Veja 3 Maneiras Peruanas de Preparar Mandioca, Um dos Alimentos mais Antigos do Peru!

Além da batata, o Peru também é rico em outras variedades de tubérculos, que no país ganham formas, tamanhos e texturas distintas e que são servidos como acompanhamento, condimentos, ensopados e fritos. Um dos tubérculos mais tradicionais, antigos e populares na mesa dos peruanos é a mandioca, que em espanhol chama-se yuca, mas também é conhecida como mandioca ou casava e é sobre ele que iremos falar neste post. Portanto, continue lendo até o final para saber mais sobre a história e a importância deste alimento e, claro, para aprender a prepara-lo, a Viagens Machu Picchu é a única operadora especializada no público brasileiro, faça realidade seu sonho de conhecer Machu Picchu.

Curiosidades sobre a mandioca

6800 a.C., esta foi a data em que se tem os primeiros registros deste alimento. Uma lenda andina conta que as raízes apareceram devido a uma maldição lançada por Wiracocha, depois que os tubérculos, sem reconhecer o deus por sua aparência, se recusaram a ser comidos por ele. Segundo estudos, a mandioca também esteve presente nas culturas Paracas e Mochica.

A mandioca é reconhecida como um dos superalimentos do Peru, sendo rica em vitamina A, ajudando no fortalecimento dos ossos, possui altas doses de vitamina C, protegendo o sistema imunológico e funciona como antioxidante, prevenindo doenças de pele e o envelhecimento precoce. Além disso, não possui glúten e tem baixo teor de gordura. Tem zinco, potássio, fósforo, magnésio, ferro e outros vitaminas do complexo B. Maravilha, não é mesmo?! Ou seja, está na hora de incluir a mandioca no seu cardápio e por isso, deixamos aqui algumas dicas de como prepara-la, seguindo costumes andinos, não deixe passar nossos pacotes em promoção para Peru.

Jeitos andinos de preparar a mandioca

  • Chapana: é um doce que tem a mandioca como base e um dos mais antigos do país, ainda da época republicana de Lima. Em resumo, é uma pasta de mandioca com chancaca, uma espécie de melaço ou açúcar retirado da cana de açúcar. O doce é servido envolto em folhas, como “humitas” e ainda hoje é encontrado em feiras e mercados locais.

  • Picarones: são bolinhos feitos de farinha e manteiga, trazidos pelos espanhóis e a receita foi reinventada pelos peruanos, adicionando ingredientes locais se tornando anéis crocantes podendo ser preparados com mandioca, abóbora ou batata-doce, mergulhados em mel de cana, aproveite nossos pacotes gastronômicos em Peru.

  • Masato: esta é uma bebida feita a base de mandioca, de origem amazônica, utilizada em rituais e festivais. De cor branca e espessa, de sabor agridoce, preparada a partir da mandioca prensada e fermentada.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais da história deste produto típico peruano?  Se você gosta de gastronomia, também gostará de ler estas e outras matérias que fizemos aqui no blog da Viagens Machu Picchu, dê uma olhada:

  • Conheça Carapulcra, um antigo prato peruano. Leia aqui!
  • Viaje sem sair de casa: veja duas receitas típicas peruanas para fazer em casa. Acesse aqui!
  • Comidas peruanas diferentes, conheça alguns pratos exóticos. Leia aqui!

Bebidas típicas peruanas, veja os drinks que você precisa experimentar. Acesse aqui! também aproveite nossos pacotes promocionais para Arequipa, Nazca e Cusco.

Deixe uma resposta