Saiba Mais Sobre o Lomo Saltado, um dos Principais Pratos Típicos do Peru!

Nem só de ceviche se faz a gastronomia peruana. Entre os muitos pratos que você precisa provar quando viajar para o Peru, também destacamos o arroz com mariscos, pollo a la brasa, picante de cuy, ají de gallina, rocoto relleno de Arequipa e claro, o lomo saltado. Este último será o prato principal da desta matéria e te contaremos algumas curiosidades e informações sobre este, que é um dos principais pratos típicos da culinária peruana. Continue lendo!

∴ Informações e curiosidades sobre o Lomo Saltado

Uma das principais características deste prato é a fusão entre ingredientes e técnicas peruanas com técnicas de outras partes do mundo. O lomo saltado é o resultado da mistura da cultura peruana, asiática e europeia. Atualmente se espalhou por todas as regiões do Peru, por isso, você encontrará facilmente este prato em diversos restaurantes. Fácil, rápido e gostoso, o prato é baseado na técnica de salteamento dos alimentos, que costumam ser carne bovina macia e sem gordura (ou frango, se preferir), batatas, cebolas roxas, tomates e molho shoyu. Outro ingrediente que pode adicionado é aji amarillo ou outros tipos de pimenta. O que se sabe sobre a origem do prato é que seu preparo original era feito de maneira diferente e foi ganhando incrementos ao longo dos anos e incorporando outras culturas. Diz-se, segundo o Dicionário de Gastronomia Peruana Tradicional, que o lomo saltado era apresentado com carne cortada em fatias e fritas na manteiga, acompanhadas de batata frita. Aí então veio a contribuição oriental, com o molho com vegetais.

Como fazer lomo saltado peruano e casa?

Essa é uma receita relativamente simples e que você certamente irá gostar do sabor e se sentir mais perto da cultura do país milenar dos incas. O melhor é que deliciosa, prática e rápida, levando aproximadamente 25 minutos para ser preparada. Veja abaixo a receita do lomo saltado:

Ingredientes:

  • 200g de carne bovina em tiras
  • 1 dente de alho picado
  • ½ cebola roxa em tiras
  • 1 batata cortada
  • 1 tomate picado
  • 1 xícara (chá) de talo de cebolinha

Ingredientes para o molho:

  • ½ xícara (chá) de molho de soja
  • 3 colheres (sopa) de vinagre tinto
  • sal
  • pimenta do reino

Modo de preparo:

Em uma panela frite as batatas e reserve em uma panela grande. Depois, frite a carne e passe-a para a panela onde estão as batatas. Em seguida, frite o alho, a cebola roxa, tomate, cebolinha, acrescentando-os à carne e a batata. Para finalizar, acrescente os ingredientes do molho e misture bem. Prontinho! Só se deliciar!

Gostou? Deu água na boca? Anote a receita e experimente!

Não deixe de entrar no site da Viagens Machu Picchu para ver todas as opções de pacotes de viagem para o Peru que temos disponíveis. Tem opções para todos os tipos de viajantes, desde os mais aventureiros, até os que preferem cidades grandes e atrações culturais, e claro, tours gastronômicos para quem ama conhecer a cultura do país através do paladar. Acesse, escolha seu roteiro preferido e entre em contato com nosso time de especialistas.

Continue lendo nosso blog para mais informações sobre viagem para Machu Picchu, Cusco, Lima e outras regiões peruanas.

Deixe uma resposta