Picarones: Conheça Este Tradicional Doce Peruano!

Muitas pessoas que estão se preparando para viajar para o Peru nos perguntam quais comidas e pratos típicos não se pode deixar de experimentar no país e, por isso, vamos deixar aqui a dica de um doce típico peruano, bastante tradicional de Lima, que todo visitante deveria provar: os picarones antes de conhecer Machu Picchu.

Também conhecidos como “donuts peruanos”, por serem bastante parecidos no formado, redondos e com um furo no meio, os picarones são facilmente encontrados em barraquinhas espalhadas pelas ruas das cidades e são deliciosos. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre a história deste doce? Continue lendo!

∴ A história dos picarones

Estudos apontam que esta iguaria da culinária local peruana surgiu ainda nos tempos de vice-reinado. É como uma adaptação à um doce trazido pelos invasores espanhóis, que acabavam misturando receitas europeias com ingredientes encontrados no Peru. Segundo o especialista, Sergio Zapata, os picarones tinham grande relação com a celebração religiosa do Senhor dos Milagres, que acontece todo mês de outubro. Desde o século XVII o prato era oferecido durante a procissão do chamado Cristo de Pachacamilla e mesmo depois de muitos anos a tradição se mantém.

∴ Como são feitos os picarones?

Este doce é basicamente uma massa feita com farinha de trigo, misturando alguns outros ingredientes como abóbora, batata doce e anis estrelado para dar sabor. Ele é moldado no formato tradicional, redondo com um furo no meio, e frito até ficarem dourados. São servidos com mel de cana, para deixar o prato ainda mais delicioso.

Gostou? Quer saber a receita? Fácil de fazer, você pode prepará-los na sua casa e experimentar um gostinho da gastronomia peruana tradicional peruana. Que tal? Só seguir a receita abaixo:

RECEITA DE PICARONES

Descasque e corte 500 gramas de batata doce e 500 gramas de abóbora e cozinhe em uma panela com um litro e meio de água, 2 colheres de sopa de anis e um pau de canela. Quando estiver cozido, retire do fogo e deixe esfriar. Retire a canela e bata tudo no liquidificador, espalhe um pouco do purê em uma tigela e acrescente 3 colheres de sopa de fermento e deixe a massa descansar por alguns minutos, até começarem a soltar bolhas. Em outro recipiente, adicione o restante e misture com 500 gramas de farinha e um pouco de anis. Junte tudo com suas mãos, conheça mais soube o Peru e a cidade dos incas Cuzco.

Depois que o fermento entrar em vigor, integre as duas tigelas, cubra a massa e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos meio dia. Quando esse tempo acabar, retire um pouco da mistura (antes de fazê-lo, é aconselhável molhar as mãos em água morna para evitar que a massa grude), crie um anel com os dedos e mergulhe-o em uma tigela ou panela pré-aquecida e com bastante óleo. Repita para gerar mais desses anéis.

Servia-as quente cobrindo-as com mel.

Não deixe de conhecer as maravilhas de Peru, aprovite nossos pacotes em promoção para Machu Picchu.

Deixe uma resposta