Arequipa: a cidade branca do Peru

O Peru é um país cheio de diversidade com destinos surpreendentes de norte a sul, oferecendo um leque cheio de opções para todos os visitantes mergulharem completamente em nossa cultura, com a arte, tecidos e artesanatos peruanos, e nos inúmeros mistérios e fatos fascinantes que cercam a história de nosso país.

Entre as inúmeras cidades impressionantes está Arequipa, conhecida como a segunda maior cidade do Peru, ficando atrás somente de Lima, a capital do país, localizada ao sul do território peruano e que oferece os atrativos que preenchem os roteiros históricos e de aventura perfeitos nestas terras. 

A cidade foi fundada em 1540 pelo tenente Garcí Manuel de Carbajal e, inicialmente, chamava-se Vila Hermosa de Arequipa. Seu nome derivou de uma expressão quéchua, “Ari-Quipay”, que significa “detrás do topo”. Neste sentido, seu nome faz referência ao vulcão Misti, um dos guardiões da cidade e o que fica mais próximo dela.

Arequipa possui um charme colonial marcado pelas construções que conferem à este destino o famoso apelido de “Cidade Branca do Peru” e aqui você irá entender um pouco mais sobre os motivos por trás desse nome, além de descobrir alguns dos aspectos mais fascinantes deste local para te dar um vislumbre sobre quantas coisas incríveis há para fazer neste lindo destino

Você está preparado para mergulhar um pouco mais em nossa diversidade? Então continue lendo e fique encantado com esta cidade que também representa um grande patrimônio cultural peruano. Sem sombra de dúvidas você vai querer estender seu roteiro para mais uns dias para adicionar este destino!

Segredo por trás da “Cidade Branca”

Como mencionado anteriormente, Arequipa também é conhecida como a “Cidade Branca” e, caso você ainda não saiba, deve estar imaginando as razões por trás deste nome. Pois agora isso já não será mais uma dúvida, já que estamos aqui para te contar tudo a respeito da história por trás deste apelido.

Arequipa é cercada por três imponentes guardiões que, além de tornarem belas as paisagens ao seu horizonte, ainda garantem à região um material excelente e usado há séculos nas construções das estruturas locais. 

Grande parte das construções da cidade, principalmente aquelas que se encontram em seu Centro Histórico, foram erguidas utilizando o silhar branco. Trata-se de um material vulcânico que se assemelha a um tipo de argila, que se demonstrou extremamente eficiente, visto que as estruturas que o utilizam seguem firmes e imponentes até hoje. 

Este material, atualmente, ainda é usado e é extraído das pedreiras nas adjacências da cidade, que são conhecidas como Canteras de Añashuayco, localizadas aos pés do vulcão Chachani. Para os interessados no assunto, é possível realizar um tour até a pedreira, onde você conhecerá a história do silhar branco, como também um pouco mais sobre seu processo de extração e outros detalhes enriquecedores sobre seu uso. 

E já que estamos falando disso, por que não conhecer um pouco mais sobre a cidade de Arequipa e algumas das principais construções deste destino que utilizam este famoso material vulcânico em suas estruturas? Fique atento aos detalhes dos principais pontos turísticos de Arequipa que vêm adiante! 

Centro Histórico de Arequipa

A cidade de Arequipa possui um dos centros históricos mais impressionantes de todo o Peru, uma vez que abriga inúmeros monumentos da era colonial que marcam a paisagem com sua imponência e a característica essencial do silhar branco em suas estruturas. 

A importância deste centro colonial, que é extremamente instagramável e perfeito para fazer os registros mais bonitos como lembrança, recebeu o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o que reforça a dimensão deste local para nossa história.

Praças e Catedrais

O ponto de partida para conhecer essa cidade é a Praça Principal de Arequipa, que é considerada uma das mais bonitas do Peru. Ela é bem ornamentada e arborizada com palmeiras. Conhecida também por Plaza de Armas de Arequipa, abriga portais em estilo neorrenascentista feitos em granito.

Um lugar gracioso para passear e descansar em seus bancos apreciando a fachada da Catedral de Arequipa toda feita em silhar. Construída em 1621, e reconstruída em 1868 após sua destruição por vários terremotos, que são comuns na região. A catedral foi o primeiro monumento religioso da cidade. Não deixe de visitar essa que é a maior e mais importante catedral do Peru, com suas doze colunas feitas em mármore, que representam os doze apóstolos de Jesus.

Mosteiro de Santa Catalina

O Mosteiro de Santa Catalina é uma das principais atrações de Arequipa, sendo um grande complexo que ocupa um quarteirão inteiro. Estar dentro deste local é sentir-se em uma pequena cidade, devido ao tamanho gigante da construção.

Como a maioria das construções da cidade, esta também passou por algumas reconstruções, necessárias por conta dos abalos das atividades sísmicas que atingiram a região. Mas sua primeira construção data de 1580 e uma de suas reconstruções, em 1660, manteve o projeto original da capela. 

Também feita em silhar branco, sua arquitetura tem fusão da arte indígena e espanhola, remetente ao período colonial, que conta a história da cidade. Possui uma longa nave e seu altar é adornado com toques religiosos.

Para finalizar, passe pela Companhia de Jesus, construção erguida em 1573, e reerguida devido aos terremotos. Compreende também uma fachada imponente com decoração estilizada com a fauna e flora local, além de molduras esculpidas com as figuras de Jesus, Maria e José.

Os guardiões de Arequipa

Arequipa é cercada por três imponentes guardiões, demonstrando que as belezas deste destino vão além do que o homem pode fazer, mas também que a natureza é uma artista fascinante e paciente. Estes três gigantes são conhecidos como os vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu.

Cada um deles possui suas características marcantes, sendo o vulcão Misti o mais próximo da cidade e um dos poucos vulcões do Peru que segue ativo ainda hoje, enquanto o vulcão Chachani é o mais alto da América Latina e o vulcão Pichu Pichu, que está inativo, mas que foi o local onde 3 múmias incas foram encontradas em expedições de pesquisa. 

Para aqueles que desejam ter a vista impressionante dos três vulcões, a praça do bairro Yanahuara é um excelente mirante para contemplação da paisagem dos guardiões de Arequipa. Além disso, lá também é possível degustar o “queso helado charito”, um famoso sorvete em formato de queijo (de onde deriva o nome), com sabor de baunilha e canela. 

Arequipa é um destino surpreendente, não é mesmo? E há muito mais para descobrir nesta cidade, repleta de tours e pontos turísticos incríveis para conhecer. Por isso, não deixe de conferir o site da Viagens Machu Picchu para saber muito mais. 

Aproveite também para conhecer nossos pacotes para inúmeros destinos do Peru e não hesite em entrar em contato conosco, estamos um clique de distância. Não deixe para depois a chance de realizar seu sonho!

Deixe uma resposta