Saiba como a gastronomia peruana pode conquistar você

Lombo Saltado, photo by loustejskal, via Visualhunt

Qual a culinária mais deliciosa do mundo? A primeira que vem a cabeça é a francesa; alguns ainda pensam na italiana. Nesse contexto, o Peru é um país que quebrou paradigmas, sua culinária ganhou um impressionante destaque mundial e não para de crescer. Agora, o grande destaque peruano – a cidadela antiga dos Incas, Machu Picchu, divide concorrência com a gastronomia.

As maravilhas naturais do território peruano já são velhas conhecidas, mas sua gastronomia já ganhou o paladar mundial, alavancando o conceito dos seus pratos ao mais alto patamar culinário. Em ascensão há poucos anos, já brinda no rol das melhores do mundo, preenchendo muitas posições no famoso livro vermelho, o Guia Michelin.

Sendo assim, se você é amante de boa comida e busca uma viagem com um roteiro gastronômico especial, encontrou seu destino: Peru, mais especificamente falando de Lima, que é conhecida como a Capital Gastronômica da América Latina. Suas opções de restaurantes são ótimas, dos mais renomados. Seu paladar vai agradecer tantas delícias.

Chefs do mundo todo coroam a culinária peruana e estão atentos aos pratos produzidos no país, tornando esse destino um dos mais concorridos – principalmente no período entre setembro e outubro, quando acontece a Mistura, a maior Feira Gastronômica da América Latina.

Feira Gastronômica Mistura

Mistura a feira mais importante de inovação em gastronomia do Peru.

Esta é uma feira de culinária onde chefs mundialmente conhecidos estão presentes para trocar conhecimentos e demonstrar suas habilidades. É um festival que recebe pessoas do mundo todo, ávidas por degustar as delícias peruanas, em uma infinidade de pratos, bebidas, quitutes, aperitivos e sobremesas, para todos os gostos.

Reserva o que há de melhor da comida peruana, mostrando toda a diversidade dessa cultura, num único lugar!

veja outras festividades do Peru.

As misturas peruanas

Com uma mistura cultural impressionante ao longo da história peruana, na culinária não poderia ser diferente. Os pratos típicos também herdaram essa miscigenação, apresentando um pouco de cada cultura, sendo elas: espanhola, africana, italiana, chinesa e japonesa.

Mesmo antes da chegada dos europeus e asiáticos em território sul americano, durante o período de colonização, as culturas Incas e pré-Incas já garantiram parte desse mix. Esta diversidade se espalha pelo país, marcando o que há de melhor em cada região.

E dentre tantas opções incríveis, destacamos algumas das mais famosas, para aguçar seus sentidos. São elas:

Comidas Andinas ou da Serra

Blog Viagens Machu Picchu | A incrível gastronomia peruana | Cuy, prato típico
Nos Andes, podemos encontrar uma série de receitas que datam da época dos incas.

As delícias das serras do Peru fazem parte da cultura milenar dos Incas, que tinham como tradição uma agricultura diferenciada, com cultivos por terraços, o que garantiu variedade em sua produção, gerando originalidade no sabor de seus pratos.

Devido a isso, dá importância maior à frutas, ervas, grãos e legumes. Principalmente a batata, que é um produto básico, muito utilizado como acompanhamento a outros alimentos ou no preparo de sopas e guisados. Tem também o milho, que é a base para muitos ensopados e até sobremesas.

As carnes também são tradicionais, e de vários tipos. São preparadas com dedicação e simplicidade, sem muitos condimentos e temperos. Bem tradicionais, os andinos cozinham em fogões a lenha, e em panelas de barro, preservando ainda mais o sabor dos alimentos.

Os pratos mais populares são o cuy, porquinho-da-Índia assado ou frito, que pode ser servido com molho de ají, uma pimenta típica. A Cecina – feita de carne seca e desidratada, servida ao molho de cebolas, e o guisado de porco com batatas temperadas ao molho de ají e beterraba.

Comidas da Costa Peruana

Saiba como a gastronomia peruana pode conquistar você
Este tipo de culinária é o produto da colonização espanhola e da imigração africana.

Com uma vasta costa territorial, o Peru tem variados pratos, dentre os quais os grandes protagonistas são os frutos do mar. E sendo assim, as águas geladas do Pacífico contribuem para uma melhor qualidade e sabor marcante.

Neste sentido, o prato mais famoso do Peru, o Ceviche, que são tiras de peixe cru, marinado no suco de limão, aparece como principal nesta região, servido com outros ingredientes típicos como o milho ou o arroz.

Ainda tem pratos que levam banana, mandioca, milho e batatas, servidos de acompanhamentos para as carnes de aves, porco e cabra.

Comidas da Selva Peruana

Saiba como a gastronomia peruana pode conquistar você
A maioria dos pratos são baseados em frutas, carnes, frango, peixe e a truta.

Está aí o local de maior mistura de ingredientes e alimentos do Peru. Típicos da terra e de rios, inclui frutos como a banana e o coco, mandioca e batatas, e peixes de rio. Além disso, tem as carnes tradicionais de porco, de sachacuy e do frango. Um exemplo dessa mistura é o Juanes, prato muito conhecido na região da selva do Peru, feito com arroz, frango, azeitonas e outros, envoltos em uma trouxinha feita de folhas da bananeira.

Chifa – mistura peruana com chinesa

Essa mistura é interessante, unindo o gosto milenar da China com os ingredientes típicos peruanos. A partir disso, surgiram o Tallarin salgado, o arroz chaufa e o farsa frito.

Ainda tem o lombo ou o porco assados com abacaxi e o frango chi jau kay, incluindo também a mesma mistura nas nomenclaturas desses pratos tão inusitados.

Bebidas e sobremesas

Se você achou que as delícias pararam por aí, está enganado(a)! As sobremesas também dão água na boca só de pensar. A Dona Pepa é um bolo muito famoso, também conhecido como Turrón. Entre outros, os suspiros limenhos são de saborear literalmente suspirando. Feitos com leite, gema de ovo, açúcar e essência de baunilha.

Saiba como a gastronomia peruana pode conquistar você
O Pisco sour é um cocktail preparado com pisco e suco de limão.

Já quando o assunto são as bebidas, não podemos deixar de mencionar a chicha. Feita de forma artesanal, típica dos povos pré-hispânicos, à base de milho e baixo grau de álcool. E, claro, o famoso Pisco Sour, que é patrimônio peruano, assim como a caipirinha brasileira. É um drink de baixo teor alcoólico, feito do bagaço da uva, suco de limão, claras de ovos, misturando doses do pisco puro com gelo.

Ficou com água na boca? Agora você tem mais um motivo (ótimo, inclusive) para planejar uma visita ao Peru – um país tão incrível, rico em história, tradição e cultura. Se precisar de ajuda para montar um roteiro com seu perfil, sem perder nenhum detalhe, conte com a gente!

Veja aqui algumas recomendações.

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.

Deixe uma resposta