Milho, um Importante Ingrediente da Cozinha Típica Peruana!

Recentemente escrevemos aqui no blog uma matéria contando a história e curiosidades sobre a batata, um dos principais ingredientes típicos do Peru. Mas, também não podemos esquecer do milho, outro rico ingrediente que está presente nos restaurantes e casas em todo o país. Então, vamos juntos aprender um pouco mais sobre a gastronomia, cultura e história do Peru? Continue lendo!

∴ Curiosidades sobre o milho no Peru

Primeiro, é importante dizer que o alimento se desenvolveu no país devido as condições climáticas perfeitas para seu cultivo. Ele começou a ser produzido no Vale Sagrado dos Incas no Cusco, recebendo a umidade da Amazônia peruana e o calor do deserto ao mesmo tempo. Ao todo são mais de 55 espécies de milho identificadas no Peru, de diversos tamanhos, cores e formatos, entre eles um milho gigante, que só consegue se desenvolver no Vale Sagrado. Existem milhos muito diferentes do que os brasileiros estão acostumados e os que chamam mais atenção são os milhos roxos, vermelho, marrom e preto. Estudos mostram que antigas civilizações que habitavam o Peru já consumiam milho há mais de 6700 anos atrás e de outras formas, como pipoca e farinha. Isso foi constatado através de um grupo de investigação que encontrou vestígios muito antigos e estudou sabugos, cascas e talos deste alimento.

O consumo de milho traz muitas vantagens principalmente por possuir um poderoso efeito antioxidante por ter grande teor de antocianinas. No Peru é consumido de diferentes formas, mas uma das mais tradicionais é através de uma bebida, chamada Chicha Morada – veja mais abaixo!

∴ Comidas e bebidas típicas do Peru feitas com milho

  • Mazamorra Morada: é uma espécie de sobremesa gelatinosa feitas de semente de milho roxo. A receita também leva casca de abacaxi, cravo, pêssego, maçã, canela e farinha de batata doce.

  • Chicha Morada: esta é uma das bebidas mais tradicionais do Peru, feitas também com milho roxo ou “maiz morado”, em espanhol. Para prepara-la o milho é cozido e misturado a algumas iguarias, como canela, abacaxi e cravo.

  • Milho como acompanhamento: na maioria das vezes o milho é usado como um acompanhamento para pratos principais. Está presente muitas receitas típicas peruanas, como ceviche, anticuchos e outros

Para saber sobre curiosidades, informações e dicas de viagem para o Peru, continue lendo o blog da Viagens Machu Picchu! Para ver nossos pacotes e roteiros de viagem para o Peru, acesse o site e escolha seu preferido. Estamos a sua disposição!

Deixe uma resposta