Vale a pena visitar a cidade de Ollantaytambo?

Existem tantas coisas para fazer em Cusco que o roteiro perfeito poderia ficar sobrecarregado. Entretanto, nem todos têm tempo o suficiente para ver tudo e esta matéria irá te ajudar a decidir se vale a pena visitar Ollantaytambo.

Este destino turístico está localizado no Vale Sagrado dos Incas, uma região que transborda, história, cultura e, mais importante, misticismo; Como talvez você já saiba, esta é a atração principal entre Cusco e Machu Picchu, graças às suas paisagens inspiradoras, sítios arqueológicos impressionantes e tradições antigas.

Se você gostaria de relaxar, aprender mais sobre a civilização Inca ou simplesmente aproveitar da vasta expressão cultural do interior de Cusco, a cidade de Ollantaytambo pode ser o lugar certo para você.

Agora, antes de chegarmos ao porquê visitar Ollantaytambo, você deveria saber sobre a importância desta parte do Vale Sagrado durante os tempos pré-colombianos, então vamos lá!

A História de Ollantaytambo

Poucos sabem disto, mas a civilização Inca não se originou na região de Cusco. O território já era ocupado por diferentes culturas, algumas delas mais antigas e maiores do que os Incas.

A região de Ollantaytambo estava ocupada quando os Incas chegaram, mas Pachacutec ordenou a destruição do vilarejo e incorporou este pequeno povo ao seu império. De acordo com historiadores e arqueólogos, este assentamento foi originado 400 anos antes da famosa civilização quechua e os artefatos arqueológicos mais antigos foram identificados como pertencentes à sociedade Huari que se desenvolveu de 100 a 1200 d.C.

Portanto, evidências apontam Ollantaytambo como o assentamento pré-colombiano mais antigo do Vale Sagrado. Então, estudiosos assumem que os Incas podem tê-lo construído no topo das antigas ruínas e expandiram a cidade pré-existente.

Uma vez que os Incas finalmente se estabeleceram nestas terras, eles construíram terraços agrícolas que os permitiam cultivar diferentes tipos de plantas, assim como criaram um sistema de irrigação permanente que se derivavam do rio Patacancha, que ainda hoje são utilizados por locais.

Da mesma forma, a Fortaleza Cerimonial de Ollantaytambo é a mais impressionante do Vale Sagrado dos Incas, onde algumas peças líticas podem pesar cerca de 100 toneladas. Este sítio arqueológico é o maior da região e compreende terraços agrícolas e de defesa, templos e áreas administrativas. 

Esta fascinante maravilha da arquitetura Inca foi seu último ponto de resistência durante a guerra com os conquistadores espanhóis, na qual ganharam com sucesso, mas se aproveitaram dessa vantagem e fugiram pela selva.

Agora que você sabe disso…

Ollantaytambo não é apenas outra pequena cidade próxima a Cusco, ela é um museu vivo, uma antiga cidade cheia de história e um legado que viveu durante séculos, representado pela distribuição urbanística Inca, que foi mantida pelos espanhóis, quando eles tomaram estas terras.

Esta cidade perdida no tempo pode ser pequena, mas definitivamente possui uma parte significativa da história de nossos antecessores, uma expressão cultural vívida e uma paisagem natural incomparável. Se você está buscando por um lugar tranquilo, mas maravilhoso para passar um ou alguns dias, esta pode ser uma ótima opção para você.

Ollantaytambo te dá uma experiência de viagem autêntica, permitindo que você conheça mais sobre nosso patrimônio histórico e cultural, enquanto também te ajuda a relaxar sua mente com a energia envolvente dos Andes.

O que fazer em Ollantaytambo

Se Ollantaytambo te encantou até aqui, você pode querer saber o que é possível realizar neste destino, então listamos as atividades mais populares na cidade:


1. Sítio Arqueológico de Ollantaytambo

Esta estrutura gigante está localizada no coração da cidade, esta é uma das construções mais imponentes do Vale Sagrado dos Incas. O local funcionou como um centro administrativo e cerimonial, que se transformou em uma fortaleza durante o processo de colonização.

As ruínas são surpreendentemente bem preservadas, embora tenham sofrido alguns danos durante a guerra de Ollantaytambo em 1537 e quando os espanhóis tomaram o controle desta terra. Atualmente, este é um dos assentamentos pré-colombianos mais importantes do Peru.

Se você deseja visitar o Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, você deve comprar o Boleto Turístico de Cusco. Felizmente, nós incluímos este ingresso especial em todos os nossos pacotes de viagem.


2. Armazém Pinkuylluna 

Se você já viu fotos das ruínas de Ollantaytambo do alto, certamente você já percebeu um edifício peculiar construído no penhasco de uma montanha. Bem, esta antiga estrutura também foi construída pelos Incas para ajudá-los na preservação dos alimentos cultivados nos terraços agrícolas próximos.

O local provavelmente foi construído durante o regime de Pachacutec, aproximadamente ao mesmo tempo em que a cidade estava sendo reconstruída. Os armazéns são estrategicamente posicionados em uma altitude elevada para preservar e proteger a comida.

A visita a este sítio arqueológico é gratuita, embora devamos destacar que a caminhada pode ser difícil se você não estiver acostumado com a altitude ou não possuir um ótimo condicionamento físico, já que a trilha é muito íngreme.


3. Cidade de Ollantaytambo

Como vimos antes, a cidade por si só é um museu vivo, onde a arquitetura colonial se funde perfeitamente com as estruturas Incas usadas como suas fundações. Ollantaytambo é cercada por um cenário próspero e oferece uma experiência relaxante em cada canto.

Se você está buscando por uma experiência autêntica durante sua viagem para o Peru e para Cusco, certifique-se de adicionar o Vale Sagrado em seu roteiro de viagem. Tire um tempo para explorar cada cidade e aproveite sua estada ao máximo!


Então, será que você deve visitar Ollantaytambo?

Em nossa opinião, esta é uma parada obrigatória a caminho de Machu Picchu e o melhor lugar para se conectar com a natureza, cultura e história. Então a resposta é: sim! Definitivamente você deve dar a este destino um espaço em seu roteiro, seja em um tour de um dia ou fazendo uma pernoite, já que esta cidade irá te encantar.

Além disso, para aqueles que estão planejando fazer um passeio de trem partindo de Machu Picchu, você pode facilmente fazê-lo nesta cidade, que possui uma estação de trem! Dessa forma, você pode aproveitar as atrações de Ollantaytambo no caminho para esta maravilha do mundo antigo.

Chegando a Ollantaytambo

Como você já sabe, Ollantaytambo está localizada no Vale Sagrado dos Incas, a 2.792 metros acima do nível do mar e a apenas 60,6 km da antiga capital imperial, Cusco. A maioria dos viajantes escolhem ir ao vale após chegar em Cusco, devido às altitudes mais baixas, permitindo-os se aclimatar mais rápido.

Se você gostaria de vir a Ollantaytambo saindo de Cusco, a cidade é acessível de táxi, ônibus ou em tour. Aqui estão algumas recomendações para você:

  • Se você deseja chegar até lá por conta própria, deve saber que não é tão complicado contanto que você saiba o básico do espanhol. Para aqueles que desejam chegar a Ollantaytambo diretamente, sem fazer paradas pelo caminho, você pode fazer o trajeto de ônibus por um valor de 10 a 15 soles saindo da rua Pavitos em Cusco.

    Tenha em mente que moradores locais tendem a sobrepor os valores para turistas, então não tenha medo de pechinchar quando você se encontrar nestas situações, especialmente se você já sabe qual é a taxa de ônibus comum.

    Você pode perguntar ao seu agente de viagens ou em seu hotel para conseguir um táxi de Cusco para Ollantaytambo por um preço acessível. Esta seria a melhor opção para você, se você está buscando evitar filas longas nas paradas de ônibus ou transportes cheios.

  • Se você prefere fazer um tour, esta seria a melhor opção para chegar a Ollantaytambo, já que você irá visitar diferentes cidades e sítios arqueológicos no caminho, antes de chegar a este famoso vilarejo. Além disso, levará somente cerca de 4 a 6 horas para completar o circuito, permitindo que você tenha mais tempo para explorar Ollantaytambo e descansar antes de seguir com sua aventura.

    Existem duas modalidades desta experiência, se você gostaria de se juntar a um grupo ou fazer uma excursão privada ao Vale Sagrado, temos ambas as alternativas. Certifique-se de entrar em contato com nossa equipe, então você poderá organizar o roteiro perfeito para você!

Percorra o Vale Sagrado dos Incas e descubra todos os seus mistérios e histórias fantásticas. Queremos que você aproveite Cusco ao máximo, então aqui estão algumas inspirações de viagem para suas próximas férias!

Deixe uma resposta