Primeiro Congresso Mundial de Gastronomia é Sediado no Peru!

A gastronomia peruana é uma das mais incríveis e renomadas do mundo, com sabores únicos, ingredientes típicos, rica variedade e fusões que agradam o paladar de todos. Não à toa o Peru já foi eleito 6 vezes como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo e Lima, a capital, é considerada a Capital Gastronômica da América Latina. Além disso, no país estão alguns dos melhores chefes e melhores restaurantes do mundo. Entre os pratos mais conhecidos e desejados estão o famoso ceviche peruano, o lomo saltado, o arroz com mariscos, pollo a la brasa, o cuy e muitos outros. E, entre os ingredientes mais tradicionais, que não faltam na mesa dos peruanos, estão uma infinidade de espécies de batata e milho, muitas delas só encontradas no Peru, frutos do mar e outros. Já nas bebidas, se destacam o pisco, que dá origem ao drink pisco sour, e algumas que tem o milho como base, como a chicha morada. Enfim, todas essas características fazem que os olhos do mundo todo se voltem para o Peru quando o assunto é gastronomia e por isso o país foi escolhido para sediar o primeiro Congresso Mundial de Gastronomia, que deverá ser realizado no último semestre de 2020.

∴ Como a escolha foi feita?

Nos dias 22 a 26 de janeiro de 2020 aconteceu em Madrid a Feira Internacional de Turismo, com participação de diversos países, incluindo o Peru e então, neste evento, Edgar Vásquez, Ministro do Comércio Exterior e Turismo, anunciou a escolha do país que será sede do primeiro Congresso Mundial de Gastronomia, que será realizado em Lima, a capital peruana.

Durante o evento, outro nome importante, Carlos Canales, presidente da Câmara Nacional de Turismo – Canatur, falou sobre como a escolha será uma excelente oportunidade para continuar a divulgação da culinária peruana no exterior: “O Peru é um destino especificamente gastronômico. Trabalhamos juntos com o Mincetur e o Promperú no dia a dia para diversificar a oferta turística do nosso país. E é que, além de Machu Picchu, o Peru possui grande riqueza e uma biodiversidade admirável de ecossistemas. Um dos principais objetivos continua sendo oferecer novas opções para que os visitantes estrangeiros não apenas conheçam outras regiões como Arequipa, Puno, Nazca, mas também consumam sua rica gastronomia ”, falou Canales.

∴ Os melhores restaurantes do Peru

Aproveitamos a matéria para deixar algumas dicas de restaurantes peruanos que você precisa conhecer quando vier para o Peru, alguns deles na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Olha só:

  • Restaurante Maido: este é o melhor restaurante da América Latina e 10º melhor do mundo. Oferece um cardápio especializado em cozinha Nikkei, que é a fusão entre a culinária peruana e a culinária japonesa. Inclusive, o chef responsável pelas delícias do cardápio, descende do Japão.

  • Restaurante Central: o Central ultrapassa o Maido na lista dos Melhores Restaurantes do Mundo, ficando com a 6º colocação. O chef responsável é Virgílio Matínez, com uma proposta diferente para seus pratos e criações: ele viaja por todas as regiões do Peru e traz de cada uma delas um ingrediente especial e específico, representando em seus pratos o bioma de cada lugar por onde passou, levando cada pessoa a conhecer o país através do paladar. Incrível, não é?

Não deixe de entrar no site da Viagens Machu Picchu para ver todas as opções de pacotes de viagem para o Peru que temos disponíveis. Tem opções para todos os tipos de viajantes, desde os mais aventureiros, até os que preferem cidades grandes e atrações culturais, e claro, tours gastronômicos para quem ama conhecer a cultura do país através do paladar. Acesse, escolha seu roteiro preferido e entre em contato com nosso time de especialistas.

Continue lendo nosso blog para mais informações sobre viagem para Machu Picchu, Cusco, Lima e outras regiões peruanas.

Deixe uma resposta