Tecidos Peruanos: O Legado Têxtil dos Incas e Pré-Incas

Tecidos Peruanos

O Perú é um país rico em história, cultura e beleza natural, um país cheio tradições que ainda vive graças influências das culturas antigas que moraram aqui. este país é mais conhecida pela famosa cidadela inca de Machu Picchu, uma das maravilhas do mundo moderno. Ao visitar cada destino no Peru uma das coisas que vai encontrar muito é os tecidos andinos.

Os tecidos peruanos são uma das heranças culturais mais simbólicas do antigo Peru. Eles simbolizam a história escrita de nossos povos que perdura ao longo do tempo, continuando a contar nossa história para o mundo. 

Falar do Peru não é apenas mencionar Machu Picchu como um de seus melhores legados históricos, mas também descobrir suas maiores riquezas culturais nos tecidos peruanos. Especialmente ligada ao legado da civilização Inca, esta civilização, conhecida por sua excelência e arte, deixou um legado têxtil que continua a influenciar não apenas o Peru, mas também a moda e o design ao redor do mundo.

Tecidos nas Culturas Pré-Incas do Peru:

Os tecidos mais antigos descobertos na América do Sul vêm do Peru e datam de mais de 10.000 anos. O Peru foi lar de várias culturas pré-incas. Estas incluíam as culturas Chavin, Mochica, Wari, Paracas e Nazca.

Embora o tear de cintura tenha sido inventado na Ásia, a Cultura Chavin o aperfeiçoou na América do Sul. Eles fizeram isso à medida que desenvolviam muitas técnicas de tecelagem. Fios de algodão tecidos simples e decorados representam as origens do estilo Chavin. Os tecidos elaborados provaram sua extensa produção para cerimônias e cultos.

Tecido Pré-Incas
Tecido Pré-Incas

Os finos tecidos da Cultura Paracas datam de 650 a.C. e são considerados alguns dos mais finos e sofisticados do mundo. Eles eram utilizados para envolver os mortos em rituais religiosos. Os corpos se tornavam múmias graças ao processo de embalsamamento. Mais tarde, essas envolturas passaram a ser chamadas de “Fardos Funerários” (pacotes de múmias de Paracas). 

As múmias e os tecidos ao redor delas foram preservados em boas condições por terem sido enterrados no subsolo, apesar de datarem de mais de 2000 anos atrás.

Tecido da cultura Paracas
Tecido da cultura Paracas

O povo Nazca criou bordados e tapeçarias belos e detalhados. O deserto árido forçou as pessoas a manterem suas valiosas criações em túmulos subterrâneos. Os túmulos nos fornecem muitas pistas sobre seu modo de vida, já que não tinham registros escritos.

A Cultura Mochica é conhecida pela qualidade de sua cerâmica em alto-relevo, no entanto, seus tecidos oferecem bolsas e túnicas de qualidade. A Cultura Wari empregou uma técnica de contrastar fios coloridos em tecido para produzir designs positivos e negativos. Os tecelões Wari empregaram esse método para criar mantos, cintos e bolsas ricamente decorados.

Tecidos da Cultura Inca:

Os Incas herdaram um legado têxtil das antigas culturas mencionadas anteriormente e o aperfeiçoaram até que a arte têxtil inca se destacasse. Eles coloriam fibras de camelídeos, como vicunha, lhama ou alpaca, e as teciam em padrões e formas. Esses designs eram usados para representar a casa e a família do tecelão, bem como sua posição social no império. Os Incas costumavam adorar a Mãe Terra, a Pachamama, o deus Sol, animais, entre outros; portanto, expressavam esse fervor em seus tecidos, que os honravam.

Suas criações capturam cores vivas, incluindo vermelho, roxo, laranja, azul, amarelo, ciano e verde. A sociedade Inca obtinha a cor natural dos corantes de plantas, minerais e insetos, e a usava há milhares de anos. Um dos insetos era a cochonilha, um pequeno inseto que vive em cactos.

Mercado de Artesanato de Chinchero
Fios coloridos naturalmente, Mercado de Chinchero.

Os Incas valorizavam seus tecidos, por isso criaram enormes fábricas têxteis em todo o império. Eles contratavam homens e mulheres habilidosos para fazer muitos tecidos. A tecelagem não era simples, exigia um grande nível de talento e esforço. Os tecelões da  cultura inca usavam um tear de cintura, um item de tecelagem que seus ancestrais também utilizavam em seus tecidos, o que se tornou parte da vida cotidiana.

Outro motivo pelo qual os Incas valorizavam seus tecidos era que os utilizavam como forma de comunicação. Eles capturavam histórias, contos e tradições nos fios de suas criações e os passavam de geração em geração, mantendo viva sua antiga herança. Como não conheciam a escrita, contavam os fatos através de figuras tanto nos tecidos quanto nas cerâmicas.

Tecidos da Cultura Inca - Festa de Inti Raymi.
Tecidos da Cultura Inca – Festa de Inti Raymi.

Os tecidos incas refletiam o status social do proprietário da peça, já que a realeza usava roupas mais elaboradas. O status do usuário aumentava à medida que o padrão se tornava mais complicado. No entanto, eles também demonstravam sua habilidade. Seus tecidos eram vistos, em alguns casos, como mais valiosos do que ouro ou prata.

Os tecidos do Império Inca eram mais do que uma forma de arte. Eles também eram uma maneira de expressar crenças. Por exemplo, a cor vermelha representa a terra ou o poder, o verde as colheitas e o preto o submundo.

Os padrões geométricos dos tecidos incas representavam divindades, elementos naturais e animais como o condor, puma e serpente, refletindo crenças nos três reinos: O Reino dos Deuses (Hanan Pacha), o reino dos seres vivos (Kay Pacha) e o submundo (Uku Pacha), ou inferno Inca. Isso foi profundo, considerando nosso tópico aqui, tecidos!

Mercado de Artesanato de Chinchero
Mercado de Artesanato de Chinchero

O que acontece com a arte têxtil na era colonial?

Os espanhóis proibiram a arte dos povos indígenas, enquanto escravizavam e forçavam os indígenas do Peru a projetar e fabricar tecidos e tecidos europeus. Os locais onde essas pessoas costumavam realizar esse trabalho forçado eram chamados de “Obrajes”.

Na era colonial, a tecelagem se adapta a novas técnicas têxteis e insumos. Na Europa, o comércio têxtil entre Ásia e África era mais destacado. Portanto, foram utilizadas fibras como linho, seda e lã, utilizando técnicas semi-industriais.

Os tipos de peças mais demandadas foram os panos, fitas e outras roupas. Novos instrumentos, como agulhas, foram empregados.

Onde posso ver o processo de tecelagem artesanal?

Se você quer conhecer o processo de tecelagem artesanal, não pode perder a oportunidade de vivenciar essa bela arte em Chinchero, Cusco, no coração da cordilheira dos Andes. Lá, você encontrará grande parte da influência do antigo Peru e poderá observar o processo de tecelagem, ainda utilizando pigmentos naturais, do início ao fim, e aprender de maneira divertida. 

Mercado de tecelagem artesanal de Chinchero
Mercado de tecelagem artesanal de Chinchero.

Quais museus posso visitar para ver a arte da tecelagem peruana?

Em Cusco, antiga capital do Império inca, você pode visitar o Museu Inca; é o mais importante do Peru, com uma grande quantidade de peças históricas. Além disso, você pode conhecer a história do Tahuantinsuyo. O Museu de Arte Pré-Colombiana narra a história de Cusco, desde a época pré-inca até a conquista espanhola. O Museu da Nação (Lima) é outra boa opção para conhecer a história do Peru.

Apenas as mulheres tecem?

Embora muitos dos trabalhos artesanais sejam feitos por mulheres, é importante observar que nem sempre é o caso. Não apenas as mulheres tecem, mas também os homens. A Ilha de Taquile (Puno) é um local geográfico localizado a 40 quilômetros da Capital Folclórica do Peru. É um lugar confortável para aqueles que procuram se desconectar da vida cotidiana e se conectar com a cultura milenar.

Homens tecemdo na Ilha de Taquile
Homens tecendo na Ilha de Taquile.

Influência no Design Moderno:

O design de tecidos peruanos influenciou grandes marcas e designers ao redor do mundo, que buscam nesses padrões uma inspiração para suas coleções. A riqueza visual dos artesanatos peruanos oferece uma estética única que é ao mesmo tempo tradicional e moderna.

No Peru, esses tecidos não são apenas parte da moda, mas também um meio de preservar e celebrar a identidade cultural. É por isso que ainda hoje podem ser encontrados mercados de artesanato em qualquer destino peruano que você visite. Lá, você pode encontrar tecidos, lembranças e outras coisas incríveis.

Mercado de artesanato em Cusco.

Se planeja visitar Machu Picchu no Peru durante suas férias, não hesite em falar com nossa equipe da Viagens Machu Picchu. Temos grande experiência em roteiros pelo Peru e estamos aqui para ajudar você a realizar o sonho de explorar esse país incrível. Explore nossos pacotes de viagem, que cobrem os lugares mais espetaculares do Peru.

Entre em contato conosco e prepare-se para viver dias incríveis pela terra milenar dos Incas!

Deixe uma resposta