
DIA 6  Tour Dia Inteiro no Lago Titicaca
DIA 7  Voo de volta para casa

No primeiro dia você irá diretamente para Cusco partindo da capital do Peru! Lembre-se que Lima recebe a maioria dos voos internacionais. Assim que chegar em Cusco, certifique-se de tirar um tempo para descansar e se acostumar com a altitude antes de começar a explorar a cidade.

A depender do horário de sua chegada, você terá o resto do dia para descansar e se adaptar à altitude antes de começar a explorar a cidade de Cusco. No segundo dia com a altitude antes de sair para explorar a cidade!

Em nosso terceiro dia, iremos para o famoso Vale Sagrado dos Incas, onde você irá conhecer um pouco sobre a produção dos tecidos tradicionais da região, o Sítio Arqueológico de Pisac e a cidade de Ollantaytambo, que parece ter ficado parada no tempo, tudo isso antes de seguirmos para Aguas Calientes, onde você fará o pernoite. 

No dia seguinte, é o momento tão esperado de conhecer a antiga cidade dos Incas! Machu Picchu estará esperando por você com seus grandes mistérios e cenários naturais mágicos. Finalizando nosso tour privado pelo santuário histórico, você retornará para Aguas Calientes para pegar o trem de volta a Cusco.

No sexto dia, vamos te levar para Puno através da Ruta del Sol, um circuito turístico que busca promover algumas das estruturas pré-Inca, Inca e coloniais no caminho para a cidade folclórica de Puno. Depois disso, você terá o resto do dia livre para explorar a cidade e as margens do Lago Titicaca.

O tour de dia inteiro no Lago Titicaca te levará para explorar o lago navegável mais alto do mundo, para que você possa vivenciar a expressão cultural de algumas das comunidades mais antigas de nosso país.

Aqui você irá descobrir as Ilhas Flutuantes de Uros, composta por várias ilhas flutuantes. Mais tarde, o roteiro irá te levar para a Ilha Taquile, uma ilha natural que compreende lindas tradições e tecidos tradicionais de alta qualidade. 

Se poder vivenciar um pouco de nosso patrimônio cultural é o seu principal objetivo nesta viagem, certamente não há melhor forma de finalizar este roteiro pelo Peru! No sétimo dia é chegado o momento de nos despedirmos, preparar suas malas para o aeroporto de Juliaca, de onde você pegará um voo de volta para Lima e, eventualmente, para seu próximo destino.

Roteiro 3 – Lima, Cusco e Machu Picchu

Pensando que muitos de nossos viajantes venham explorar nosso país com crianças e família, nós estruturamos um roteiro para que você tenha tempo para descansar e, ao mesmo tempo, para explorar as principais atrações do país.

O pacote Machu Picchu + Lima Colonial e Moderno foi desenhado para aqueles que desejam conhecer os lugares com tranquilidade e sem pressa. Aqui reunimos as atrações mais importantes dentro de Lima e Cusco!

DIA 1  Chegada em Lima
DIA 2  City Tour Lima Colonial e Moderna
DIA 3  Chegada em Cusco
DIA 4  City Tour Arqueológico em Cusco
DIA 5  Vale Sagrado dos Incas & Aguas Calientes
DIA 6  Tour Privado em Machu Picchu
DIA 7  Voo de volta para casa

Ao invés de ir direto para Cusco assim que chegar ao Peru, pensamos que seria mais adequado para você e sua família ter um dia de descanso antes de pegar outro voo. A depender do horário de sua chegada, você pode dar uma volta pelo Distrito de Miraflores e conhecer mais deste sofisticado bairro turístico.

Para o dia seguinte, preparamos um passeio especial pelo Centro Histórico de Lima, no qual você irá visitar as principais atrações coloniais da cidade! Também gostaríamos de destacar que você pode combinar esta atividade com uma visita ao Circuito Mágico de Água, a atração perfeita em Lima para visitar com as crianças!

No próximo dia, você irá voar de Lima para Cusco, e não se esqueça de reservar um tempo para descansar ao chegar para se aclimatar à altitude. Cusco está localizada a 3.399 metros acima do nível do mar, e é melhor esperar um tempo antes de sair para explorar a cidade. 

No quarto dia, você irá conhecer o lindo Vale Sagrado dos Incas, onde visitará os assentamentos Inca mais importantes da região, assim como museus de tecidos ao longo da rota, antes de pegar o trem para Aguas Calientes.

Seguindo o roteiro, vamos visitar a famosa cidadela de Machu Picchu em um tour privado para que você possa vivenciar tudo em primeira mão e descobrir mais sobre esta maravilha do mundo. Depois disso, você retornará para Aguas Calientes para pegar o trem de volta a Cusco.

Finalizando o roteiro, o sétimo dia será o último desta aventura. Certifique-se de deixar tudo pronto antes do seu voo! Dependendo do horário da partida, você poderá dar uma volta pela cidade e comprar os melhores souvenirs no Mercado de San Pedro, em Cusco.

Estes são 3 dos nossos melhores roteiros de 7 dias pelo Peru. Entretanto, existem diferentes combinações e variações que podemos fazer para você de acordo com suas preferências. Aqui na Viagens Machu Picchu, nós te damos total flexibilidade para organizar sua viagem da forma como você sempre sonhou. Entre em contato com nossa equipe e solicite seu roteiro feito sob medida! 

Deixe uma resposta