Os Superalimentos do Peru: Conheça Produtos Típicos Peruanos que são Ótimos para Saúde!

O Peru é um país de terra fértil e biodiverso, possuindo 28 dos 32 climas do mundo, o que possibilitou o desenvolvimento de produtos naturais de alto valor nutricional, classificados como “superfoods” ou “superalimentos”, com propriedades e nutrientes indispensáveis na dieta de qualquer pessoa. Além disso, agricultura é parte da história deste povo, que desenvolveu técnicas avançadas de cultivo desde era incaica. Quem visita os inúmeros sítios arqueológicos consegue ter uma pequena noção da sabedoria deste povo no cultivo dos alimentos. A partir disto, com o intuito de divulgar esta imensa riqueza gastronômica e natural, o governo peruano criou um projeto chamado “Super Foods Peru”, que nasceu para levar os superalimentos para o mundo. O lançamento da marca aconteceu na Alemanha, na Fruit Logistica, um dos principais eventos gastronômicos do mundo e que reuniu mais de 80 mil visitantes, que tiveram a chance de conhecer a riqueza agrícola produzida no Peru. A partir de então, o Super Food Peru passou a ser apresentado em países e eventos, ganhou site e canal no YouTube, que valem a pena serem visitados.

Vamos conhecer mais deste projeto e destes incríveis alimentos? Continue lendo!

∴ As superfrutas peruanas

As frutas nativas do Peru têm sabores únicos e muitas exóticos, muitas delas têm origem amazônica ou andina e são utilizadas de muitas maneiras: em sobremesas e doces, licores e outras bebidas, processadas, entre outros. Veja abaixo algumas dessas superfrutas:

  • Super Camu Camu: uma espécie nativa da selva peruana, de cor vermelha ou verde e de sabor ácido. Ela cresce nas margens dos rios da Amazônia Peruana. É uma das principais fontes de vitamina C, previne e retarda doenças cardiovasculares e câncer.

  • Super Aguaymanto: é a physalis peruana e está na lista dos 5 melhores alimentos do Peru para a saúde, fortalecendo o sistema imunológico, com antioxidantes, vitamina A e C, fósforo e potássio.

  • Super Guanábana: em português esta fruta é conhecida como graviola e é rica em vitamina C, B1 e B2 e diversos minerais, como magnésio e potássio. Alguns estudos revelam suas propriedades para hipertensão e inflamações.

∴ Os supergrãos peruanos

Os supergrãos do Peru, cultivados principalmente na região andina como Puno e consumido por muitas civilizações ancestrais, se expandiram para o mundo e foram reconhecidos por seus valores nutricionais. Conheça alguns delas abaixo:

  • Super Maíz Morado: este é o famoso milho roxo do Peru, conhecido por ser antioxidante, purificador, hipotensor e anti-inflamatório. No país costuma ser bastante consumido através de uma bebida, chamada chicha morada.

  • Super Tarwi: também conhecido como chocho ou lupino, é um grão com grande valor nutricional, possuindo proteínas, vitaminas e minerais. Costuma ser consumido como lanche, transformado em farinha, em sobremesas e outros.

  • Super Cañihua: este grão possui alto índice de proteínas e fibras, sendo um excelente antioxidante. Pode ser transformado em farinha, que não contém glúten e é ótimo para ser utilizado como fonte de proteína vegetal, para pessoas que não comem derivados de animais.

  • Super Quinoa: estudos apontam que existem mais de 3 mil variedades de quinoa, mas que apenas uma pequena parcela dela é consumida. Mesmo assim, este alimento é conhecido por sua rica composição de nutrientes e é considerado um alimento completo fornecendo proteínas, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas E, B1 e B2, fósforo e fibra.

∴ As superraízes do Peru

Estes alimentos costumam ser ricas fontes de proteína, carboidratos e aminoácidos. Excelentes também para a preparação de algumas bebidas. Ótimos para a saúde. Veja abaixo:

  • Super Yuca: no Brasil chama-se mandioca e ganhou reconhecimento e popularidade por suas propriedades nutricionais. Possui carboidratos, rico em vitaminas e minerais que são importantes para o desenvolvimento do corpo.

  • Super Cúrcuma: também conhecida como açafrão, é considerada uma planta mágica por suas propriedades terapêuticas e protetoras, principalmente do fígado e da pele. É antioxidante e alivia problemas inflamatórios. Tem baixa índice de caloria e gordura.

  • Super Yacon: este tubérculo é recomendado em dietas de baixa caloria e para diabéticos, pois seu consumo ajuda na absorção da glicose, inclusive pode ser usado como adoçante de baixa caloria.

  • Super Maca: esta é uma planta nativa dos andes peruanos, com propriedades nutricionais e medicinais. Rica em potássio, auxilia na diminuição do risco de hipertensão, ajuda também a manter o equilíbrio hormonal, e um estudo apontou que o alimento pode auxiliar na redução da depressão e ansiedade.

Estes são apenas alguns exemplos das superfoods do Peru. Para ver o conteúdo completo, basta acessar o site oficial do projeto Super Food Peru: https://peru.info/es-pe/superfoods. Lá você encontra informações sobre todos os alimentos listados, que são as Superfrutas, Superraízes, Supergrãos, Superhortaliças e Superpescados. Tem dicas de como preparar estes alimentos, onde são produzidos e comercializados, um pouco mais da história de cada um e claro, todos nutrientes e propriedades e os benefícios deles para a saúde. Não deixe de acessar este conteúdo incrível preparado pelo governo peruano para divulgar suas maiores riquezas. Entre também no site da Viagens Machu Picchu e veja todas as opções de pacotes de viagem para o Peru que temos disponíveis. Tem opções para todos os tipos de viajantes, desde os mais aventureiros, até os que preferem cidades grandes e atrações culturais, e claro, tours gastronômicos para quem ama conhecer a cultura do país através do paladar. Acesse, escolha seu roteiro preferido e entre em contato com nosso time de especialistas.

Continue lendo nosso blog para mais informações sobre viagem para Machu Picchu, Cusco, Lima e outras regiões peruanas.

Deixe uma resposta